JL Racing produz chassi especial para treinamento médico na Stock Car

domingo, 22 de dezembro de 2013 às 8:41

Dr. Dino Altmann e o chassi para treinamento de resgate

Além de trabalhar constantemente para aprimorar a segurança dos carros da Stock Car, a JL Racing, fabricante dos chassis usados na principal categoria nacional, também produziu um modelo feito sob medida para o treinamento médico de remoção de pilotos.

O equipamento é um dos mais avançados do mundo e consiste basicamente na adaptação de um carro com a frente e a traseira cortadas. O habitáculo serve para treinamento de retirada do piloto do carro em caso de acidente e pode ser essencial para salvar uma vida.

“Fizemos o investimento para fabricar esse carro especialmente para atender a demanda da Vicar (promotora do evento) para ajudar a categoria a treinar os médicos envolvidos no resgate, auxiliando e sendo uma forma de treinamento para eles simularem possíveis remoções emergenciais em caso de acidentes mais graves. Este trabalho é fundamental para uma categoria que corre em diferentes cidades pelo Brasil e tem a cada etapa uma equipe médica local como suporte”, diz Zequinha Giaffone, diretor da JL Racing.

Essa extração do piloto de seu habitáculo de forma segura, como os especialistas chamam, é fundamental para aumentar a qualidade do atendimento, que é padronizado pela FIA (Federação Internacional do Automóvel), como explica o médico responsável pela Stock Car, Dino Altmann.

“Antes fazíamos as simulações nos carros das próprias equipes, o que limitava nosso trabalho, pois tínhamos de esperar eles terem tempo para a gente usar o carro e muitas vezes atrapalhava o trabalho das escuderias, que em algumas oportunidades não tinham disponibilidade. Agora podemos fazer a qualquer hora e melhorar a qualidade do atendimento médico como um todo”, disse Altmann, que também é o médico brasileiro nas corridas de Fórmula 1.

Segundo Dino, os carros da Stock Car estão entre os mais seguros do mundo, o que melhorou bastante com a chegada do novo superbanco (excede as especificações máximas de segurança exigidas pela FIA), ocorrida na metade do ano passado. “Todo o tempo são incorporadas novidades de segurança nos carros. A segurança do carro começa de dentro para fora, ao redor do piloto. A F1 tem a célula de sobrevivência e acessórios de dissipação de energia para fora. Na Stock temos os crash box dianteiros e traseiros e a colmeia nas laterais, que ajudam muito nessa dispersão”, finaliza Altmann.

EB - www.autoracing.com.br

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