Lewis Hamilton – GP do Canadá – 13/06/2012

quarta-feira, 13 de junho de 2012 às 18:36

F112-hamilton-china-sabado350Nome: Lewis Hamilton. Nascimento: 7 de janeiro de 1985, em Stevenage (Inglaterra). Equipe: McLaren-Mercedes (Fórmula 1). Títulos: Multicampeão no Kart (entre 1996 e 2000); Campeão britânico de Fórmula Renault (2003); Campeão europeu de Fórmula 3 (2005); Campeão da GP2 (2006); Campeão da F1 (2008).

Lewis Hamilton conquistou sua primeira vitória na temporada e se tornou o sétimo vencedor diferente em 2012 no GP do Canadá deste domingo, disputado no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. De quebra, o piloto da McLaren assumiu a liderança do campeonato.

O pódio foi completado por dois pilotos que fizeram apenas uma parada – Romain Grosjean, da Lotus, e Sergio Perez, da Sauber. Sebastian Vettel (Red Bull) e Fernando Alonso (Ferrari) tentaram a mesma estratégia, mas não se deram tão bem, terminando em quarto e quinto, respectivamente.

Nico Rosberg (Mercedes) chegou em sexto, seguido por Mark Webber (Red Bull) e Kimi Raikkonen (Lotus). Kamui Kobayashi garantiu ambos os carros da Sauber na zona de pontuação em nono, e Felipe Massa (Ferrari) fechou os dez primeiros.

A largada foi tranquila, com os seis primeiros colocados mantendo suas colocações no grid. Paul di Resta (Force India) foi o responsável pela única alteração, ganhando o sétimo lugar de Grosjean.

À frente dos dois, na primeira boa disputa da prova, Massa pressionou Rosberg e fez uma bela ultrapassagem por fora na freada da última chicane na segunda volta. A perda de rendimento do piloto da Mercedes ficou evidente quando ele foi superado também por di Resta no mesmo ponto na passagem subsequente.

Na volta 6, Massa cometeu um erro na curva 1 e rodou, caindo para 12º. O brasileiro foi a primeiro a fazer uma parada para troca de pneus na 13ª volta. Logo na sequência, di Resta e Michael Schumacher (Mercedes) também entraram. Jenson Button (McLaren) foi o próximo, após perder ritmo e ser ultrapassado por Raikkonen.

Enquanto isso, a disputa pela liderança estava acirrada. Hamilton levou a melhor sobre Vettel no primeiro pit-stop, mas Alonso permaneceu na pista por mais duas voltas e conseguiu voltar na frente. No entanto, aproveitando seus pneus mais aquecidos e o DRS, o piloto da McLaren passou a Ferrari, assumiu a ponta e impôs um ritmo forte, abrindo uma vantagem confortável nas voltas seguintes.

Rosberg abriu a segunda rodada de pit-stops na 39ª volta, antes inclusive daqueles que ainda não tinham parado – Raikkonen e Perez, que vinham em quarto e quinto. Ambos finalmente entraram nas voltas 40 e 41, respectivamente, com o mexicano se dando melhor e retornando em oitavo, à frente do finlandês.

A temporada infeliz de Schumacher teve mais um capítulo quando seu DRS emperrou aberto no momento de sua segunda parada e provocou mais um abandono do sete vezes campeão mundial.

Massa estava em quinto, mas seus pneus acabaram e ele foi superado por Perez e Rosberg, sendo obrigado a fazer um segundo pit-stop na volta 59. O brasileiro retornou ainda na zona de pontuação, em 10º.

Hamilton parou pela segunda vez na 50ª passagem e novamente perdeu algum tempo na troca do pneu traseiro direito. Alonso e Vettel tentaram ir até o final sem um segundo pit-stop, mas o rendimento dos dois caiu bastante e eles não tiveram como segurar a McLaren.

Campeão da Fórmula 1 em seu segundo ano, na ocasião o mais jovem da história na categoria. Esse feito foi alcançado pelo inglês Lewis Hamilton. Após uma grande temporada de estreia pela McLaren em 2007, com quatro vitórias (Canadá, Estados Unidos, Hungria e Japão) e o vice-campeonato, Hamilton corrigiu a “injustiça” do ano anterior, quando perdeu o título tendo 17 pontos de vantagem para o segundo colocado, restando duas provas para o final.

Em 2008, o inglês teve cinco vitórias (Austrália, Mônaco, Inglaterra, Alemanha e China), e só não conquistou mais uma devido a uma punição discutível na Bélgica. Uma temporada fantástica, engrandecida pelo desafio imposto pela Ferrari e pelo brasileiro Felipe Massa, em uma questão decidida apenas nas curvas finais da última etapa em Interlagos. Em 2009, a McLaren só reagiu na segunda metade da temporada, tempo suficiente para que Lewis vencesse dois GPs: Hungria e Cingapura.

Em 2010, com um carro melhor, ele encarou o poderio da Red Bull e chegou a liderar o campeonato, com três vitórias (Turquia, Canadá e Bélgica). No ano passado, em um ano conturbado, conseguiu outros três triunfos (China, Alemanha e Abu Dhabi). Neste ano, já lidera o campeonato e tem tudo para conseguir o bicampeonato. Por isso, é o PILOTO DA SEMANA DO AUTORACING!

Lewis Hamilton (F1) obteve a vitória entre os internautas com 67,1% dos votos. Romain Grosjean (F1) ficou na segunda posição com 12,2% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.