Jenson Button – GP do Canadá – 14/06/2011

terça-feira, 14 de junho de 2011 às 18:28

j_button-4Nome: Jenson Button. Nascimento: 19 de janeiro de 1980, em Frome, Inglaterra. Equipe: McLaren-Mercedes (F1). Títulos: Oito vezes campeão inglês de kart (1989/1995); Campeão Europeu de Super Kart (1997); Campeão Inglês de F-Ford (1998); Campeão Mundial de Formula 1 (2009).

Jenson Button, da McLaren venceu um caótico GP do Canadá que demorou mais de quatro horas para ser concluído e que incluiu uma bandeira vermelha e cinco períodos de safety car, apesar de uma punição e dois acidentes. A vitória do britânico até ficou sob investigação por causa das batidas com seu companheiro de equipe Lewis Hamilton e Fernando Alonso (Ferrari).

O triunfo de Button ocorreu após um erro de pilotagem de Sebastian Vettel (Red Bull) na última volta que lhe custou a liderança. O campeão mundial havia dominado a corrida desde a largada, mas começou a ser pressionado por Button no final. Mark Webber (Red Bull) foi o terceiro, com Michael Schumacher (Mercedes) na quarta colocação.

O asfalto molhado fez com que a direção de prova optasse por um início com safety car, que deixou a pista na abertura da quinta volta. Na bandeira verde, Vettel começou a abrir uma vantagem confortável, apesar de ter passado reto na chicane sem maiores consequências.

As voltas inaugurais mostraram que Hamilton realmente não está em boa fase. Na primeira curva, ele se tocou com Webber, provocou uma rodada que custou dez lugares ao australiano e também perdeu várias colocações, ficando atrás de Schumacher. Em uma tentativa de ultrapassar o alemão por fora no hairpin, ele errou novamente e perdeu mais uma posição para seu companheiro Button.

Na oitava passagem, o lance mais polêmico da prova: as duas McLarens se tocaram na reta principal quando Hamilton tentou a ultrapassagem em um ponto onde havia pouco espaço. Com o carro bastante danificado, ele foi obrigado a abandonar, enquanto Button entrou nos boxes, colocou pneus intermediários e retornou ao circuito em 12º.

A relargada ocorreu na volta 12, desta vez com tudo mais tranquilo e as principais posições permanecendo inalteradas. Quase imediatamente, Button foi punido com um drive-through por ter violado o limite de velocidade com o safety car.

Rubens Barrichello (Williams) foi o segundo piloto a trocar para os intermediários na 16ª volta, no momento em que Button vinha sendo o mais rápido na pista. Porém, a água voltou a cair com intensidade pouco depois e forçou uma nova intervenção do safety car. Todos os que haviam colocado os intermediários tiveram de voltar aos de chuva forte.

A chuva se intensificou ainda mais e provocou a bandeira vermelha na volta 25. Após uma longa interrupção e dúvidas sobre o que a direção de prova faria, a corrida foi reiniciada, mais uma vez com o safety car. Na 34ª passagem, a bandeira verde finalmente foi mostrada.

A maioria do pelotão parou assim que foi permitido para colocar pneus intermediário, porém Vettel continuou por mais algumas voltas, antes do safety car entrar novamente quando Button se tocou com Alonso ao tentar ultrapassá-lo na curva 3. O inglês tocou na roda traseira direita da Ferrari e provocou uma rodada do espanhol. Button precisou parar a fim de trocar seu pneu furado.

No momento do quarto safety car do dia, Vettel liderava à frente de Kamui Kobayashi e Felipe Massa, com Button caindo para as últimas posições. A corrida teve sequência na volta 41, e Vettel imediatamente abriu uma vantagem confortável enquanto Kobayashi segurava um trem de carros atrás dele.

Na passagem 51, Webber foi o primeiro entre os pilotos de ponta a colocar pneus slick. Quase ao mesmo tempo, Schumacher ultrapassou Massa e Kobayashi e partiu em busca de Vettel, ambos ainda com intermediários. Contudo, o piloto da Red Bull ainda era o mais veloz, ampliando sua vantagem sobre Schumacher para 11s na volta 52. Schumacher entrou nos pits para colocar pneus slick na passagem seguinte, e Massa fez o mesmo.

Vettel trocou seus pneus uma volta mais tarde, pois o companheiro Webber mostrou que os slicks já eram a melhor opção ao virar 3s mais rápido do que o alemão. O campeão mundial retornou na liderança, enquanto Massa foi forçado a entrar nos boxes após danificar sua asa dianteira ao perder o controle do carro enquanto ultrapassava um retardatário.

Restando 13 voltas, o safety car entrou pela quinta vez quando Nick Heidfeld bateu depois de um toque com Kobayashi. O piloto da Renault teve sua asa dianteira danificada, ela entrou embaixo do seu carro e o fez perder o controle. Os destroços no circuito provocaram a intervenção do safety car.

Com nove voltas para o final, a prova teve mais uma bandeira verde com Vettel ainda na frente, seguido por Schumacher, Webber, Button e Kobayashi. Vettel rapidamente abriu vantagem, enquanto Webber e Button colocavam muita pressão em Schumacher.

Webber passou o alemão quando restavam seis voltas, mas teve de devolver a posição por ter cortado a última chicane. Na volta subsequente, ele cometeu o mesmo erro, e desta vez perdeu o terceiro lugar para Button. O inglês subiu para segundo a cinco voltas do final, passando Schumacher com facilidade e lançando seu ataque sobre Vettel.

Webber finalmente tirou o terceiro posto de Schumacher a três voltas do final, enquanto Button se aproximava de Vettel. O campeão mundial resistiu à pressão até a última volta, quando perdeu o controle de seu carro e abriu caminho para Button a apenas algumas curvas da bandeirada.

Após três temporadas nas equipes Williams (2000), Benetton (2001) e Renault (2002), Jenson Button foi em 2003 para a equipe BAR, parceira da Honda. A sua melhor temporada foi a de 2004. O inglês obteve no GP de San Marino a sua primeira pole position na categoria, e só não venceu a prova (chegou em segundo) por não ter resistido à excelência do conjunto Ferrari/Michael Schumacher, que saiu na frente após o primeiro pit stop. Mesmo sem vitórias, Button foi o melhor classificado sem contar os pilotos da Ferrari: terceiro. Foram nove póios no total, sendo o primeiro a terceira posição no GP da Malásia.

Em 2005, Button acertou seu retorno a Williams, mas desistiu e teve que vencer uma briga jurídica para se manter na BAR-Honda. A equipe não teve um grande ano, ficou dois GPs afastada por fraude no sistema de combustível e Button obteve um terceiro lugar no GP da Alemanha como melhor resultado.  Em 2006, a BAR passou a se chamar Honda Racing. Em termos de constância, os resultados não foram os mesmos de 2004, mas mesmo assim Button alcançou a sua maior glória: a vitória no chuvoso GP da Hungria.

Em 2007 e 2008, os resultados da Honda foram muito fracos, o que fez com que a montadora japonesa decidisse abandonar o barco. Felizmente, a estrutura da equipe foi salva pelo diretor Ross Brawn e se mostrou extremamente competitiva, tanto que obteve o título antecipado com o próprio Button, que teve seis vitórias (Austrália, Malásia, Bahrain, Espanha, Mônaco e Turquia).

Em 2010, já na McLaren, o piloto inglês venceu duas etapas (Austrália e China) com base na estratégia e foi uma ameaça constante ao seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton. Neste ano de novo, já venceu uma corrida e esteve muito próximo em outras oportunidades. Já é o vice-líder do campeonato. Por isso, mais uma vez, ele é o PILOTO DA SEMANA AUTORACING!

Jenson Button obteve a vitória entre os internautas com 78,8% dos votos. Os vencedores das 24 Horas de Le Mans (Audi nº2) ficaram na segunda posição com 11,4% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.