Nascar Truck Series – Nelsinho Piquet é sexto em Las Vegas

domingo, 16 de outubro de 2011 às 8:42

nelsinho-piquet-2011A exemplo do que havia acontecido na última etapa da temporada da Nascar Truck Series, o brasileiro Nelsinho Piquet foi neste sábado o melhor rookie (estreante) da prova, disputada em Las Vegas. Ele largou em sétimo lugar e terminou em sexto na corrida vencida por Ron Hornaday.
 
Com o resultado, o piloto do Chevrolet Silverado número 8 foi a 623 pontos no campeonato. Permanece em 11º lugar na classificação, mas agora está a 19 pontos do top-10, sua menor diferença para o bloco desde o início da temporada.
 
“Foi uma prova complicada. Nosso acerto estava médio e, como todos os demais trucks, senti falta de grip durante a prova inteira. O motor também não estava dos melhores, conforme eu percebi quando tive que andar mais perto dos outros caras na corrida. Como ainda houve um problema nos pits, o sexto lugar acabou ficando de bom tamanho”, resumiu o piloto.
 
Ele cravou o sétimo melhor tempo no treino classificatório, o que lhe assegurou partir entre os dez mais rápidos pela 15ª vez em 21 provas no ano. “No início, a prova foi um tanto tumultuada, com muitas bandeiras amarelas e até uma vermelha. E assim ficou impossível estabelecer um ritmo normal de corrida”, avaliou Nelsinho, lembrando que até a volta de número 40 haviam sido disputadas apenas 20 sob bandeira verde.
 
“O lado positivo”, prosseguiu o piloto “é que em cada uma de nossas passagens pelos pits conseguimos aprimorar o acerto”. Dessa forma, mesmo quando teve de ir para o fim do pelotão, relargando em 22º lugar após ter sido chamado para os boxes com a pit lane fechada, ele teve consciência de que em ritmo normal de corrida seria capaz de recuperar posições.
 
“O momento mais crítico foi o do pit-stop em bandeira verde”, disse o piloto, sobre a parada nos boxes no giro de número 102. Nessas condições em pistas de 1,5 milha como a de Vegas, normalmente os pilotos que param acabam perdendo uma volta em relação ao líder. “Mas um parafuso se soltou de uma das rodas e tivemos que voltar aos pits na volta seguinte, também sob bandeira verde.”
 
Ele caiu então para 17º a 42 voltas do final. Conseguiu três boas relargadas após as bandeiras amarelas de número 8, 9 e 10 (o recorde da temporada da Truck Series) e foi beneficiado pelo “lucky dog” na última delas, o que lhe permitiu voltar ao giro do líder, relargando em nono na volta 138. Antes da bandeira quadriculada, na 146, Nelsinho Piquet realizou mais três ultrapassagens.
 
A sexta posição em Vegas foi o oitavo top-10 de Nelsinho Piquet em 21 corridas no ano (e o quarto nas últimas seis provas).
 
“É uma prova que dá motivação para terminar a temporada forte. Hoje era impossível pegar o Hornaday. Ele largou na pole e dominou a corrida toda. Mas segundo ou terceiro lugar era uma meta viável. Corri aqui no ano passado e percebi uma grande evolução no comparativo com o que fizemos hoje”, concluiu o brasileiro, que somou 38 pontos em Vegas.
 
A próxima etapa da Nascar Truck Series acontece no próximo sábado, no Superspeedway de Talladega, uma das mais rápidas e tradicionais pistas da Nascar.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.