Khodair garante lugar entre os cinco primeiros pela terceira vez consecutiva

sábado, 16 de abril de 2011 às 22:47

Com o quinto melhor tempo do treino classificatório deste sábado,  em Ribeirão Preto, Allam Khodair segue mostrando regularidade na temporada 2011. Este ano, o piloto da Blau Vogel sempre se posicionou entre as três primeiras fileiras do grid. Ele já havia saído em quarto em Curitiba e em sexto em São Paulo.

“Isso é um sinal de que realmente temos um carro muito bom e que estamos entre os melhores. E esse carro está melhor de corrida do que de classificação. É um carro muito constante. Então eu sei que se me mantiver na pista, vou terminar em uma boa colocação”, afirmou Khodair.

A tomada classificatória em Ribeirão Preto foi realizada em um formato diferente. Por se tratar de uma pista de rua, o treino foi feito contra o relógio e a tabela de classificação invertida determinou a ordem de entrada dos pilotos no circuito montado nos arredores do Mercado Municipal. Ou seja, os últimos colocados no campeonato aceleravam primeiro.

O modelo não ajudou Khodair, que ainda sem conseguir pontuar na temporada (sofreu com um pneu furado em Curitiba e abandonou em São Paulo por problemas na pastilha de freio).  O dono do carro número 18 foi um dos primeiros a abrir volta rápida, quando o asfalto ainda apresentava temperatura bastante elevada. Quem entrou na reta final do treino classificatório encontrou uma pista menos quente e acabou beneficiado.

“Eu sabia que, por causa dessa desvantangem, teria que me superar. Tive que dar minha volta rápida muito cedo. Mas quando voltei para os boxes falei para o pessoal: ‘poderia ter virado um pouco melhor’. Se tivessemos saído no final do treino, teríamos virado muito perto do tempo da pole”, analisou Khodair que marcou 1min08s768.

“Mas estou feliz. Dadas as devidas desvantagens, fizemos um bom trabalho. Vou largar pelo lado de dentro e temos condições de brigar pela vitória. Só que tenho que ter um certo cuidado. Preciso muito de pontos, então talvez eu tenha que adotar uma estratégia um pouco mais conservadora”, completou.

A pole em Ribeirão Preto, terceira etapa da temporada 2011, ficou com Luciano Burti, que marcou 1min08s434. Ele dividirá a primeira fila com Cacá Bueno, que ficou apenas um milésimo atrás (1min08s435). O terceiro colocado foi Átila Abreu (1min08s496).

Antes da classificatória, Khodair marcou o melhor tempo entre os três treinos livres. Com o tempo de 1min08s086 marcado na terceira tomada, o piloto da Blau Vogel superou os Marcos Gomes (1min08s465) e Daniel Serra (1min08s465).

O dia ainda foi marcado por bandeiras vermelhas. No total, 13 pilotos se acidentaram causando interrupções nos treinamentos. Na lista estão Lico Kaesemodel, Eduardo Leite, Max Wilson, Antonio Jorge Neto, Alam Hellmeister, Alceu Feldman, Rodrigo Sperafico, Denis Navarro, Diego Nunes, Tuka Rocha, Rodrigo Navarro, Luciano Burti e  Claudio Ricci. Apenas o treino classificatório foi livre de acidentes.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.