NASCAR NS – Nelsinho Piquet é 11º em acidentada prova em Daytona

domingo, 24 de fevereiro de 2013 às 9:02
Nelsinho Piquet

Nelsinho Piquet

Em corrida marcada por um forte acidente metros antes da linha de chegada, Nelsinho Piquet foi o 11º na primeira etapa da temporada 2013 da Nascar Nationwide Series. Disputada neste sábado em Daytona, foi a primeira prova do brasileiro como competidor regular da categoria.

“Em primeiro lugar, quero manifestar minha torcida pela recuperação das pessoas que acabaram machucadas na arquibancada. A Nascar só é o que é pela fidelidade dos fãs. Eles são fanáticos e sempre rezam pelos pilotos. Agora é a vez de os pilotos rezarem pelos fãs”, disse Nelsinho antes de qualquer comentário sobre a prova.

Pelas regras da Nascar, em que os competidores devem indicar em qual série vão marcar pontos na temporada, o dono do Carmaro #30 da equipe Turner Scott Motorsports ocupa a 9ª posição após a primeira das 33 etapas do ano.

“Claro que queria ter chegado mais à frente, mas considerando que é Daytona, que sempre tem muito acidente, estou feliz”, resumiu o primeiro brasileiro a conquistar vitórias nas divisões nacionais da Nascar.

Nelsinho fez questão de destacar os principais desafios que sentiu no rapidíssimo oval de 2,5 milhas. “Foi a primeira na Nationwide, primeira vez numa prova com esse tipo de ação de um empurrando o outro… Oito pilotos da Cup na corrida. Então ficar no top-10 do campeonato é satisfatório.”

Ele lembrou o quanto as corridas em Daytona são imprevisíveis e reconheceu que teve dificuldade de posicionamento na pista na primeira metade da prova. “Meu spotter é novo, então estou ainda acostumando a trabalhar com ele.”

Cautelosa, a estratégia traçada pelo crew chief, Chris Carrier, era preservar o equipamento e evitar riscos desnecessários para avançar no pelotão muito cedo na prova. Então depois de largar em 17º, Nelsinho cedeu posições e acompanhou o ritmo dos líderes a uma distância prudente, com objetivo de evitar ser coletado em acidentes.

Até seu quarto pit, aproveitando bandeira amarela na volta 85 das 120 previstas, O Camaro #30 cumpriu a tática à risca. Na relargada, o brasileiro conseguiu formar duplas que favoreceram seu avanço seguro no pelotão. Em parceria com o carro #78 e depois com o #14, Nelsinho saltou de 15º na volta 90 para terceiro na volta 99.

Mas a prova novamente foi interrompida com bandeira amarela e, pouco após a relargada do giro 106, ele perdeu posicionamento na pista. Era 15º na volta 116, quando uma pancada envolvendo 14 competidores obrigou a direção de prova a interromper a corrida com bandeira vermelha.

Depois da liberação da pista, Nelsinho alinhou em 14º e tentou evitar o enorme acidente que marcou o fim da prova, jogando seu Camaro no gramado de Daytona. Mesmo assim o #30 ainda foi atingido e recebeu a bandeirada de lado na pista.

“Foi importante para o campeonato. É fundamental terminar a corrida e sempre marcar ponto. Agora semana que vem começa o campeonato de verdade”, afirmou seu disfarçar alívio por ter conseguido terminar sua estreia na Nationwide em Daytona.

Piquet Jr já volta a ação na próxima semana. Ele disputa a prova de Phoenix no sábado. No ano passado em prova válida pela Truck Series, o brasileiro cravou a pole position no oval do Arizona.

RESULTADO DA PROVA
1. Tony Stewart
2. Sam Hornish Jr.
3. Alex Bowman
4. Dale Earnhardt Jr.
5. Parker Kligerman
6. Brian Scott
7. Justin Allgaier
8. Eric McClure
9. Robert Richardson Jr.
10. Travis Pastrana
11. Nelson Piquet Jr.

CLASSIFICAÇÃO NO CAMPEONATO
1. Sam Hornish Jr. 42 pontos
2. Alex Bowman 41
3. Parker Kligerman 40
4. Brian Scott 39
5. Justin Allgaier 38
6. Eric McClure 37
7. Robert Richardson Jr. 35
8. Travis Pastrana 34
9. Nelson Piquet Jr. 33
10. Kyle Larson 32

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.