Gran Turismo – Cláudio Ricci e Rafael Derani vencem segunda consecutiva

sábado, 1 de setembro de 2012 às 17:29
Ricci e Derani em 2012

Ferrari de Ricci e Derani

A corrida 1 da quinta etapa da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo teve a vitória da dupla Cláudio Ricci e Rafael Derani, de Ferrari F458, em Guaporé, no Rio Grande do Sul, na tarde deste sábado (1). Em segundo, os líderes da GT3 Duda Rosa e Cleber Faria, de Mercedes-Benz SLS AMG e completando o grupo dos três melhores Valdeno Brito e Constantino Jr, de BMW Z4. Corrida desde domingo (2), com transmissão ao vivo da RedeTV e PortalGT.com.br será às 11h56.

O gaúcho Cláudio Ricci fez questão de ressaltar o trabalho feito pela equipe após a vitória. “A gente sabia que ia ser uma corrida disputada, a classificação e os treinos livres mostraram isso. Sabíamos também que as Mercedes viriam rápido e forcei o que pude para abrir um pouco e deu certo. O nosso trabalho foi importante e fundamental”, completa o piloto.

“O Rafael fez uma grande pilotagem e saímos com a vitória, estou bastante feliz”, encerra Ricci. Para Derani, a luta agora é manter o ritmo em busca do título. “Sofremos no início da temporada, mas desde o Rio estamos onde sempre deveríamos estar. Duas vitórias na sequência e amanhã outra corrida onde vamos largar bem”, explica Rafael.

“A diferença para o líder não é grande e ainda temos bastante disputa até o final do ano, mais um descarte pela frente e continuamos fazendo o nosso melhor. A corrida hoje foi excelente e vamos continuar forçando”, encerra Rafael. Segundo colocado na pista, mas líder no campeonato, Duda Rosa disse que o tráfego acabou atrapalhando um pouco o desempenho na prova.

“Foi uma largada bem apertada. A ideia era tentar superar o Ricci de cara, mas não conseguimos. Demos o máximo que foi possível, mas mesmo assim ele foi abrindo. Algumas voltas depois o Renan veio forte e não consegui segurá-lo, mas recuperamos a posição depois. Uma pena o tráfego que acabou atrapalhando um pouco, mas para o campeonato foi bom”, declara Rosa.

“A corrida foi legal”, diz Cleber Faria. “A equipe está de parabéns pelo trabalho e esforço. Achamos o ajuste do carro, mas como o Duda disse fomos prejudicados um pouco com o tráfego, mas é isso, temos que continuar focando no campeonato que foi ótimo”, destaca Faria. Valdeno Brito e Constantino Jr, de BMW Z4, tiveram a mesma opinião sobre o resultado: “foi o que deu para fazer”.

“Nosso carro se comportou bem dentro de nossas limitações. Somos muito lentos de reta, mas fizemos uma corrida sem erros. Chegamos ao pódio largando na oitava colocação, fiz minha parte, o Constantino foi perfeito e é o que podemos fazer com o carro que temos hoje”, diz Valdeno. “O resultado foi bom, sinceramente eu não esperava saindo da oitava colocação”, completa Constantino.

1ª Corrida – Gran Turismo

1º) 3 – R.Derani/C.Ricci (FE, SP/RS), 43 voltas em 50:35.157 (média de 157,08 km/h)
2º) 30 – C.Faria/D.Rosa (MB , SP/RS), a 1.171
3º) 1 – V.Brito/Constatino Jr (BM , PA/SP), a 15.055
4º) 0 – C.Bueno/C.Dahruj (BM , SP/SP), a 32.736
5º) 20 – F.Ebrahim/W.Ebrahim (AU , PR/PR), a 38.159
6º) 22 – P.Bonifacio/S.Jimenez (MB , SP/SP), a 1:03.603
7º) 105 – V.Faria/R.Guerra (MB , SP/SP), a 1 volta
8º) 15 – F.Tozzo/R.Mascarello (FE , SC/MT), a 1 volta
9º) 18 – A.Buneder/R.Sandoval (LA , RS/SP), a 2 voltas
10º) 46 – C.Kray/A.Toso (LA , RS/RS), a 2 voltas
11º) 4 – F.Roso/V.Roso (FE , RS/RS), a 2 voltas
12º) 10 – C.Almeida/P.Ventura (LA , RS/RS), a 3 voltas
13º) 75 – H.Assunção/R.Kastropil (LA , SP/SP), a 3 voltas
14º) 16 – M.Hahn/A.Khodair (LA , SP/SP), a 14 voltas

Classificação GT3
1 – Duda Rosa/Cleber Faria – Mercedes-Benz SLS AMG – 117;
2 – Cacá Bueno/Cláudio Dahruj – BMW Z4 GT3 – 108 pontos;
3 – Allam Khodair/Marcelo Hahn – Lamborghini LP600+ – 98;
4 – Renan Guerra/Vanuê Faria – Mercedes-Benz SLS AMG – 92;
5 – Cláudio Ricci/Rafael Derani – Ferrari 458 – 89;
6 – Valdeno Brito/Constantino Júnior – BMW Z4 GT3 – 85;
7 – Sérgio Jimenez/Paulo Bonifácio – Mercedes SLS AMG – 84;
8 – Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim – Audi R8 LMS – 73;
9 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarelo – Ferrari F430 – 48;
9 – Andersom Toso/Carlos Kray – Lamborghini LP520 – 48;
11 – Ronaldo Kastropil – Lamborghini LP600 – 39
12 – Fernando Poeta – Lamborghini LP560 – 37;
13 – Cristiano Almeida/Pierre Ventura – Lamborghini LP520 – 32;
14 – Guilherme Figueiroa/Júlio Campos – Lamborghini LP600 – 28;
15 – Henrique Assunção – Dodge Viper Competition Coupé – 25;
15 – Roger Sandoval – Lamborghini LP560 – 25;
17 – Ramon Matias – Dodge Viper Competition Coupé – 20;
17 – Felipe Roso/Vinícius Roso – Ferrari F430 – 20;
19 – Fernando Croce/Fernando G. Croce – Corvette Z06R – 19;
20 – Bruno Garfinkel – Lamborghini LP600 – 16;
21 – Popó Bueno/Marcelo Franco – Ford GT – 11;
22 – Walter Derani – Ferrari F430 – 11;
23 – Fernando Fortes – Dogde Viper Competition Coupé – 10
24 – Renato Cattalini – Dodge Viper Competition Coupé – 9;
25 – Lorenzo Varassin – Dodge Viper Competition Coupé – 8;
26 – Alexandre Buneder – Lamborghini LP560 – 7;

Lotus Evora leva a melhor na primeira corrida da GT4

Aconteceu neste sábado a primeira corrida da quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, disputada no Autódromo Internacional de Guaporé. Os vencedores da GT4 foram Leonardo Burti e Valter Pinheiro com a Lotus Evora, que ultrapassaram a Ferrari Challenge de William Freire e Duda Oliveira, nas voltas finais, e venceram a prova 1 do fim de semana. Com transmissão ao vivo da RedeTV e PortalGT.com.br, os carros da categoria retornam neste domingo (2) às 11h56..

Leonardo destacou o trabalho feito desde a última etapa para resolver os problemas de quebras seguidas na Lotus, já que o carro enfrenta dificuldades desde o começo da temporada. “O trabalho foi feito por uma equipe independente que trouxemos de fora, conseguimos arrumar o carro e foi a primeira sexta-feira que consegui treinar no ano todo, então começar de uma forma diferente e melhor, é positivo”, disse.

Sobre sua parte na corrida, Léo contou: “na largada eu pulei e passei o Alan e o William. Depois eu fiquei preso atrás da GT Premium e os dois acabaram me passando de volta. O ritmo era bom, mas depois de umas quatro voltas o carro começou a sair muito de traseira, uma coisa de assustar. Perdi mais de um segundo para o meu próprio tempo. Avisei todos da equipe e depois que o Valter saiu do box, o carro voltou ao normal. Ele fez uma grande corrida, passou todo mundo e venceu”, contou Burti.

Valter Pinheiro destacou o aprendizado que tiveram com os problemas. “É a quarta corrida que acabamos sem quebrar e é a quarta vitória. Estamos aprendendo muito. Nunca somos os mais rápidos, nunca somos pole, mas estamos no caminho certo. Nosso carro é constante, perde muito menos tempo do que os outros com pneus gastos. Vamos tirar proveito disso e queremos ganhar as próximas nove corridas que faltam”, disse o otimista Valter.

William Freire e Duda Oliveira fizeram uma prova forte e perderam a disputa pela vitória nas últimas voltas. William contou como foi o início. “A largada não foi como eu esperava. O Léo estava na minha frente, mas acabamos dividindo a primeira curva e ele levou vantagem. Depois ficou preso e eu consegui ultrapassá-lo. O Alan veio no ritmo e como somos da mesma equipe falei para ele passar. Fiquei contente com o desempenho da Ferrari aqui nas curvas de alta e amanhã tem mais”.

Duda Oliveira travou uma boa batalha com Valter Pinheiro nas últimas voltas, mas reclamou do tráfego. “Na corrida eu tive problemas com o tráfego, fiquei preso e a Lotus chegou muito rápido. O Valter acabou passando e eu consegui acompanhar ele, a diferença era mínima, mas fui novamente atrapalhado e perdi mais de três segundos. Foi a terceira prova seguida que eles nos atrapalham, então vamos tentar fugir deles nas próximas. Foi bom, segunda colocação, amanhã começa tudo de novo”, comentou Duda.

Alan Hellmeister, o pole, assumiu a culpa pela má largada e culpou o carro pela terceira colocação. “A largada foi péssima, larguei mal e eu sabia que precisava ultrapassar o Léo rápido porque o ritmo da Lotus é muito bom. Depois troquei posições com o William, mas estávamos andando igual. O rendimento ficou abaixo do que esperávamos, então vamos ver o que conseguiremos melhorar para a corrida de amanhã”, disse Alan.

Para Sérgio Laganá, o problema no desempenho do carro complicou as possibilidades na corrida. “Quando o Alan me entrou o Aston ele estava escapando de traseira e acabei rodando logo na minha primeira volta por isso. Quando estava na disputa não consegui segurar ninguém e ainda sofremos no final com outros problemas. Temos que marcar pontos amanhã e tentar nos manter sempre em segundo, já que a Lotus deve vencer todas as provas”, encerra brincando o piloto.

Resultado final da corrida 1:
1º) 6 – V.Pinheiro/L.Burti (LO , SP/SP)
2º) 8 – E.Oliveira/W.Freire (FE , SP/SP)
3º) 57 – S.Laganá/A.Hellmeister (AM , SP/SP)
4º) 11 – M.Stumpf/P.Gonçalves (BM , RS/BA)
5º) 12 – L.Cordeiro/V.Genz (BM , SP/RS)

Classificação do campeonato após nove corridas:
1 – Sérgio Laganá/Alan Hellmeister – Aston Martin Vantage – 133 pontos
2 – Valter Rossete/Fabio Greco – Ferrari F430 Challenge – 113
3 – Leonardo Cordeiro – BMW M3 – 107
4 – Eduardo Oliveira/William Freire – Ferrari Challenge – 90
5 – Matheus Stumpf/Patrick Gonçalves – BMW M3 – 85
6 – Valter Pinheiro/Leo Burti – Lotus Evora – 83
7 – Vitor Genz – BMW M3 – 72
8 – Ricardo Ricca/Cassio H. de Mello – Porsche 997 Cup GT4 – 21
9 – William Starostik – BMW M3 – 20
10 – Marçal Melo/João Gonçalves – Ginetta G50 – 13
Após problemas mecânicos Raijan e Tozzo vencem na GT Premium

A primeira corrida da quinta etapa da GT Premium teve a vitória da dupla Felipe Tozzo e Raijan Mascarello, com uma Ferrari F430. Carlos Kray e Anderson Toso, de Lamborghini LP520, chegaram em segundo e Felipe e Vinícius Roso, de Ferrari F430, completaram o pódio e representaram o Rio Grande do Sul na festa dos premiados. Com largada marcada para às 11h58 deste domingo (2), a quinta etapa da temporada terá transmissão ao vivo da RedeTV e do PortalGT.com.br.

“Realmente o fim de semana começou bem complicado”, diz Felipe Tozzo. “Tivemos problemas com o carro e não temos peças reservas já que elas ainda estão presas na alfândega. Mas, felizmente, conseguimos reparar o problema e vencemos a corrida. Só temos que agradecer a todos pelo trabalho e vamos continuar correndo e brigando pelo título”, encerra Tozzo.

“É, no Rio aconteceu tudo de errado para nós”, diz Raijan relembrando a etapa do Rio de Janeiro. “Guaporé é uma das pistas mais bonitas do Brasil e é fantástica de pilotar. Nos encaixamos bem com ela e o resultado apareceu naturalmente, apesar de ontem ter sido um dia difícil. Hoje fomos bem e vencemos, espero só conseguir fechar tudo amanhã com chave de ouro”, destaca Raijan.

Gaúcho, Andersom Toso comemorou o fato de correr em casa. “É sempre bom correr em casa. Mais perto para os Rosos do que para nós, mas somos do Rio Grande do Sul. Para nós está sendo um fim de semana bom, começou bem e hoje acabamos tendo sorte com a penalização sofrida por um outro competidor. Não encontramos o melhor ritmo na corrida, mas estamos satisfeitos”, diz.

Para Carlos Kray, foi uma grata surpresa voltar à Guaporé. “Fazia sete anos que eu não corria aqui. Temos que agradecer a todos os envolvidos por trazerem a GT para competir aqui. Na corrida fizemos o que era possível, fizemos nosso ritmo, achei que tinha um pneu furado, a Ferrari foi chegando, mas conseguimos garantir esta posição. É bem bacana estar aqui”, completa Carlos.

Na terceira colocação, os irmãos gêmeos Felipe e Vinícius Toso de Ferrari F430. “Bom início de prova, uma boa disputa entre as Lamborghinis e eu, tentei passá-los na reta e quando vi que ficaria preso atrás delas deixei o carro para o Vinícius”, diz o piloto, que completa. “Muito bom correr aqui em Guaporé, onde começamos em 1999 e competir pela GT aqui é um sonho”.

“O público, a festa, tudo muito bom. Hoje, na corrida, admito que fui vencido pelo cansaço. Quando vi a Lamborghini do Kray tentei chegar, mas não consegui atacá-la, estava muito cansado”, lamenta Vinícius. Neste domingo (2), com transmissão ao vivo pela RedeTV e PortalGT.com.br, a corrida começa às 11h56.

Resultado GT Premium
1º) 46 – C.Kray/A.Toso (LA , RS/RS)
2º) 4 – F.Roso/V.Roso (FE , RS/RS)
3º) 10 – C.Almeida/P.Ventura (LA , RS/RS)
4º) 75 – H.Assunção/R.Kastropil (LA , SP/SP)

Classificação do Campeonato:
1 – Andersom Toso/Carlos Kray – Lamborghini LP520 – 140 pontos
2 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarello – Ferrari F430 – 133
3 – Cristiano Almeida/Pierre Ventura – Lamborghini LP520 – 122
4 – Felipe Roso/Vinícius Roso – Ferrari F430 – 58
5 – Ramon Matias – Dodge Viper Competition Coupé – 48
6 – Renato Cattalini – Dodge Viper Competition Coupé – 20
7 – Lorenzo Varassin – Dogde Viper Competition Coupé – 17
8 – Henrique Assunção/Fernando Fortes – Dodge Viper Competition Coupé – 13

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.