Kart – Yann Cunha lidera equipe de Brasília vitoriosa na Granja Viana

domingo, 28 de novembro de 2010 às 16:40

granja500-vencedores-350Um trio de jovens pilotos de Brasília, que apesar de grande experiência no esporte a motor chegou quase que anônimo à 14a edição das 500 Milhas da Granja Viana, superou o favoritismo das equipes lideradas por pilotos da F-1 e da F-Indy e chegou ao alto do pódio na corrida realizada no último sábado (27), em Cotia, na Grande São Paulo.

Liderado pelo atual campeão da Fórmula 3 Sul-Americana, Yann Cunha, o grupo formado por Lu Boesel e Luiz Cordeiro Filho completou as 644 voltas da prova com uma vantagem de uma volta sobre a equipe segunda colocada, formada por Christian Fittipaldi, Nelsinho Piquet e Vitor Meira. Yann Cunha foi quem conduziu o kart no momento da bandeirada e, no total, fez três dos oito turnos de pilotagem previstos para as onze horas de prova.

“A 500 Milhas é sempre uma grande festa, mas a gente entra na pista para ganhar. No ano passado, que marcou minha primeira participação na prova, nossa equipe de Brasília estava em terceiro quando tivemos um problema mecânico. Então sabíamos que, dessa vez, poderíamos vencer. Felizmente não aconteceu praticamente nada com o kart, e cruzamos a linha de chegada em primeiro”, disse Cunha.

O kart de Brasília teve apenas uma mola do acelerador quebrada depois de 68 voltas de prova, no primeiro turno de pilotagem, ainda sobre o comando de Cordeiro. Para minimizar o prejuízo da parada extra, a equipe optou por antecipar a troca de pilotos e o reabastecimento, o que fez com que Yann Cunha fizesse um turno mais longo em sua primeira entrada na pista. Com isso, ele pilotou o kart da C&L Motorsport durante a maior parte do tempo na prova, ficando durante mais de quatro horas e meia ao volante.

“O segredo nessa corrida é não quebrar, e felizmente tivemos uma prova praticamente sem nenhum problema”, disse Cunha. “Assumimos a liderança no início da noite e mantivemos um ritmo forte o tempo todo. Eu e o Lu estamos em plena atividade na F-3, e o Cordeiro é um excelente kartista. Formamos um grupo homogêneo e isso contribuiu para o nosso sucesso. Só tenho que agradecer a toda a equipe pelo excelente trabalho”, declarou o piloto de Brasília.

Sem jogo de equipe – Ao contrário das equipes consideradas favoritas ao título na 14a edição das 500 Milhas, a equipe de Brasília teve apenas um kart inscrito para a prova da Granja Viana. Isso significa que seus pilotos não puderam combinar previamente nenhuma estratégia de troca da vácuo durante a corrida, e precisaram trabalhar sozinhos para encontrar “parcerias” na pista.

“Pelas características dos karts usados nas 500 Milhas, ganhamos muito tempo quando, nos trechos de reta, empurramos ou somos empurrados por um outro kart que está em ritmo parecido. Chamamos isso de troca de vácuo, uma manobra permitida que ajuda a ganhar alguns décimos de segundo por volta. As equipes maiores têm vários karts e podem trocar vácuo com mais facilidade. Nós tivemos que encontrar parceiros na pista mesmo”, acrescentou Cunha.

Boa fase – A temporada 2010 terminou com dois títulos para Yann Cunha em menos de um mês. Depois de sagrar-se Campeão Sul-Americano de Fórmula 3, ele faturou as 500 Milhas de Kart e confirmou presença na temporada 2011 da Fórmula 3 Sul-Americana pela equipe T-Sport. Para o ano que vem, ele espera completar a já esperada fase de aprendizado no principal campeonato de F-3 do mundo para retornar ao Brasil no fim do ano com o objetivo de defender o título nas 500 Milhas.

“Apesar da mudança de local da prova, que a partir do ano que vem será em Santa Catarina, quero estar lá”, disse Cunha. “Ainda não sei qual será o meu calendário de treinos, mas vou fazer o possível para estar na pista e buscar o bicampeonato”, encerrou o brasiliense.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.