Hannah Schmitz explica estratégia vencedora de Verstappen

quinta-feira, 4 de agosto de 2022 às 9:36

Hannah Schmitz

Hannah Schmitz, da Red Bull, detalhou como as decisões estratégicas da equipe deram a vitória a Max Verstappen no GP da Hungria.

O impressionante triunfo de Verstappen em Hungaroring saindo do 10º lugar no grid lhe permitiu ampliar sua vantagem no campeonato para 80 pontos.

Red Bull e Ferrari seguiram caminhos diferentes com a estratégia; a primeira largou com pneus macios e a segunda com os médios.

Com Verstappen conseguindo progredir rapidamente, a decisão de fazer o undercut contra os líderes eventualmente o colocou na liderança.

Schmitz explicou que a opção de largar com pneus macios se deveu em parte aos comentários dos pilotos nas voltas de formação do grid.

“Como nós estávamos largando fora de posição, uma das estratégias mais ‘clássicas’ é largar com o pneu mais duro e ficar muito mais tempo na pista, particularmente com as ultrapassagens sendo difíceis na Hungria”, disse Schmitz no programa Any Driven Monday da Sky Sports.

“Porém, nós também havíamos conversado bastante antes da corrida sobre as condições. Se estivesse um pouco úmido e bem frio, iríamos considerar o pneu macio como a alternativa porque poderia ser melhor naquelas condições”.

“Então, nas voltas de formação do grid, ambos os pilotos reclamaram muito da falta de aderência, apesar de já terem o pneu macio”.

“Nós tivemos uma longa discussão sobre isso – com Christian (Horner) também – e decidimos trocar para os pneus macios. Também havia um pouco de chuva no ar, portanto realmente era o melhor pneu para aquelas condições”.

“Nossa preocupação era se poderíamos progredir o suficiente naquele primeiro stint para fazer valer a pena, mas obviamente ambos os pilotos conseguiram um ótimo progresso”.

A prova talvez será lembrada pela estratégia de pneus da Ferrari, que muitos comentaristas e pessoas da Fórmula 1 consideraram incorreta.

Tendo utilizado dois jogos de médios, eles decidiram reagir à tentativa de undercut de Verstappen chamando Charles Leclerc para os pits.

A decisão de colocar os pneus duros se mostrou desastrosa, pois Leclerc perdeu tempo e posições devido às dificuldades com o aquecimento dos pneus e despencou para sexto.

“Eu acho que foi uma corrida realmente interessante para um estrategista porque nós tivemos de adotar muito da estratégia ‘clássica’, tentando fazer o undercut funcionar, o que foi empolgante comparado a um pit-stop ou algo assim”, acrescentou Schmitz.

“Eu acredito que, por ter largado com os pneus médios e usado dois jogos de médios, a Ferrari só tinha os duros ou os macios naquele ponto”.

“Para eles, talvez tenha sido uma decisão mais complicada naquela situação. Felizmente, como nós largamos com os macios, tínhamos dois jogos de médios para o resto da prova, e eles acabaram sendo de longe os melhores pneus na corrida”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.