Jeddah promete ser um espetáculo de velocidade e tensão

terça-feira, 30 de novembro de 2021 às 15:08

O circuito em Jeddah na Arábia Saudita promete ser um verdadeiro espetáculo. Na segunda pista mais longa do calendário, os pilotos devem atingir uma velocidade média de mais de 250 km / h. Com os muros sempre muito próximos e quase nenhuma possibilidade de fuga, os menores erros serão severamente punidos.

Volta muito rápida

Somente em Spa, os pilotos precisam percorrer mais metros para completar uma volta. O Circuito Corniche em Jeddah, projetado por Hermann Tilke, tem 6.174 metros de comprimento e nada menos que 27 curvas (embora a questão seja se a maioria delas são curvas de fato). Sem dúvida, os carros de F1 vão usar lá asas semelhantes às do também super-rápido Monza. A expectativa é que a pole position na Arábia Saudita seja de 1 minuto e 28 segundos.

Durante grande parte da volta, os pilotos estarão de pé cravado. Ainda assim, espera-se que seja uma corrida difícil para os freios. Ter que reduzir a velocidade máxima em um curto período de tempo várias vezes por volta é exigente tanto para o piloto quanto para o equipamento. Em cerca de 14% da volta, os pilotos usam fortemente os freios.

Como os pneus se comportarão?

Um ponto importante de preocupação são os pneus. Ninguém sabe exatamente como eles se comportarão no novo circuito. A Pirelli levou a faixa intermediária de seus cinco compostos, para ser exato o C2, C3, C4. O fabricante italiano de pneus não se atreveu a usar o composto mais macio e, portanto, o mais rápido. A curva 13 é a mais exigente para os pneus: é uma curva para a esquerda com uma inclinação de 12 graus que deve sujeitar os pneus a uma força de 4,1 g.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.