No fim de semana, Stock Car abre temporada com mudanças técnicas e esportivas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013 às 17:31

Rubens Barrichello

Há uma série de novidades nesta temporada da Stock Car, que começa domingo, 3, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Entre elas, o grid de largada reforçado pelo recordista de GPs disputados na Fórmula 1, Rubens Barrichello, a transmissão dos treinos classificatórios também ao vivo pelo Sportv, o retorno da Pirelli como fornecedora de pneus e outras alterações nos regulamentos técnico e desportivo.

“Acho que a categoria está seguindo o caminho certo, com mudanças pensadas para reduzir custos, seguindo medidas que outros campeonatos já adotaram no mundo”, comenta Luciano Burti, piloto com oito temporadas disputadas na Stock Car. Entre essas mudanças está a redução de três para dois dias de evento, com as atividades de cada etapa concentradas no sábado e domingo (exceto a prova de abertura, que terá treinos extras na sexta-feira, 1º).

“Será um desafio diferente, mas o automobilismo é assim: é igual para todo mundo e os melhores profissionais vão continuar conseguindo os melhores resultados seja com dois dias de treinos ou apenas um”, afirma Burti, piloto da equipe Boettger. Há novidades também dentro do time, com a chegada do novo companheiro de equipe, Lico Kaesemodel. “O Lico é um grande amigo, já nos conhecemos e temos uma relação pessoal muito boa”.

“Nunca trabalhamos juntos, mas ele é um menino mais novo, que evolui a cada temporada na Stock Car e com certeza chega na equipe para somar bastante e trazer coisas novas”, elogia Luciano Burti. Este será o quarto ano de Burti com patrocínio do Grupo Petrópolis, levando no carro a marca da Cerveja Itaipava. Essa corrida de abertura da temporada está marcada para 11h00 de domingo e será exibida ao vivo pelo Sportv.

Na parte técnica, os pilotos precisam se acostumar às restrições em torno da potência extra, o chamado botão de ultrapassagem, que poderá ser utilizado apenas nas corridas (antes, havia a possibilidade de escolher alguns acionamentos para voltas rápidas nos treinos classificatórios). A pontuação também mudou, e está mais generosa com os vencedores das corridas. O primeiro lugar agora vale 24 pontos, dois a mais que no ano passado.

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.