Hamilton larga em último na corrida curta de SP após punição

sábado, 13 de novembro de 2021 às 14:15

Lewis Hamilton – Interlagos 2021

Lewis Hamilton iniciará a corrida curta de classificação no GP de São Paulo no sábado em último, depois de o DRS no seu carro Mercedes ter infringido os regulamentos técnicos, segundo avaliação dos comissários.

Hamilton estava destinado a ocupar o primeiro lugar do grid para a corrida de 24 voltas de sábado, após uma impressionante exibição na classificação, que o viu terminar quatro décimos à frente do líder do campeonato mundial, Max Verstappen.

No entanto, o Delegado Técnico da FIA, Jo Bauer, encontrou algo de errado com o Sistema de Redução de Arrasto no carro da Mercedes de Hamilton, após a ação de sexta-feira à tarde em Interlagos.

O DRS de Hamilton foi alegadamente aberto além do intervalo permitido, e assim reduziu o arrasto, aumentando ao mesmo tempo a velocidade máxima. Depois de analisar o assunto, os comissários descobriram que o carro de Hamilton violou de fato o Artigo 3.6.3 do Regulamento Técnico da Fórmula 1 de 2021.

Os comissários sublinharam que testaram o sistema DRS “empurrando um calibre de 85mm contra a folga com uma carga máxima de 10N (dez newtons.) Se o calibre passasse disso, então o carro falharia no teste. Neste caso, o calibre não passaria na seção interior da asa, mas sim na seção exterior da asa. Este teste foi repetido quatro vezes com dois calibres diferentes, uma vez feito na presença dos comissários e representantes do concorrente”.

Enquanto a Mercedes afirmava que a asa tinha sido desenhada conforme delineado pelos regulamentos técnicos, os comissários declararam que era claro que “a deflexão adicional se devia ao jogo adicional quer no DRS ou nos pivôs no final, ou alguma combinação ou outra falha no mecanismo, ou montagem incorreta das peças”.

Acrescentou que o mesmo desenho tinha sido testado ao longo da temporada de 2021 e aprovado sem complicações. Após examinar o desenho da área do carro em questão, os comissários dizem que não há dúvida “que a falha no teste indica qualquer intenção de exceder a dimensão máxima quer por ação quer por desenho”.

A decisão acrescenta ao que já foi um fim de semana complicado para Hamilton, que terá uma penalização separada de cinco lugares no grid para o GP de domingo, depois da Mercedes ter mudado o seu motor antes do fim de semana da corrida.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.