Moto 2 – Luthi vence na pista molhada de Le Mans

domingo, 20 de maio de 2012 às 11:43

Thomas Luthi, da Interwetten-Paddock, obteve a sua primeira vitória na temporada da Moto 2, em uma grande apresentação com pista molhada em Le Mans. Pol Espargaró, da Pons 40 HP Tueti, foi quem largou melhor junto com Scott Redding (Marc VDS Racing Team). A primeira chicane foi difícil para Simone Corsi (Came IodaRacing Project), enquanto o trio composto por Yuki Takahshi (NGM Mobile Forward Racing), Randy Krummenacher (GP Team Switzerland) e Mike Di Meglio (S/Master Speed Up) ficou de fora da corrida mais à frente.

Espargaró tentava disparar na frente, mas Luthi e Redding estiveram sempre muito próximos, com Bradley Smith (Tech 3 Racing) e Gino Rea (Federal Oil Gresini Moto2) logo atrás. O companheiro de equipe de Takahashi, Alex de Angelis, sobreviveu a um susto ao voltar à pista depois de sair da moto, tudo enquanto o pelotão fazia o melhor para evitá-lo.

Enquanto Rea parecia estar crescendo, Johann Zarco (JiR Moto2) foi por dentro, tocando na roda frontal do britânico e o mandando para fora, o que colocava ponto final na sua primeira corrida com o chassis Suter. Enquanto isso, Claudio Corti (Italtrans Racing Team) se juntava aos cinco primeiros, com Andrea Iannone (Speed Master) também aparecendo.

A 17 voltas do final, Espargaró alargou a trajetória dando a liderança a Luthi e caiu para nono. Smith também teve uma incursão por fora da pista, mas voltou em 14º. Marc Márquez (Team CatalunyaCaixa Repsol), que não fez boa largada, tentava se recuperar e chegar aos cinco primeiros, mas teve que lutar com Zarco.

Pouco depois o líder do campeonato foi ao chão após perder o controle da moto. Zarco ficou assim na luta pelo pódio e o gaulês não demorou a passar Redding, subindo para segundo, seguido de Corti, que fez ousada manobra sobre o britânico. A 13 voltas do final Luthi já tinha garantido uma vantagem de pouco mais de três segundos.

Ricardo Cardus (Arguiñano Racing Team) sofreu queda forte no meio da corrida, mas teve a sorte de sair ileso do contratempo. Mais atrás no pelotão, Espargaró lutava para ganhar posições depois de ser passado na luta pelo oitavo posto por Ant West (QMMF Racing Team).

Com o pelotão começando a se acalmar a dez voltas do fim, os homens da frente começaram a se separar um pouco com Zarco reduzindo a vantagem de Luthi de forma gradual e isolando-se de Corti no processo. Isto deixou Redding e Iannone lutando pelo quarto posto. Di Meglio, que tinha voltado à corrida depois da queda inicial, perdeu controle da moto de novo, a nove voltas do final, e deu a sua corrida por terminada. Pouco depois foi a vez do companheiro de equipe de Corti, Takaaki Nakagami, sofrer queda em alta velocidade na entrada para a chicane oposta.

A seis voltas do final Zarco já tinha reduzido a diferença para o líder suíço para menos de um segundo, enquanto West passou Julián Simón (Blusens Avintia) para ocupar o sexto posto. A companheira de equipe de West, Elena Rosell, não se estava se dando tão bem como o australiano, sofrendo queda e desistindo da corrida em consequência.

O pesadelo francês não tardou, com Zarco perdendo a traseira da moto quando andava forte no molhado, o que o fez dar o segundo posto a Corti e o terceiro a Redding. A principal luta no pelotão era pelo sexto posto, com o companheiro de equipe de Redding, Kallio, West, Espargaró, Simón e Smith trocando de posições nas últimas voltas. A imprevisibilidade da corrida manteve-se até à última volta, com Smith deixando cair a sua moto na última curva e Simón tendo que empurrar a sua para cruzar a linha de chegada.

Contudo, foi Luthi quem apresentou a melhor performance ao ver a bandeira quadriculada à frente de Corti, que assinalou o seu primeiro pódio da carreira, e Redding. A lista dos dez primeiros contou ainda com Kallio, Espargaró, West, Max Neukirchner (Kiefer Racing), Ratthapark Wilairot (Thai Honda Gresini) e Smith, que conseguiu somar alguns pontos.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe/Moto Tempo/Dif.
1. Thomas Luthi Paddock Suter 50m02.816s
2. Claudio Corti Italtrans Kalex + 6.354s
3. Scott Redding Marc VDS Kalex + 12.162s
4. Andrea Iannone Speed Master Speed Up + 16.338s
5. Mika Kallio Marc VDS Kalex + 19.278s
6. Pol Espargaro Pons Kalex + 20.874s
7. Anthony West QMMF Moriwaki + 21.705s
8. Max Neukirchner Kiefer Kalex + 28.117s
9. Ratthapark Wilairot Gresini Suter + 38.317s
10. Bradley Smith Tech 3 + 40.940s
11. Esteve Rabat Pons Kalex + 44.077s
12. Toni Elias Aspar Suter + 59.583s
13. Julian Simon Avintia Suter +1m01.785s
14. Nico Terol Aspar Suter +1m03.430s
15. Dominique Aegerter Technomag-CIP Suter +1m10.341s
16. Roberto Rolfo Technomag-CIP Suter +1m22.145s
17. Axel Pons Pons Kalex +1m46.994s
18. Yuki Takahashi Forward Suter + 1 volta
19. Marco Colandrea SAG FTR + 1 volta
Abandonos:
Johann Zarco JIR Motobi 21
Elena Rosell QMMF Moriwaki 18
Takaaki Nakagami Italtrans Kalex 17
Mike di Meglio Speed Master Speed Up 16
Ricard Cardus Arguinano AJR 13
Marc Marquez Monlau Suter 11
Gino Rea Gresini Suter 7
Alexander Lundh MZ 7
Alex de Angelis Forward Suter 3
Angel Rodriguez SAG Bimota 2
Simone Corsi Ioda FTR 2
Randy Krummenacher Switzerland Kalex

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.