Jackie Stewart: Vettel não é um dos grandes da Formula 1

quarta-feira, 17 de outubro de 2012 às 17:12
Jackie Stewart

Jackie Stewart

Sir Jackie Stewart acredita que Sebastian Vettel precisa provar-se longe dos carros de Adrian Newey antes de ser considerado um “grande” da F1, mas sugere que o alemão seria louco de ir para a Ferrari agora…

O três vezes campeão mundial de F1, Jackie Stewart, acredita que Sebastian Vettel ainda tem algum caminho a percorrer antes que possa ser considerado um gigante do esporte, apesar da possibilidade do alemão empatar em títulos com o escocês nesta temporada.

Os três títulos mundiais de Stewart foram conquistados num período de cinco anos, entre 1969 e 1973, mas ele já estava na F1 por quatro anos antes de seu primeiro título. Vettel, por outro lado, pode garantir o seu terceiro campeonato na mesma quantidade de anos, tendo feito sua estréia na F1 em 2007, mas Stewart acha que ele ainda precisa provar a si mesmo na adversidade, antes que possa ser considerado entre os grandes nomes da Formula 1.

“Se você tem um carro superior, é relativamente fácil ganhar o campeonato”, disse o escocês à BBC: “Eu tenho o maior respeito por Sebastian, mas você não pode tirar o fator Adrian Newey da equação. Para realmente mostrar que você é um dos maiores, você tem que vencer quando você não tem a melhor máquina.”

Vettel no entanto, pode dizer que, pelo menos durante parte de 2012, ele não teve um carro melhor que a McLaren MP4-27 e que a Ferrari.

Depois do fim de semana do GP da Coreia, no entanto, o alemão voltou para a ponta da classificação tendo vencido três corridas seguidas, ao exibir uma clara vantagem de desempenho de seu RB8 retrabalhado nos mínimos detalhes.

“Eu sou um grande fã de Sebastian Vettel,” insistiu Stewart: “Ele dominou completamente o GP da Coreia e guiou de forma muito madura para alguém de 25 anos. Foi mais do que impressionante, mas liderado por Adrian Newey, a Red Bull se recuperou de um começo lento de temporada e agora tem um equipamento superior. Vettel estabeleceu-se como o favorito e Alonso está agora com um pé atrás.”

O aparente domínio da Red Bull é tal, que Stewart não acredita que Vettel vá para a Ferrari em 2014. Sugestões de que o acordo do alemão com a Ferrari teria cláusulas de desempenho que precisariam ser alcançadas pela Scuderia, agora parecem bastante difíceis. Em vez disso, a Red Bull tem necessidade de atingir padrões prescritos a fim de manter Vettel sob contrato até o último ano de seu acordo atual.

“Ele seria louco de deixar a Red Bull no momento”, disse Stewart sobre o alemão, “Eu sei que faria uma diferença em seu salário base, mas ele está na melhor posição para vencer corridas.”

“Ele ganhou 25 corridas e vai bater meu recorde antes do final da temporada, mas ele só tem 25 anos ainda e muito tempo pela frente.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.