Piloto da Semana: GP de Cingapura – 23/09/2015

quarta-feira, 23 de setembro de 2015 às 15:40

Vettel em Cingapura

Nome: Sebastian Vettel. Nascimento: 3 de julho de 1987, em Heppenheim (Alemanha). Equipe: Ferrari (Fórmula 1). Títulos: Campeão no Kartclub Kerpen-Manheim (1998); Campeão no ICA Junior de Kart, no campeonato alemão de kart jr., e no Monaco Kart Cup (2001); Campeão Alemão de Fórmula BMW (2004); Tetracampeão Mundial de F1 (2010, 2011, 2012 e 2013).

Sebastian Vettel, da Ferrari, conquistou uma vitória dominante no GP de Cingapura após largar na pole position, enquanto o líder do campeonato, Lewis Hamilton, abandonou com um problema no motor.

Vettel manteve a ponta na largada, superou um período de safety car virtual e duas entradas do safety car real para assegurar seu terceiro triunfo da temporada e o quarto em Cingapura.

Daniel Ricciardo, da Red Bull, terminou em segundo, com a outra Ferrari de Kimi Raikkonen completando o pódio.

O safety car foi acionado pela segunda vez quando um fã entrou na pista, caminhando na reta após a Ponte Anderson antes de pular as barreiras.

Hamilton estava em quarto quando relatou uma perda de potência, e apesar de sua equipe Mercedes ter passado várias voltas tentando encontrar uma solução, o britânico abandonou depois de cair para 16º.

Foi o primeiro abandono de Hamilton em 20 corridas e o segundo problema de motor consecutivo da Mercedes após a falha de Nico Rosberg em Monza.

Rosberg chegou em quarto, 14.2s atrás de Vettel, e reduziu a vantagem de Hamilton para 41 pontos; o alemão agora está apenas oito pontos à frente de seu compatriota da Ferrari.

O primeiro contato de Sebastian Vettel com um carro de Fórmula 1 foi em 2005, em um teste com a Williams-BMW. Foi efetivado pela BMW como piloto oficial de testes em meados de 2006, em substituição a Robert Kubica, que assumiu como titular. Ao participar do treino livre no GP da Turquia, Vettel se tornou, aos 19 anos e 53 dias de idade, o piloto mais jovem a participar de um evento de Fórmula 1.

Seguiu na função de piloto reserva em 2007, e teve a chance de participar de uma prova no GP dos Estados Unidos, em substituição ao polonês, que sofreu um forte acidente no GP do Canadá. Fez uma corrida cautelosa, largou em sétimo e chegou na oitava posição, marcando um ponto.

A chance como titular chegou antes do GP da Hungria, quando Scott Speed deixou a Toro Rosso. A equipe italiana, de olho nas habilidades de Vettel, negociou com a BMW e contratou o jovem alemão, não apenas para o final da atual temporada como também para 2008. Após um início cauteloso, Vettel mostrou grande habilidade nas corridas asiáticas: liderou o GP do Japão (Fuji) e estava em terceiro, debaixo de muita chuva, quando bateu em Mark Webber (Red Bull); e na China, largou em 17ª e terminou em quarto, atrás das dominadoras Ferrari e McLaren.

Em 2008, Vettel deu uma guinada em sua carreira e chamou a atenção de todos no “circo” ao vencer de forma incontestável o GP da Itália, em Monza, disputado sob forte chuva. O alemão largou na pole position e liderou de ponta a ponta, superando grandes nomes da categoria e carros muito melhores do que o seu Toro Rosso-Ferrari. Somou 35 pontos no campeonato. Foi também quarto colocado no Brasil, quinto em Mônaco, Bélgica e Cingapura, sexto em Valência e no Japão, oitavo no Canadá e na Alemanha.

Em 2009, pela bem-acertada Red Bull Racing, Vettel comprovou as suas qualidades de grande piloto ao brigar constantemente por vitórias e até pelo título, sendo vice-campeão com 84 pontos. Além da vitória no encerramento da temporada em Abu Dhabi, também faturou as etapas da China, da Inglaterra e do Japão. Foi segundo colocado no Bahrain e na Alemanha, terceiro na Turquia (onde também foi pole) e na Bélgica, quarto na Espanha, em Cingapura e no Brasil, oitavo na Itália.

Em 2010, a consagração máxima. O jovem alemão provou ser o piloto mais rápido do grid, com dez poles em 19 etapas disputadas. No entanto, uma série de azares com quebras e acidentes fizeram com que Vettel vencesse apenas cinco GPs (Malásia, Europa, Japão, Brasil e Abu Dhabi) e entrasse em desvantagem na luta pelo título na última etapa da temporada. Mesmo assim, ele conseguiu.

Em 2011, história foi similar. Mas apenas em seu final, porque o caminho até a conquista foi extremamente fácil, com o bicampeonato sendo selado no Japão com quatro GPs de antecedência. Foram 15 poles em 19 corridas, 11 vitórias (Austrália, Malásia, Turquia, Espanha, Mônaco, Europa, Bélgica, Itália, Cingapura, Coréia e India), quatro segundos (China, Canadá, Hungria e Brasil), um terceiro (Japão) e um quarto lugar (Alemanha). Campanha impecável!

Em 2012, foi mais difícil. Um campeonato equilibrado e com muitos problemas mecânicos, Vettel havia vencido apenas uma das 13 primeiras etapas, no Bahrain. No entanto, a partir de Cingapura, o alemão e a Red Bull foram avassaladores: venceram em Cingapura, Japão, Coréia, Índia e Estados Unidos, mais um terceiro lugar am Abu Dhabi (onde largou dos boxes), e o tricampeonato garantido na última etapa em Interlagos com um sexto lugar em pista molhada!

Em 2013, o caminho voltou a se facilitar, principalmente em sua segunda metade. Em 2013, foram 13 vitórias (Malásia, Bahrain, Canadá, Alemanha, Bélgica, Itália, Cingapura, Coréia, Japão, Índia, Abu Dhabi, Estados Unidos e Brasil) em 19 etapas, nove pole positions, um segundo, dois terceiros e dois quartos lugares, garantindo o tetra com três etapas de antecipação, igualando os feitos de Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher, os únicos com quatro títulos consecutivos. Isso aos 26 anos de idade!

Em 2014, Vettel não teve um grande ano, passando em branco na Red Bull, assistindo de camarote ao domínio das Mercedes e vendo seu companheiro Daniel Ricciardo vencer três corridas. Agora, ele realiza um sonho de criança ao acertar com a lendária Ferrari, vencendo já em sua segunda corrida na Malásia, e adicionando mais duas conquistas à coleção na Hungria e em Cingapura, tendo sido soberano em ambas! O alemão vem tirando leite de pedra no duelo contra as poderosas Mercedes. Quem sabe não entrará na luta por um improvável título? Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Sebastian Vettel (F1) obteve a vitória entre os internautas com 40% dos votos. Max Verstappen (F1) ficou na segunda posição com 30% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

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