Moto GP – Pilotos elogiam modificações no traçado de Indianápolis

sábado, 9 de agosto de 2014 às 10:07

Indianapolis Motor Speedway

As atualizações do traçado e o novo piso do Indianapolis Motor Speedway resultaram em reações positivas por parte dos pilotos após as primeiras duas sessões de treinos no Brickyard.

O traçado misto foi redesenhado com novas configurações de curvas e zonas de frenagens, com o objetivo de criar mais zonas de ultrapassagem. As Curvas 3, 4, 7, 15 e 16 foram reconfiguradas e toda a zona interior do circuito recebeu novo asfalto para ter agora um piso mais uniforme.

Em comparação com o traçado anterior, o novo é um pouco mais curto em cerca de 50 metros – mas mantém as 16 curvas, com dez à esquerda e seis à direita. Após o primeiro dia de ação na nova pista, as reações dos pilotos de Moto GP foram muito positivas.

O campeão do mundo Marc Márquez (Honda) disse depois de liderar o TL2: “O novo asfalto é uma melhoria, a aderência é quase a mesma, mas tem menos ondulações e isso é melhor para os pilotos. Para a Honda o desenho antigo talvez fosse melhor, mas agora se parece mais com um circuito normal e penso que a Yamaha estará um pouco mais perto de nós. Mas se acertarmos no acerto podemos estar na luta pela vitória”.

O bicampeão Jorge Lorenzo (Yamaha) comentou: “As curvas que foram alteradas eram, provavelmente, demasiado lentas no passado, por isso agora com a nossa moto não temos que reduzir até a primeira marcha e é um pouco melhor. Gosto disso. Também melhoraram as zonas que tinham ondulações, agora é muito plano e a aderência é mais constante ao longo da pista.”

Valentino Rossi (Yamaha) afirmou: “É uma boa primeira impressão e gosto do novo desenho. Em especial do asfalto, a qualidade do piso é muito melhor. É mais fácil anodar com a moto e temos melhor aderência.”

Stefan Bradl, da LCR Honda, disse: “É bom e gostei muito mais de rodar aqui que no ano passado. A forma da pista é mais fluída. O asfalto também não é mau e de forma geral fizeram bom trabalho”.

Bradley Smith, da Yamaha Tech 3, acrescentou: “Temos que dar crédito ao Indianapolis Motor Speedway porque fizeram um grande trabalho. Em conjunto com a FIM fizeram um plano e o novo piso é muito bom, assim como as novas curvas. É um prazer andar aqui agora e já não há aquelas curvas em primeira marcha, o que é sempre bom para a Yamaha também”.

Enquanto isso, Masao Azuma, engenheiro-chefe do departamento de desenvolvimento de pneus de motociclismo da Bridgestone, deu o ponto de vista do fabricante: “O novo asfalto melhorou a consistência da aderência em todo o circuito, o que fez com que seja mais fácil os pilotos sentirem como as suas motos se estão se comportando. Apesar de não podermos fazer comparações diretas em termos de tempos por volta devido à alteração do traçado, o melhor tempo de hoje foi cinco segundos mais rápido do que o recorde anterior do traçado, com melhor interação entre o asfalto e o pneu contribuindo para esta melhoria de ritmo”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.