Jules Bianchi vence primeira corrida do Desafio das Estrelas

sábado, 12 de janeiro de 2013 às 23:20
Jules Bianchi

Jules Bianchi

Pole, vitória e melhor volta. A primeira bateria do Desafio Internacional das Estrelas não poderia ter sido melhor para Jules Bianchi. O francês, piloto de testes da Force India na F1, deu um show de velocidade na noite deste sábado (12) no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), e conquistou todos os pontos colocados em jogo nesta primeira parte da competição.

Partindo da pole-position (e ganhando dois pontos por isso), Bianchi caiu para quarto no início, mas foi superando seus rivais um a um. A primeira vítima foi Felipe Nasr, com os próximos alvos sendo Lucas di Grassi, Vitor Meira e Vitantonio Liuzzi. A conquista da liderança foi com estilo: na volta 12, ele passou Meira e Liuzzi e assumiu a liderança para não perdê-la mais.

Grande destaque do evento deste ano, Fernando Alonso viveu uma prova confusa. Logo na largada, foi tirado da pista e caiu para último. Em sua recuperação, chegou a marcar a melhor volta, mas ao manter um forte ritmo escapou da pista de novo. Contudo, um defeito no acelerador o obrigou a ir aos boxes e abandonar a disputa a seis voltas do fim. Seu parceiro de Ferrari, Felipe Massa, foi o décimo.

Enquanto isso, lá na frente, Bianchi viu em Di Grassi um concorrente à altura. O brasileiro, piloto de testes da Pirelli na F1 e novo representante da Audi no Mundial de Endurance (WEC), ultrapassou Meira e Liuzzi, e passou a imprimir um forte ritmo. O ataque de Di Grassi obrigou o líder a pisar fundo e marcar a melhor passagem quando restavam cinco voltas para o fim, em 53s573, garantindo uma margem de 4s8 para a vitória.

“Tive uma largada muito ruim, caí algumas posições, fiquei brigando com o kart nas primeiras voltas, e depois comecei a ir mais rápido e pude começar a disputar posições. Primeiro tentei passar o [Felipe] Nasr, ele me passou de volta, depois a mesma coisa com o Lucas [Di Grassi]. Tivemos uns toques no miolo do circuito… Depois que assumi a liderança, o meu kart já estava muito bom e pude abrir vantagem. É muito bom vencer aqui de novo, como no ano passado; eu gosto muito deste evento e quero estar sempre aqui.”, comemorou Bianchi.

Di Grassi, por sua vez, destacou a dificuldade no início e a reação na segunda metade da corrida. “O começo foi um pouco difícil, apesar de eu ter feito uma largada boa. Ao contrário do Liuzzi, as minhas primeiras dez voltas foram difíceis: o kart não estava bem acertado, mas depois eu fui me acertando e o kart foi entrando no ritmo e no final estava muito bom. Mais uma corrida bem legal, como em todas as edições do Desafio, sempre com um kart bem perto do outro, bastante disputado, muita ultrapassagem, e isso é o mais importante. O show foi muito legal. Amanhã com esse grid invertido vai ser ainda mais interessante para nós três, e de qualquer forma temos que ir para cima, tem que ir para frente.”

Liuzzi chegou em terceiro, à frente de Sebastian Buemi, com Meira e Felipe Nasr fechando os seis primeiros. “Definitivamente foi uma corrida bem interessante. O começo foi muito bom, com o kart bem equilibrado nas primeiras oito voltas, em que pude forçar, mas depois da décima volta comecei a sentir um problema com o carburador, que começou a falhar na aceleração na saída de algumas curvas, e com isso eu perdi um pouco de ritmo. A corrida foi boa, obviamente Jules e Lucas tinham um ritmo melhor enquanto eu lidava com o problema, e também no acerto do kart eu optei por uma calibragem muito alta dos pneus, e com isso ele escapava de traseira, mas de qualquer forma a minha posição não é ruim “, ressalta.

Nelsinho Piquet acabou em sétimo, seguido de Beto Monteiro. Com isso, por conta da inversão dos oito primeiros para a formação do grid de largada da prova complementar, que está marcada para as 11 horas, com transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo site BRMTV (www.brmtv.com.br), Monteiro foi laureado com a posição de honra, dividindo a primeira fila com Piquet. Bianchi sairá em oitavo, atrás de Di Grassi.

Confira o resultado final da primeira bateria:

1. Jules Bianchi (FRA/F1), 29 voltas em 26:15.050
2. Lucas di Grassi (BRA/F1), , a 4.873
3. Vitantonio Liuzzi (ITA/F1), , a 8.779
4. Sebastien Buemi (SUI/F1), , a 11.909
5. Vitor Meira (BRA/Stock Car), a 12.605
6. Felipe Nasr (BRA/GP2), a 13.477
7. Nelson Piquet (BRA/Nascar) , a 14.107
8. Beto Monteiro (BRA/F-Truck) , a 14.459
9. Augusto Farfus (BRA/DTM) , a 15.774
10. Felipe Massa (BRA/F1), a 16.101
11. Pietro Fittipaldi (BRA/Nascar) , a 16.359
12. Antonio Pizzonia (BRA/Stock Car) , a 18.131
13. Bia Figueiredo (BRA/Indy) , a 18.814
14. Jaime Alguersuari (ESP/F1) , a 21.769
15. Enrique Bernoldi (BRA/GT) , a 26.780
16. Thiago Camilo (BRA/Stock Car) , a 26.901
17. Allam Khodair (BRA/Stock Car) , a 31.175
18. Valdeno Brito (BRA/Stock Car) , a 34.585
19. João Paulo de Oliveira (BRA/F-Nippon) , a 1 volta
20. Bruno Senna (BRA/F1) , a 4 voltas
21. Fernando Alonso (ESP/F1) , a 6 voltas
22. Ricardo Zonta (BRA/Stock Car) , a 8 voltas
23. Leonardo Nienkotter (BRA/Copa Fiat) , a 13 voltas
24. Cacá Bueno (BRA/Stock Car), a 18 voltas
25. Kamui Kobayashi (JAP/F1), a 23 voltas
26. Luciano Burti (BRA/Stock Car) , a 28 voltas

Melhor volta: Jules Bianchi (FRA/F1), 53s573 (na volta 24)

Veja como está a classificação após uma de duas provas:

1. Jules Bianchi (FRA/F1), 27 pontos
2. Lucas di Grassi (BRA/F1), 20
3. Vitantonio Liuzzi (ITA/F1), 16
4. Sebastien Buemi (SUI/F1), 13
5. Vitor Meira (BRA/Stock Car), 11
6. Felipe Nasr (BRA/GP2), 10
7. Nelson Piquet (BRA/Nascar), 9
8. Beto Monteiro (BRA/F-Truck), 8
9. Augusto Farfus (BRA/DTM), 7
10. Felipe Massa (BRA/F1), 6
11. Pietro Fittipaldi (BRA/Nascar), 5
12. Antonio Pizzonia (BRA/Stock Car) , 4
13. Bia Figueiredo (BRA/Indy), 3
14. Jaime Alguersuari (ESP/F1), 2
15. Enrique Bernoldi (BRA/GT), 1

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.