Miguel Paludo e Cristiano Piquet comandam grids da Porsche GT3 Cup Challenge

sexta-feira, 20 de maio de 2016 às 19:01
Miguel Paludo

Miguel Paludo

Frio e chuva foram os protagonistas da abertura da terceira etapa da Porsche GT3 Cup Challenge em Curitiba. Com pista molhada em boa parte dos treinos e os termômetros registrando 11 graus, não foram poucos os desafios dos competidores para segurar os carros de corrida mais vendidos do planeta dentro do tradicional e desafiador traçado da capital do Paraná.

No fim do dia, prevaleceram Miguel Paludo na classe Cup e Cristiano Piquet na Challenge. Os dois foram os destaques de suas respectivas categorias na abertura da temporada, também nesta pista, e saem na pole das duas primeiras provas deste sábado.

Os primeiros treinos opcionais, pela manhã, aconteceram em pista seca. Depois o tempo fechou e a chuva veio forte, inclusive atrasando algumas sessões de treino livre. Na pista, não faltaram escapadas e rodadas. No incidente mais grave, o líder da Cup, Lico Kaesemodel, perdeu a traseira do Porsche #63 no “S” de alta e acabou na barreira de pneus. Mas teve uma bela recuperação e garantiu o segundo lugar no grid mesmo com um carro emprestado.

Para garantir as tomadas de tempo na sexta-feira, a organização e a direção de prova realizaram os qualis excepcionalmente sem o tradicional Top10 –em que os dez mais velozes do Q1 concorrem pela pole.

A classe Cup foi a primeira a mandar os carros para a pista. Não chovia, mas o piso estava muito molhado. Com os Porsche geração “991” acelerando forte, a pista foi melhorando conforme o treino se desenrolava.

Mas a três minutos do fim foi acionada a bandeira vermelha para liberar um carro parado na caixa de brita. Pedro Queirolo liderava no minuto final, mas teve sua marca superada por Lico. Miguel Paludo ainda estava na pista porém, e cravou a melhor volta do dia em sua última tentativa.

A segunda fila terá Queirolo e JP Mauro –o estreante, que levantou o título da Challenge em Curitiba no ano passado, teve hoje seu melhor quali na Cup.

Piloto de resultados mais consistentes na temporada até aqui, o bicampeão Ricardo Baptista alinha o carro #27 em quinto. Maurizio Billi, em sexto, é o pole da Cup Master. Carlos Ambrósio, em sétimo no grid, é o piloto mais bem colocado na Cup Sport.

Na Challenge o panorama da tomada de tempo foi bastante similar. A pista foi evoluindo ao longo do treino, com Cristiano Piquet e Tom Filho se alternando no topo da tabela de tempos, sempre com Daniel Paludo muito próximo. Na volta da bandeirada, o líder do campeonato mostrou por que tem 100% de aproveitamento nos pontos até o momento e fez uma volta muito rápida. Tom queria a pole de qualquer maneira em seu retorno ao evento, mas acabou perdendo o carro. Vai largar em segundo, mas saiu contente com a performance do Porsche #19.

A segunda fila terá Daniel Paludo em terceiro e Rodrigo Mello em quarto. A seguir vão alinhar o vice-líder Gonzalo Huerta e Marcio Mauro –o sexto lugar do tio de JP Mauro também marca seu melhor quali no principal evento sul-americano de Gran Turismo.

A quarta fila é 100% composta de pilotos da Challenge Sport. Em sua segunda aparição no campeonato, Mauricio Salla sai em sétimo, uma posição à frente de Eloi Khouri, líder da classe de entrada.

Neste sábado acontecem as três corridas a partir das 10h, com a prova da Challenge entre as duas da Cup.

O livetiming no site da Porsche GT3 Cup Challenge mostra toda a programação, assim como o canal oficial do evento no YouTube. A Band exibe a etapa neste domingo (22) a partir das 13h. Já o Sportv 3 transmite as corridas no domingo seguinte (29), a partir das 19h.

 

DECLARAÇÕES DOS PILOTOS

 

A condição da pista foi melhorando no quali, e meus pneus demoraram muito para chegar na temperatura ideal. Tinha uma volta razoável e o painel do carro indicava que vinha 8 décimos melhor quando deu a bandeira vermelha. Então vim pra box e sabia que teria apenas mais uma chance no retorno à pista. Aí consegui encaixar duas voltas muito boas e deu tudo certo. Mas foi por muito pouco. E felizmente consegui a pole. Fazia algum tempo que não largava em primeiro, então amanhã é ir pra cima com tudo

MIGUEL PALUDO, pole na classe Cup e terceiro no campeonato

 

O frio acho uma delícia, porque a gente não fica morrendo de calor dentro do carro, onde esquenta muito. A equipe está de parabéns, conseguiram achar o acerto ideal do carro. E eu fiz a minha parte

CRISTIANO PIQUET, pole na classe Challenge e líder do campeonato

 

Tá difícil a condição da pista e sem dúvida é uma vitória classificar na primeira fila depois de tudo que eu passei hoje. No último treino não andei, depois me autorizaram a andar no treino da Challenge para ver se o problema tinha resolvido. Mas dei uma pancada no S de alta, que destruiu minha traseira. Então saí para classificar com um carro diferente, que nunca tinha andado. Lógico, é um Porsche, mas não era o meu carro. Então segundo lugar para mim tirou um peso das costas. Hoje vou dormir legal sabendo que tenho um carro competitivo e que  no seco andei muito bem de manhã. Estou bem confiante e acho que dá para pensar em vitória saindo da primeira fila. Estou na liderança do campeonato por 10 pontos e vou administrar isso também. O Paludo está 11 pontos atrás de mim em terceiro, larga na pole. Sei que ele não vai me dar mole na largada –como eu não dei pra ele na primeira etapa que teve aqui. Então, se ele der um vacilo eu vou passar, se não, minha estratégia é pontuar o máximo possível e pensar mais no campeonato que em uma corrida em si

LICO KAESEMODEL, segundo no grid da Cup e líder do campeonato

 

Hoje foi um dia que deu um pouquinho de saudade de casa (risos). A pista veio melhorando no quali e eu estava rápido. Mas no fim desconcentrei e passei um pouquinho do ponto, perdendo o carro. Mas tá bom, estou feliz. Vim para me divertir e quero terminar bem amanhã

TOM FILHO, segundo no grid da Challenge em sua primeira prova do ano

 

Muito frio hoje, fez 11 graus pela manhã. Então obviamente demora muito mais para esquentar os pneus, cerca de três voltas e meia. Chegamos a treinar com bastante chuva, então foi secando e no fim estava pista molhada sem chuva. Ou seja, a pista mudou bastante em um quali de 15 minutos, o que fez da tomada de tempo uma loteria. Até a bandeira vermelha estava a um décimo do Queirolo, mas depois melhorei o primeiro setor e peguei tráfego, então não deu para baixar o tempo. Mas estou muito feliz com o resultado, minha melhor classificação na Cup até hoje

JP MAURO, quarto no grid da Cup

 

Pilotar nessas condições é um grande desafio e fico contente que meu melhor resultado no grid da Challenge tenha vindo no mesmo dia do melhor resultado do JP na Cup

MARCIO MAURO, sexto no grid da Challenge

 

Minha prioridade é ganhar a corrida na Master, mas eu vou fazer o possível para ter uma boa colocação na classificação geral, nesta que pode ser nossa última corrida aqui em Curitiba

MAURIZIO BILLI, sexto no grid da Cup, pole e líder da Cup Master

 

Hoje é um dia especial. Para ser sincero, agradeci a chuva. É uma condição que dá uma equalizada e o handicap que tenho para os pilotos que estão há mais tempo diminui um pouco. Então soube aproveitar e tenho que agradecer a todos da equipe, que me ajudaram bastante

MAURICIO SALLA, sétimo no grid da Challenge e pole na Challenge Sport

 

Foi bom. Na chuva é muito difícil porque a pista muda o tempo todo. Você sai do box e não dá para deixar a pista, tem que ficar andando porque muda constantemente. Então fiquei até o final, não escapei da pista nem rodei, e consegui um bom tempo. Estou satisfeito

CARLOS AMBRÓSIO, sétimo no grid da Cup e pole na Cup Sport

 

Foi um dia de aprendizado. Nunca tinha andado com o carro na água e foi literalmente o que aconteceu porque teve momentos de chuva forte. Aprendi bastante coisa, como fazer o traçado diferente. Mas acho que poderia ter ido um pouquinho melhor ainda, que eu dei umas erradas no quali. Amanhã é torcer para fazer a primeira curva, todo mundo junto, e ser cauteloso. Tem que aprender que não é sempre que vou andar rápido. É uma corrida de aprendizado, vivendo e aprendendo

ELOI KHOURI, oitavo no grid da Challenge e líder na Challenge Sport

 

 

RESULTADOS

Cup

1° CUP M. Paludo 1:31.621

2° CUP L.Kaesemodel 1:31.967

3° CUP P. Queirolo 1:32.331

4° CUP JP Mauro 1:32.470

5° CUP R. Baptista 1:32.931

6° MAS M. Billi 1:33.025

7° SPO C. Ambrósio 1:33.287

8° SPO M. Hahn 1:33.725

9° CUP D. Schneider 1:33.920

10° MAS G. Figueiroa 1:34.858

11° MAS P. Pomelli 1:35.251

12° SPO M. Basso 1:35.925

13° SPO A. Baptista 1:33.305*

*Cumpre punição imposta na etapa passada

 

Challenge

1° CHA C. Piquet 1:34.697

2° CHA T. Filho 1:34.736

3° CHA D. Paludo 1:34.851

4° CHA R. Mello 1:34.988

5° CHA G. Huerta 1:36.087

6° CHA M. Mauro 1:36.496

7° SPO M. Salla 1:36.580

8° SPO E. Khouri 1:36.634

9° SPO R. Alcaraz 1:37.150

10° SPO L. Arruda 1:37.232

11° SPO L.F. Elias 1:37.307

12° SPO R.Ziemkiewicz 1:37.408

13° SPO R. Samed 1:37.577

14° SPO D. Giustozzi 1:37.772

15° SPO B.Leite 1:38.424

16° CHA O. Mesquita 1:38.964

17° SPO C. Germano 1:39.483

18° SPO G. Reischl 1:39.855

 

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 21 de maio

10h – 10h40 – Corrida 1 (25min + 1 volta) – Cup

11h – 11h40 – Corrida (25min + 1 volta) – Challenge

12h30 – 13h10 – Corrida 2 (25min + 1 volta) – Cup

13h30 – 14h30 – Porsche Experience

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.