Compostos de pneus para Jeddah, o circuito de rua mais rápido já visto na Fórmula 1

segunda-feira, 29 de novembro de 2021 às 15:01

Pneus para Jeddah – Arábia Saudita

POR QUE ESCOLHEMOS ESSES PNEUS
• Para a primeira visita ao novo e espetacular circuito de rua de Jeddah, na Arábia Saudita, o 34º país a sediar um GP de Fórmula 1, a Pirelli traz os três compostos no meio da gama: o C2 como o P Zero Branco duro, C3 como o meio P Zero Amarelo e o C4 como o P Zero Vermelho macio: a indicação mais comum neste ano.
• Jeddah é o segundo novo circuito consecutivo este ano depois do Catar, há duas semanas, embora as duas pistas sejam completamente diferentes em termos de pressão nos pneus – sendo o Catar um dos circuitos mais exigentes do calendário para as forças laterais. Jeddah é ainda mais uma experiência nova, pois a pista acaba de ser concluída, com poucos dados para se basear.
• Os dados e simulações existentes das equipes sugeriram que os três compostos do meio da gama são a melhor opção para Jeddah e devem ser adequados às demandas desta corrida de rua muito rápida e fluida, com mais de 50 voltas.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA
• A pista foi projetada pelo conhecido arquiteto de circuitos Hermann Tilke e está localizada na área de Corniche de Jeddah. Este é o primeiro circuito de rua desde Baku, em junho.
• Esta pista de 6,174 km – que passa ao longo da costa – é o circuito de rua mais longo do calendário (o segundo mais longo de todo o ano, depois de Spa) e deve ser um dos mais rápidos, com uma velocidade média de mais de 250 km/h prevista em simulações. Fica logo atrás de Monza, conhecido como o “Templo da Velocidade”.
• Uma das mais exigentes das 27 curvas é a Curva 13: uma curva para a esquerda com inclinação de 12 graus que deve aplicar altas forças g nos pneus. Jeddah tem mais curvas do que qualquer outra pista do calendário, o que vai manter os pneus trabalhando muito.
• Muitas partes do circuito são bastante estreitas e implacáveis, com os muros próximos à lateral da pista. Isso poderia levar a uma probabilidade razoavelmente alta de entrada do safety car, afetando a estratégia.
• Jeddah é uma corrida noturna, como todas as três últimas corridas da temporada, com o GP começando às 20h30 locais. Isso significa que o padrão de temperatura da pista é diferente de uma corrida normal, com temperaturas caindo ao longo de cada sessão. O TL1 e o TL3 são realizados pouco antes do pôr do sol, com apenas o TL2 na sexta-feira e a classificação no sábado (ambos começando às 20h00) sendo, provavelmente, representativos da corrida.
• As condições devem ser quentes, mas úmidas, com a pista localizada ao longo da costa norte em Jeddah. Como nunca foi usada antes, os pilotos podem esperar uma pista escorregadia e “verde” no início do fim de semana. A Fórmula 2 e uma competição da Porsche serão eventos de apoio, o que ajudará a acompanhar a evolução da pista.

FÓRMULA 2: O QUE ESPERAR
A Fórmula 2 retorna na Arábia Saudita para o primeiro de seus dois últimos finais de semana de corrida, após uma longa ausência desde a Rússia em setembro. O P Zero Amarelo médio e os compostos P Zero Roxo supermacios foram escolhidos, também sendo a combinação mais comumente usada este ano. Oscar Piastri, da Prema (confirmado como piloto reserva da Alpine na F1 no próximo ano), atualmente lidera a classificação com 36 pontos em relação a Guanyu Zhou, da Uni-Virtuosi, recentemente anunciado como piloto da Alfa Romeo para 2022. Como de costume, os pilotos de F2 têm seis conjuntos de pneus no total (quatro médios e dois supermacios) disponíveis para as três corridas do fim de semana. Eles podem usar a alocação de pneus na ordem que quiserem durante o fim de semana.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI
“Jeddah é provavelmente a maior incógnita que enfrentaremos durante todo o ano, já que a pista foi concluída muito perto da corrida. Como resultado, só podemos contar com simulações da F1 e das equipes, junto com outras informações que coletamos, para chegar à nossa indicação. Este circuito de rua parece ser bem diferente de qualquer outra coisa, e as altas velocidades com curvas rápidas obviamente terão um papel importante na maneira como os pneus se comportam. Jeddah tem mais curvas do que qualquer outra pista do calendário e uma delas – a Curva 13 – também tem inclinação de 12 graus, portanto, há muitos elementos diferentes que manterão os pneus trabalhando duro”.

AS - www.autoracing.com.br

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