Norris agradece a McLaren por salvar seu GP da Bélgica

segunda-feira, 31 de julho de 2023 às 9:23

Lando Norris

Lando Norris acredita que a McLaren “precisava tentar alguma coisa” para salvar seu GP da Bélgica após um primeiro stint ruim.

Usando uma asa traseira com mais downforce no MCL60, Norris perdeu colocações no começo da prova devido à falta de velocidade nas retas.

A equipe eventualmente o chamou para um pit-stop a fim de colocá-lo no ar limpo, mas o risco com os pneus duros não funcionou, apesar da McLaren ter tido sucesso com esses compostos em corridas recentes.

Uma troca para macios no final permitiu ao britânico se recuperar e subir para sétimo, garantindo um resultado decente depois de seus pódios na Inglaterra e Hungria.

“Nós precisávamos tentar alguma coisa e colocamos os duros, mas ficou ainda pior”, declarou Norris à mídia.

“Ninguém usou os duros o fim de semana inteiro, pensamos que eles normalmente funcionam bem para nós, então acho que tentar foi a decisão certa, mas ainda estava terrível”.

“Eu simplesmente não tive voltas suficientes para deixar os pneus na janela operacional e conseguir forçar, fui ultrapassado na minha volta de saída (dos pits)”.

“Fiquei atrás de um carro, portanto não pude forçar no setor intermediário novamente e tomei mais duas ou três ultrapassagens”.

“Então, colocamos os macios e tudo começou a melhorar para nós, mas eu não sei como chegamos em sétimo. Honestamente, senti que estava em último quase o tempo todo e terminei em sétimo”.

“Temos de repensar como abordamos o fim de semana com os níveis de asa e coisas assim, principalmente em um circuito diferente. Pode funcionar em um, mas não em todos, e claramente nós erramos neste fim de semana”.

Aquecendo seus pneus mais rapidamente, a McLaren optou pelos macios no último stint exatamente quando uma chuva leve estava começando, e isso transformou a tarde de Norris.

“A troca para os macios mudou toda a corrida para nós, eu estava lutando pelo 16º ou 17º lugar e terminei em sétimo. Os macios fizeram tudo funcionar, o oposto do que aconteceu em Silverstone”, disse ele.

“Lá, os pneus duros funcionaram melhor para nós. Precisamos compreender os tipos de asfalto, níveis de downforce e assim por diante”.

“Spa sempre é uma pista que exige bastante dos pneus, e talvez não seja necessariamente a melhor coisa ter performance nas curvas de alta porque isso estressa demais os pneus”.

“Talvez seja melhor aliviar um pouco nas curvas de alta, não estressar os pneus e ser um foguete nas retas”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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