Indy – Castroneves sobe para 3º no campeonato após Toronto

domingo, 8 de julho de 2012 às 21:07

indy12-castroneves barber-350Após concluir o Honda Toronto Indy Grand Prix na 6ª posição, Helio Castroneves pôde comemorar a conquista de mais uma posição no IZOD IndyCar Series. Com dez etapas disputadas e faltando cinco para seu término, o piloto do Team Penske manteve suas linha ascendente a partir de uma estratégia de muita economia de combustível para evitar um terceiro pit stop nas voltas finais.

Caracterizada normalmente pelo grande número de bandeiras amarelas, a corrida canadense deste ano teve apenas três. Isso acabou por dificultar o trabalho do brasileiro, uma vez que seu planejamento de corrida contava com um maior número de interrupções para aproveitar os jogos pneus que soube economizar durante o final de semana.

O fato de a primeira amarela ter ocorrido na volta 24, fez com que Castroneves retardasse ao máximo a sua parada e assim o fez na 26ª volta. Antes disso, era o 5º, mas retornou à pista em 15º. Na recuperação, voltou a se posicionar em 5º, posição que acabou perdida no segundo e último pit (volta 54).

A contar pela estratégia até então adotada, caberia ao piloto do Dallara DW12 Chevrolet #3 parar pela terceira vez em torno da 80ª volta. Mas ele soube reconquistar posições (na volta do segundo pit estava em 13º) sem, contudo, se envolver em acidentes ou forçar o equipamento. Essa habilidade foi decisiva na volta 82, quando conseguiu escapar, sem danos, de dois acidentes que aconteceram ao seu redor, quase que simultaneamente.

“Foi um dia bastante positivo porque o 6º lugar foi um resultado obtido de maneira muito consistente e avançamos mais uma posição no campeonato”, disse Castroneves, que ressaltou o fato de ter optado por uma tocada mais conservadora no final. “Nossa opção por não fazer um terceiro pit foi decisiva para o resultado, mas por outro lado me deixou sem condições de atacar muito, justamente pela necessidade de ter pneus até o fim. Mas acho que valeu demais e estamos na briga”, concluiu.

Com os 28 pontos conquistados na corrida canadense, Helio Castroneves soma, agora, 289 pontos, contra 335 do líder Ryan Hunter-Reay (vencedor em Toronto) e 301 de Will Power. Sempre lembrando que cada corrida tem 53 pontos em jogo. A próxima será no dia 22 de julho, no circuito misto do aeroporto de Edmonton, também no Canadá.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.