Novo formato para corridas curtas pode ser introduzido já em Baku

sexta-feira, 31 de março de 2023 às 15:40

GP do Azerbaijão

A Fórmula 1 pode experimentar um formato completamente novo com a classificação em torno de uma corrida curta. Isso poderia ser feito pela primeira vez já no Grande Prêmio do Azerbaijão.

As corridas curtas foram uma das maiores novas adições ao formato dos fins de semana nos últimos anos. As novas corridas foram adicionadas pela primeira vez à Fórmula 1 em 2021 para substituir a classificação tradicional.

O objetivo era tornar a classificação mais emocionante, mas o primeiro ano já mostrava que não se havia conseguido: os pilotos evitavam duelar na pista para evitar danos. Para mudar isso, um novo sistema de pontos foi introduzido para as corridas curtas em 2022 para atrair mais os pilotos para os duelos na pista.

Agora, mais um passo seria dado para melhorar as corridas curtas. Nesse novo formato, elas seriam separadas da corrida regular. O sábado seria então inteiramente dedicado à corrida curta: a classificação pela manhã e depois a corrida curta à tarde. No entanto, o resultado da corrida curta não afetará mais o grid de largada para domingo.

Em vez disso, esse grid será determinado por uma classificação tradicional, que será realizada na tarde de sexta-feira. Assim, os pilotos teriam mais espaço para duelar aos sábados, pois isso não prejudicaria a corrida de domingo. O primeiro fim de semana usando este formato seria no Azerbaijão, já que é a primeira vez que uma corrida curta será realizada nesta temporada.

O chefe da equipe Haas, Guenther Steiner, confirmou na coletiva de imprensa que este formato está sendo discutido. “No momento, estamos conversando sobre adicionar uma segunda sessão de classificação à corrida curta”, reconheceu Steiner. “Mas ainda não sabemos como e quando”.

O chefe da equipe Red Bull Racing, Christian Horner, acrescentou: “Espero que possamos arrumar um pouco o formato dos fins de semana de corridas curtas. O consultor da Red Bull Racing, Helmut Marko, disse à ServusTV que ele e a equipe estão abertos a essa nova mudança.

“Até definimos (uma segunda classificação) como requisito no ano passado”, relata o austríaco. “Com duas sessões, você pode arriscar mais nas corridas curtas e então a principal se torna mais emocionante. O treino livre de sábado é inútil de qualquer maneira. Mas se isso agora se tornar uma classificação, o sábado será muito melhor. E no domingo, você começa com os resultados da classificação real. Então fica melhor em todos os aspectos”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.