Hamilton e Wolff surpresos com a possibilidade da volta de Masi

segunda-feira, 16 de maio de 2022 às 13:30

Como o Autoracing publicou anteontem, Mohammed Ben Sulayem não descartou o retorno de Michael Masi à Fórmula 1 como diretor de corrida.

Diz-se que Sir Lewis Hamilton e a equipe Mercedes estão surpresos com a possibilidade de que Michael Masi possa um dia retornar como diretor de corrida depois que o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, sugeriu sua reintrodução.

Masi foi removido antes da temporada de 2022 após a corrida final de 2021 em Abu Dhabi, que viu Masi tomar uma sucessão de decisões fora do regulamento que levaram a perda do oitavo título de Lewis Hamilton.

Em resposta, foi realizada uma revisão sobre o incidente, e o Emirado, que assumiu o lugar de Jean Todt, anunciou que Masi tinha sido culpado por várias decisões erradas culminando com a de Abu Dhabi e, portanto, seria substituído por uma combinação de Niels Wittich e Eduardo Freitas, que estão se revezando no cargo.

Hamilton e o chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, ficaram “desiludidos” com a Fórmula 1 após a decisão de Masi no ano passado, e o austríaco recentemente o descreveu como uma “deficiência do sistema”, acusando-o de ser “desrespeitoso” com os pilotos e tender a “ abuso” contras organizadores e promotores de corridas de F1.

Michael Masi ainda tem um lugar na FIA, e Ben Sulayem confirmou que, caso Masi precise ser chamado, ele será considerado.

“Michael está lá e podemos usá-lo”, disse ele ao Daily Mail.

“Eu não disse que estávamos nos livrando dele, eu disse que poderíamos usá-lo.”

“Nossa estrutura de corrida estava errada organizacionalmente, deficiente”, explicou Ben Sulayem.

“E embora tenhamos trazido dois novos diretores de corrida, eu não diria que estamos bem ainda, precisamos de mais.”

“Não é como ir a um supermercado e pedir mais comissários, você precisa de pessoas firmes e justas, pessoas tolerantes.”

“Estou pensando, por exemplo, em trazer co-pilotos de rally, que têm muitas habilidades multitarefas que são necessárias, e treiná-los.”

A “rotatividade” de funcionários que estavam em contratos temporários foi citada como mais um motivo para os eventos caóticos no Circuito Yas Marina em dezembro, e Sulayem gostaria de contratar mais pessoal em tempo integral, incluindo outro diretor de corrida.

“Precisamos de uma campanha de recrutamento”, disse Ben Sulayem.

“Essa falta de pessoas na FIA precisa ser resolvida. Eu gostaria de ver um mínimo de três diretores de corrida, idealmente até o início do próximo ano.”

O Sportsmail disse que Hamilton está “surpreso” com a notícia de que Masi pode estar na fila para um retorno, enquanto Ben Sulayem supostamente “não quer uma briga” e “está simplesmente com o objetivo de restaurar a FIA à sua posição de direito.”

Há rumores no paddock que Hamilton estaria sendo perseguido pela FIA de Ben Sulayem por seu ativismo a favor dos direitos humanos e por ter sido um dos líderes entre os pilotos que não queriam correr na Arábia Saudita. E essa teria sido a razão para a repressão repentina das joias após o regulamento que as proíbe há 17 anos, mas nunca havia sido imposta antes pela FIA.

Um fisioterapeuta de uma das equipes de Fórmula 1 que preferiu não se identificar, disse que “aquele piercing de Lewis no nariz dele é como um mini-botão que foi cravado ali e não representa perigo nenhum, nem para ele e nem para terceiros.”

Normalmente, a Fórmula 1 Management (FOM), a FIA e as próprias equipes estão envolvidas na maior parte da tomada de decisões no esporte – e Ben Sulayem supostamente quer lembrar a todos que é ele quem está no comando.

“Nos últimos anos, a FIA foi ‘marginalizada’ e Ben Sulayem quer devolvê-la ao seu antigo papel”, disse outra fonte ao Sportsmail.

“Ele não quer nada para si mesmo, financeiramente ou de qualquer outra forma. Ele sente que Toto tinha poder demais.”

Com Wittich presidindo as quatro primeiras rodadas da temporada, Freitas deve assumir as rédeas no GP da Espanha deste fim de semana.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.