Piastri escapa de punição no grid em Singapura
domingo, 21 de setembro de 2025 às 13:20
Oscar Piastri
Oscar Piastri não perderá posições no grid do Grande Prêmio de Singapura, embora não tenha cumprido a penalização imposta no Azerbaijão.
O líder do campeonato recebeu cinco segundos de punição por queimar a largada, assim como Fernando Alonso, da Aston Martin.
No entanto, a corrida do piloto da McLaren terminou cedo. Logo na primeira volta, ele cometeu um grande erro na curva 5, perdeu o controle e bateu no muro externo.

Dessa forma, não conseguiu cumprir a penalização antes de abandonar a prova.
Além disso, como o traçado de Baku é um circuito de rua fechado, Piastri não pôde atravessar o circuito para voltar ao paddock.
Assim, ele precisou acompanhar o restante da corrida do ponto exato onde ocorreu o acidente.
Regulamento atualizado evitou nova punição
A situação gerou especulações imediatas sobre uma possível punição no grid em Singapura. Porém, o regulamento atualizado da Fórmula 1 afastou qualquer dúvida.
Em temporadas anteriores, quando um piloto não cumpria cinco segundos de punição, ele recebia automaticamente a perda de três posições no grid da etapa seguinte.
Contudo, no ano passado, as equipes aprovaram uma mudança significativa. Agora, se o piloto abandona a corrida, a punição de cinco segundos não é transferida para o próximo evento.
Esse detalhe aparece nas diretrizes oficiais da FIA, na página 13, nota oito, que esclarece: “Se houver apenas uma punição de cinco segundos e o piloto abandonar a corrida, os comissários não converterão em punição de grid”.
“Contudo, se houver mais de uma penalização, elas podem ser convertidas em punição no grid da prova seguinte”.
Portanto, Piastri seguirá para Singapura sem qualquer punição adicional.
comentar formula 1, Comissários Fórmula 1, fernando alonso, FIA f1, formula 1, GP de Singapura, GP do Azerbaijão, grid de largada, mclaren f1, oscar piastri, penalização Fórmula 1, Piastri Singapura, Regulamento Fórmula 1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.