Piloto da Semana: Charlie Kimball – GP de Mid-Ohio – 07/08/2013

quarta-feira, 7 de agosto de 2013 às 12:51

Charlie Kimball

Nome: Charlie Kimball. Nascimento: 20 de fevereiro de 1985, em Chertsey (Inglaterra). Equipe: Chip Ganassi Racing (Fórmula Indy).

Charlie Kimball adotou uma estratégia perfeita para obter sua primeira vitória na Formula Indy neste domingo (04/08), no tradicional circuito de Mid-Ohio. O piloto da Chip Ganassi parou três vezes nos boxes, enquanto muitos pilotos que vinham na sua frente apenas duas.

O norte-americano teve, no entanto, que garantir na pista a sua posição. Simon Pagenaud (Schmidt), que tinha uma tática parecida, saiu na frente em seu último pit stop, restando 18 das 90 voltas. Kimball passou o francês logo em seguida nos Esses, aproveitando-se da presença do retardatário EJ Viso (Andretti), e construiu uma vantagem que acabou em 5s5.

Bem mais atrás, em terceiro, chegou Dario Franchitti (Ganassi). O escocês parou duas vezes, mas antecipou seu último pit stop para ganhar no mínimo três posições. Uma delas de Will Power (Penske), que acabou em quarto.

Ryan Hunter-Reay foi o quinto colocado. O atual campeão largou na pole position e liderou até a 30ª volta, quando parou pela primeira vez nos boxes juntamente com Power e Scott Dixon (Ganassi), então segundo e terceiro colocados. Mas, além da tática agressiva de Kimball e Pagenaud, uma segunda e última parada problemática o fez cair ainda mais na tabela.

Hélio Castroneves (Penske) manteve a liderança do campeonato obtendo uma excelente sexta posição. O piloto brasileiro, 14º no grid, subiu na prova graças também a uma estratégia de três pits, e no final precisou superar a pressão de vários rivais que vinham com pneus macios, ele que vinha com os compostos mais duros.

Dixon foi sétimo, mantendo-se na vice-liderança da tabela e perdendo uma sequência que já chegava a três vitórias seguidas. O brasileiro Tony Kanaan (KV) foi o único dos 24 pilotos a não chegar ao final: ele teve problemas mecânicos logo após sua segunda parada nos boxes.

Charlie Kimball iniciou sua carreira em monopostos em 2002, na Formula Dodge norte-americana. Em 2004, passou para a F-Ford britânica, sendo no ano seguinte participante da F-3 Inglesa, onde venceu cinco provas e foi vice-campeão. Esteve na F-3 EuroSeries em 2006 e 2008 e na World Series by Renault em 2007. Também participou da A1 GP, e entre 2009 e 2010 voltou para os Estados Unidos para competir na Indy Lights.

Kimball estreou na Formula Indy em 2011, contratado pela Chip Ganassi para guiar um dos quatro carros da equipe. No primeiro ano foi 19º colocado tendo um nono lugar como melhor resultado. Em 2012 repetiu a 19ª posição no geral mas obteve seu primeiro pódio: um segundo lugar em Toronto. Neste ano vem demonstrando evolução: foi segundo em Pocono e venceu de forma incontestável em Mid-Ohio. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Charlie Kimball (F-Indy) obteve a vitória entre os internautas com 34% dos votos. Augusto Farfus Jr. (DTM) ficou na segunda posição com 33% dos votos.

Texto: Eduardo Behling 

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.