Investidores deverão questionar a CVC sobre o escândalo da Formula 1

terça-feira, 30 de agosto de 2011 às 12:43
f111-gp-belgica-spa-largada350Os investidores da CVC, proprietária da Fórmula 1, deverão fazer perguntas em uma reunião que será realizada em breve, relatou o Financial Times.
Um “grande investidor europeu”, preocupado com o caso do suborno de Gerhard Gribkowsky envolvendo Bernie Ecclestone, confirmou que fará algumas dessas perguntas na reunião de setembro. Outro disse que espera que os investidores “bombardeiem” o conselho da CVC com suas preocupações.
“Todo grande investidor tem isso em seu radar e vai querer respostas para duas perguntas: você sabia algo sobre o que estava acontecendo, e, se não, que mudanças fez na companhia após a descoberta?” disse ele.
O Financial Times afirmou que os investidores estão particularmente preocupados com o modo como o diretor da Fórmula 1 da CVC, Donald Mackenzie, lidou com o caso. “Um grupo de investimento maior e mais institucionalizado teria lidado com isso mudando o gerenciamento da Fórmula 1 e se comunicando abertamente”, acrescentou a fonte.
O caso do suborno provocou questões mais amplas sobre a legitimidade da compra dos direitos comerciais do banco BayernLB por parte da CVC há cinco anos atrás. O chefe financeiro do banco alemão, Stephan Winkelmeier, insiste que a venda foi auditada.
“Até agora, aqueles cheques não reveleram nenhum problema, e mostraram que a venda foi realizada adequadamente, de acordo com o regulamento do banco e com um preço que estava de acordo com as expectativas”, disse ele.
Contudo, a ex-proprietária Constantin Medien – antiga EM.TV – abriu um processo alegando que os direitos foram subvalorizados em meio à venda para a CVC. Entretanto, o chefe executivo da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, sugerindo que a Constantin Medien está querendo um acordo fora dos tribunais, insistiu ao jornal The Independent que a CVC pagou um preço muito bom.
“Eles não compraram as ações abaixo do valor, foi o oposto – quatro ou cinco pessoas ofereceram consideravelmente menos. Poderia ter ocorrido uma grande discussão com as equipes”, afirmou ele.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.