Piloto da Semana: 06/09/2017

quarta-feira, 6 de setembro de 2017 às 19:07
Daniel Ricciardo

Daniel Ricciardo

Nome: Daniel Ricciardo. Nascimento: 1º de julho de 1989, em Perth (Austrália). Equipe: Red Bull-Renault (Fórmula 1). Títulos: Campeão da Fórmula Renault 2.0 West European WEC (2008); Campeão da Fórmula 3 inglesa (2009).

Lewis Hamilton teve uma performance dominante para vencer o GP da Itália e assumir a liderança do campeonato mundial de Fórmula 1 pela primeira vez nesta temporada.

O piloto da Mercedes controlou tranquilamente a prova, cruzando a linha de chegada 4.4s à frente de seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, com o rival Sebastian Vettel (Ferrari) em terceiro, 36.3s atrás do líder.

Daniel Ricciardo, da Red Bull, fez uma prova de recuperação impressionante após largar em 16º, fazendo um trecho bastante longo com os pneus macios que lhe permitiu assumir a liderança.

Ricciardo saiu com os supermacios depois de sua única parada e fez uma excelente manobra sobre Kimi Raikkonen (Ferrari) na batalha pelo quarto lugar. Em seguida, ele começou a perseguir Vettel e tirou uma boa diferença em relação ao piloto da Ferrari, mas não teve tempo para tentar uma ultrapassagem.

Daniel Ricciardo iniciou sua carreira no kart aos nove anos de idade, estreando nos monopostos em 2006, pela F-BMW Ásia. Foi campeão pela primeira vez em 2008, na F-Renault 2.0 da Europa Ocidental. No ano seguinte já estava na F-3 Inglesa, sagrando-se campeão de cara. Protegido da Red Bull, testou na Fórmula 1 pela primeira vez ao final de 2009, já sendo efetivado como um dos reservas da equipe, ao mesmo tempo em que passaria uma temporada na F-Renault 3.5.

Estreou como titular em 2011, emprestado à pequena HRT. No ano seguinte já apareceu na “satélite” Toro Rosso: foi 18º colocado com 10 pontos, tendo nonos lugares como melhores resultados. Em 2013, com dois sétimos lugares na conta, foi 14º com 20 pontos.

Tal desempenho e a aposentadoria de Mark Webber deram ao australiano a vaga na Red Bull para 2014. E ele não decepcionou, sendo de cara o piloto de maior destaque fora a dupla dominante da Mercedes, superando na pista seu renomado companheiro de equipe, o tetracampeão Sebastian Vettel. Foram três vitórias (Canadá, Hungria e Bélgica) e o terceiro lugar no campeonato.

Em 2015, seu carro piorou de rendimento, o melhor resultado foi um segundo lugar em Cingapura e acabou o ano em oitavo. Em 2016, a maré virou, com duas vitórias perdidas na estratégia na Espanha e em Mônaco, palco de sua primeira pole na F1, mas a recompensa veio na Malásia. Neste ano, ele já tem uma vitória no bolso, no Azerbaijão, mais cinco pódios, e está na quarta posição no campeonato. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Daniel Ricciardo (F1) obteve a vitória entre os internautas com 36% dos votos. Lewis Hamilton (F1) ficou na segunda posição com 23% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.