Leclerc culpa Antonelli por acidente em Zandvoort

domingo, 31 de agosto de 2025 às 13:00

Charles Leclerc

Leclerc e Antonelli se chocam no GP da Holanda

Charles Leclerc, da Ferrari, colocou a culpa em Andrea Kimi Antonelli pelo choque que tirou o piloto monegasco da corrida no Grande Prêmio da Holanda. Leclerc abandonou na volta 53 depois que o carro de Antonelli o tocou na Curva 3. O piloto da Mercedes, que estava por dentro, acertou a traseira esquerda da Ferrari de Leclerc, causando um rodopio que o levou para a barreira de proteção.

O incidente aconteceu após a Mercedes colocar pneus macios no carro de Antonelli na volta 52. O novato, de 19 anos, enfrentava dificuldades para ultrapassar Leclerc, que estava em quinto, com seus pneus duros mais velhos. A Ferrari reagiu imediatamente, chamando Leclerc para os boxes. O piloto retornou à pista logo à frente de Antonelli, e a colisão foi quase instantânea.

“Foi um erro do Kimi,” afirmou Leclerc. Antonelli também não pontuou, pois recebeu uma penalidade de 10 segundos pelo incidente e outros 5 segundos por excesso de velocidade no pit lane. “Você precisa ser muito agressivo em uma pista como esta para ultrapassar. Talvez tenha sido um pouco demais. Ele tocou na minha traseira esquerda e isso foi o fim da minha corrida. É decepcionante,” comentou Leclerc.

Quero ser VIP

Leclerc defende estratégia da Ferrari, Wolff defende Antonelli

Leclerc não considera o erro de Antonelli um “erro de novato”. Para ele, é um tipo de falha que “pode acontecer no primeiro ou no quinto ano”, demonstrando que não tem mágoa de Antonelli. Por isso, ele não questiona a decisão da Ferrari de fazê-lo parar, reconhecendo que Antonelli teria uma chance real de ultrapassá-lo com pneus mais novos e macios.

“Os pneus não estavam tão ruins, mas acho que a volta de saída do Kimi foi provavelmente muito forte,” acrescentou Leclerc. “Acho que a equipe decidiu me chamar porque eles pensaram que ele provavelmente nos passaria novamente.”

“No final, fiquei frustrado com o que acabou de acontecer, mas não acho que a estratégia seja o grande assunto hoje. Acho que o erro de Kimi jogou todo o nosso esforço no lixo. Apenas terminando a corrida saberíamos se foi uma boa escolha ou não. Não terminamos por causa do acidente com o Kimi, então é um pouco difícil saber.”

O fim de semana de Antonelli foi complicado. A eliminação no Q2 aconteceu, em sua opinião, por causa de seu abandono precoce no TL1. Ele parou seu Mercedes na brita da Curva 9. O incidente de domingo se soma a acidentes em Mônaco e na Áustria.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, adota uma abordagem mais tranquila em relação aos erros do piloto que substituiu Lewis Hamilton na equipe. Wolff acredita que foram pequenas margens que custaram caro a Antonelli no incidente. “Meio metro seria suficiente,” disse Wolff à Sky Sports Germany. “Também acontece que a linha mais rápida ali é provavelmente na subida, então quando você vê a brecha, você mergulha nela, e o carro sai de frente na subida. Acho que ele tinha que tentar, mas o resultado foi infeliz. Uma pena, na verdade.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.