Indy não culpa inclinação de Las Vegas por morte de Wheldon

Indy11-wheldon-kanaan-indianapolisBrian Barnhart descartou que a inclinação da pista de Las Vegas seja responsável pelo acidente que matou Dan Wheldon no último dia 16 de outubro. Circuitos ovais de 1,5 milha com tais características têm sido alvo de intenso estudo por parte da Indy, que reluta em divulgar seu calendário para 2012 a fim de garantir total segurança nesses locais.

Segundo o presidente de operações da categoria, o fato dos pilotos poderem acelerar a pleno durante todo o tempo em toda a extensão da pista é um fator muito mais decisivo. “Cada pista deve ser tomada em consideração numa base individual, e não simplesmente pela inclinação”, disse ele. “IndyCar e Champ Car realizaram com sucesso muitas corridas ao longo dos anos em pistas com inclinação”.

“Devido em parte à geometria total da pista, cada uma tem suas próprias rotas originais ao redor do circuito que otimizam os recursos de velocidade e movimentação. A maioria das pistas têm um número limitado de ranhuras, o que restringe o comportamento dos pilotos naturalmente agressivos e deixa a localização do carro de um concorrente mais previsível. O exame de vídeo de Las Vegas mostra disputas lado a lado, o que é normal em ovais inclinados”, prosseguiu.

“Essa capacidade de movimento quase ilimitado na pista sem a restrição natural das ranhuras deve ser atribuído à geometria da pista. Estes movimentos não só permitem o aumento do contato de carro com carro, mas torna mais difícil para os pilotos de preverem o movimento dos outros pilotos em torno deles”, finalizou Barnhart.

A Indy formou um comitê técnico composto por seus funcionários, engenheiros de equipe e representantes da Dallara, para concentrar-se nas considerações aerodinâmicas e mecânicas relacionadas a corridas em circuitos ovais de 1,5 milha e com alto grau de inclinação. Las Vegas já está fora do calendário de 2012, mas a pista do Texas deverá se fazer presente se todas as arestas forem aparadas.

EB – www.autoracing.com.br

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