Herbert vê Mercedes forte para 2026, mas alerta sobre rivais
domingo, 8 de fevereiro de 2026 às 9:55O ex-piloto de Fórmula 1 Johnny Herbert revelou que sua sensação inicial aponta para uma Mercedes forte na preparação para a temporada 2026. Ainda assim, ele deixou claro que não descarta Red Bull e Ferrari da disputa.
As novas regras de unidades de potência fazem muitos enxergarem a Mercedes como favorita antecipada. O motivo principal é o domínio absoluto da fabricante alemã quando a era turbo-híbrida começou, em 2014.
Entre 2014 e 2021, a Mercedes conquistou oito títulos consecutivos de construtores. No entanto, esse domínio terminou com a introdução dos carros de efeito solo.
Mesmo assim, a equipe de Brackley chamou atenção no recente shakedown de cinco dias em Barcelona. Ao todo, completou 502 voltas, mais do que qualquer outra equipe.

Ferrari também mostra sinais encorajadores
Apesar do destaque da Mercedes, a Ferrari também apresentou indicadores positivos. A equipe italiana planeja introduzir várias atualizações no primeiro teste de três dias no Bahrain.
Além disso, Lewis Hamilton registrou a volta mais rápida em Barcelona. Ao mesmo tempo, a Scuderia terminou o teste como a segunda equipe com maior número de voltas completadas.
Esses dados sugerem uma base sólida. Contudo, transformar desempenho de testes em ritmo real de classificação e corrida continua sendo o grande desafio da Ferrari.
Red Bull chama atenção com novo motor
Na visão de Herbert, a Red Bull também não pode ser ignorada. O novo motor da equipe gerou comentários positivos no paddock durante o shakedown oficial.
Inclusive, George Russell destacou a boa impressão deixada pela unidade de potência desenvolvida internamente pela equipe de Max Verstappen e Isack Hadjar.
Mesmo assim, permanecem dúvidas importantes. A principal delas envolve como a Red Bull vai se comportar assumindo, pela primeira vez, o papel de fornecedora do próprio motor.
Herbert prega cautela sobre hierarquia
Ao avaliar o cenário geral, Herbert reforçou que ainda é cedo para cravar qualquer hierarquia.
“Acho que é cedo demais para dizer onde todo mundo está. Algumas pessoas estão passando por problemas que terão de resolver. Tenho certeza de que todos passaram por questões ao longo dos dias de teste que fizeram”, disse Herbert.
“E, como sempre, não saberemos até chegarmos à primeira corrida. Sempre vai existir um pouco de desconhecido.”
O britânico destacou que os rumores indicam a Mercedes como referência inicial.
“Os rumores têm sido de que é a Mercedes de novo, porque eles estão apenas dando voltas e mais voltas.”
Por outro lado, ele lembrou que a Red Bull também acumulou muita quilometragem.
“Mas a Red Bull também fez isso e, na verdade, foi muito, muito bem. Então, nós não sabemos.”
Herbert acredita que a disputa vai depender de três fatores principais.
“Acho que haverá equipes como a Mercedes, que certamente se prepararam muito, muito bem para isso.”
“Mas também vai depender de como a Red Bull conseguirá se adaptar com essa unidade de potência e de como a Ferrari, potencialmente, como sempre parece fazer, se coloca em posição de voltar a vencer, mas nunca acontece de fato.”
O ex-piloto citou exemplos recentes para justificar sua cautela.
“Lembre do ano passado. Acho que nos últimos dois anos, especialmente no ano passado, eles [Ferrari] acabaram sendo os segundos mais rápidos nos testes e depois isso nunca se transformou em algo durante a temporada.”
Por isso, Herbert conclui que testes exigem interpretação cuidadosa.
“Então, testes são sempre difíceis, mas minha sensação é que, provavelmente, a Mercedes ainda parece forte.”
comentar formula 1, f1, ferrari f1, johnny herbert, lewis hamilton, max verstappen, mercedes f1, noticias f1, red bull f1, temporada 2026 F1, testes barcelona f1, Unidades de Potência F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
