Domenicali pede punições “esportivas” para o teto orçamentário

terça-feira, 18 de julho de 2023 às 9:43

Stefano Domenicali e Mohammed Ben Sulayem

Stefano Domenicali pediu para as equipes de Fórmula 1 receberem punições esportivas por violar o teto orçamentário ao invés de sanções técnicas ou financeiras.

Em 2022, a Red Bull foi multada em $7 milhões e perdeu 10% de seu tempo de desenvolvimento em túnel de vento e CFD por exceder o limite de gastos na temporada 2021.

Atualmente, a FIA está analisando os relatórios de 2022 das equipes, com o processo sendo acelerado depois que a controvérsia da Red Bull ofuscou a segunda metade da temporada passada.

Algumas equipes acreditam que as sanções da Red Bull foram comparativamente “leves”, e Domenicali acha que ajustes mais duros são necessários em caso de alguma infração.

A FIA tem punições esportivas previstas, incluindo tirar pontos no campeonato, banimento de sessões durante os GPs, advertências ou até mesmo uma redução do teto do ano seguinte para compensar o gasto excessivo.

“Eu gostaria que a penalização fosse esportiva em caso de infração, é algo que nós pedimos muito claramente”, declarou Domenicali ao site Autosport.

“Há três regulamentos a serem respeitados: esportivo, técnico e financeiro. Quaisquer violações devem ser punidas com medidas esportivas. Você não pode seguir outras direções”.

Devido à complexidade do regulamento financeiro, é necessário muito trabalho para analisar os relatórios de todas as 10 equipes e a FIA só anuncia o resultado após a conclusão de todo o processo.

“O controle está nas mãos da FIA”, acrescentou Domenicali. “Pessoalmente, o que eu pedi foi para antecipar ao máximo a publicação das investigações realizadas pelo pessoal da FIA”.

“Porém, só digo isso visando evitar o surgimento de especulações e comentários que não são bons para ninguém”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.