Indy – Castroneves prepara estratégia ousada em Mid-Ohio

sábado, 4 de agosto de 2012 às 17:20
Hélio Castroneves

Hélio Castroneves

Em razão de um sábado marcado por diversas ocorrências, Helio Castroneves largará neste domingo, 5, em 23º lugar no grid da 12ª etapa do IZOD IndyCar Series, que será disputada a partir das 14h00 no Mid-Ohio Sports Car Course. Essa posição de partida é principalmente em função da troca do motor Chevrolet, o que lhe valeu uma punição de 10 posições por ser efetuada antes do complemento das 1.850 milhas exigidas pelo regulamento para o propulsor substituído. Mas esse não foi o único fator.

Depois de cumprir as atividades da sexta-feira ainda se convalescendo de uma gripe, o piloto do Team Penske acordou bem melhor e continuou seu trabalho de acerto no Dallara DW12 Chevrolet #3 no Practice 2. Essa tarefa foi interrompida, contudo, em razão de um acidente provocado pelo piloto inglês da A.J, Foyt Racong, Mike Conway, que deixava o pit, enquanto o brasileiro estava numa volta rápida (Veja o vídeo a partir de 1min40s).

A manobra de Conway foi confusa, pois na ânsia de deixar o caminho livre, acabou fechando a trajetória do vice-líder do campeonato e provocando o acidente. O resultado foi um tranco violento do volante e uma contusão na mão esquerda de Castroneves. Examinado pelos médicos da IndyCar, a suspeita de fratura do pulso foi imediatamente afastada e ele pôde participar normalmente do Qualifying.

Nessa prática para a formação do grid, Castroneves ficou em 7º na disputa da primeira fase, o que lhe conferiria a 13ª posição. Entretanto, apoiado na necessidade por um motor mais potente e as características do circuito misto permanente, o Team Penske optou pela troca do motor e o consequente deslocamento para a penúltima fila do grid.

“Nossa performance durante o dia foi boa, principalmente porque conseguimos avançar bastante no acerto do carro, compensando o treino perdido na semana passada aqui em Mid-Ohio. A batida com o Conway foi uma pena, pois ele na verdade estava tentando me ajudar, abrindo caminho, e acabou se atrapalhando. Acontece, fazer o que, né? No meu grupo do Qualifying, faltou só um ‘pelinho’ para a gente disputar a fase seguinte. Então, estamos no caminho certo”, comentou.

Sobre as condições para a corrida, Castroneves adiantou que “minha mão está legal, a gripe passou e o fato de largar em 23º não é legal, obviamente, mas também não é o fim do mundo em se tratando de Mid-Ohio, pois aqui tem muito lugar para passar e vamos trabalhar, claro, com um estratégia diferente e bem ousada”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.