Piloto da Semana: GP do Canadá – 10/06/2015

quarta-feira, 10 de junho de 2015 às 16:01

Felipe Massa

Nome: Felipe Massa. Nascimento: 25 de abril de 1981, em São Paulo (SP). Equipe: Williams-Mercedes (Fórmula 1). Títulos: Campeão da Fórmula Chevrolet Brasileira (1999); Campeão da Fórmula Renault Italiana (2000); Campeão da Fórmula Renault Europeia (2000); Campeão da Fórmula 3000 Euro-Series (2001).

Lewis Hamilton deixou para trás a amargura de Mônaco com sua quarta vitória no GP do Canadá, ampliando sua vantagem no campeonato sobre o companheiro de equipe na Mercedes, Nico Rosberg. O atual campeão mundial cruzou a linha de chegada 2.2s à frente de Rosberg ao final de uma prova relativamente tranquila no Circuito Gilles Villeneuve para ficar com 17 pontos de vantagem sobre o alemão.

Valtteri Bottas, da Williams, foi o terceiro, beneficiado por uma rodada de seu compatriota Kimi Raikkonen no hairpin na volta 28. O finlandês da Ferrari estava em terceiro antes de sua primeira parada na volta 26, mas perdeu a traseira de seu carro uma volta e meia depois. Sebastian Vettel (Ferrari) obteve um impressionante quinto lugar após largar em 18º, apenas 4.9s atrás de seu companheiro de equipe.

Felipe Massa (Williams) também se recuperou bem para chegar em sexto. O brasileiro havia tido um problema em sua unidade de potência da Mercedes durante a primeira fase do treino classificatório, o que o deixou na 15ª posição no grid.

Depois de uma classificação difícil, estou feliz com a forma como a corrida decorreu e consegui alguns bons pontos. Largando em 15º sempre leva a uma corrida movimentada e foram muitas ultrapassagens e o carro tinha um bom ritmo. Conseguimos fazer uma corrida de uma parada e ainda manter o ritmo com o pneu supermacio no final, que foi fantástico. Com o carro que tive hoje, poderia ter lutado por pódios, mas apesar de tudo isso, foi um fim de semana muito positivo para a equipe e devemos ser muito competitivos nas próximas corridas, especialmente com algumas atualizações planejadas para o carro”, afirmou o piloto.

Após um período bem-sucedido nas categorias de base, com vários títulos, Felipe Massa estreou na F1 em 2002, pela Sauber. No ano seguinte perdeu sua vaga e atuou apenas como piloto de testes da Ferrari, escuderia que o “acolheu” e o recolocou na equipe suíça em 2004 e 2005. Seu melhor resultado foram quartos lugares.

Sua carreira na categoria máxima deu um salto em 2006, quando foi efetivado na Ferrari como companheiro de equipe de Michael Schumacher. Venceu pela primeira vez na Turquia e encerrou o ano com chave-de-ouro ao vencer diante da torcida em Interlagos. No ano seguinte, tendo Kimi Raikkonen como companheiro, disputou o título até certo ponto, venceu três provas (Bahrain, Espanha e Turquia), mas no final precisou ajudar o finlandês a ser campeão.

2008 foi o melhor ano do brasileiro na F1. Foram seis vitórias (Bahrain, Turquia, França, Europa, Bélgica e Brasil), algumas outras perdidas por bobeira como em Cingapura, mas disputou o título com a McLaren de Lewis Hamilton até a última curva em Interlagos. Acabou vice-campeão. No ano seguinte, a Ferrari decaiu, e a carreira e até a vida de Felipe Massa entraram em risco em um acidente no treino para o GP da Hungria, quando uma mola do carro de Rubens Barrichello atingiu o capacete de seu compatriota.

Massa conseguiu superar o trauma e voltou em 2010, tendo agora Fernando Alonso ao seu lado. A equipe lhe “roubou” uma vitória certa na Alemanha, mas durante quatro anos, o brasileiro poucas vezes foi páreo para o piloto espanhol.

Agora, na Williams, vida nova: em 2014 houve um renascimento para as duas partes, uma pole position no GP da Áustria e três pódios. Neste ano, Massa vem sendo mais constante na primeira metade da temporada do que costumava ser, sendo presença assídua na tabela de pontuação e ocupando a sexta posição no campeonato, com um quarto lugar na Austrália e um sexto no Canadá. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Felipe Massa (F1) obteve a vitória entre os internautas com 24% dos votos. Nelsinho Piquet (FE) ficou na segunda posição com 23% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.