Gran Turismo – Allam Khodair e Marcelo Hahn vencem em Campo Grande

sábado, 17 de novembro de 2012 às 20:31
Allam Khodair/Marcelo Hahn

Allam Khodair/Marcelo Hahn

Na base da superação a dupla Allam Khodair e Marcelo Hahn conquistou a vitória na corrida deste sábado do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. Após uma escapada durante o segundo classificatório, poucas horas antes da corrida, gerando, como resultado, uma Lamborghini LP600+ avariada e uma incômoda dor nas costas de Hahn, os pilotos superaram ainda o forte calor para conquistar a terceira vitória na temporada. Na segunda posição ficaram Cláudio Ricci e Rafael Derani, de Ferrari 458 Itália, com Sérgio Jimenez e Paulo Bonifácio, de Mercedes-Benz SLS AMG, fechando o grupo dos três melhores. Neste domingo (18), às 13h30, horário local, com transmissão da RedeTV e do SporTV acontece a prova de encerramento da etapa.

Após o susto e a vitória, Marcelo Hahn explicou o que houve no treino pela manhã. “Eu tinha visto na telemetria que o Allam fazia a Curva 1 de uma forma diferente do que eu, assim tentei fazer igual, acabei pegando sujeira e fui direto na proteção da pista a mais de 100km/h. Foi um susto grande, senti uma dor forte na coluna, mas a equipe médica me atendeu bem e estou ótimo”, diz Marcelo.

Largando na frente, Khodair falou sobre a dificuldade da prova. “Realmente esta vitória temos que dedicar à equipe por todo o trabalho que fizeram. O começo foi bom, abri uma vantagem para o Ricci, mas peguei sujeira. Fui ultrapassado pelo Cláudio, depois estávamos em um ritmo parecido, nós fizemos um bom pit-stop e voltamos bem na frente. Foi uma prova difícil, preocupante por causa do calor e da sujeira, mas foi uma primeira corrida perfeita”, destaca.

Agora falando da corrida, Marcelo destaca a dificuldade da corrida. “Me mantive concentrado para não errar, busquei negociar bem as ultrapassagens e consegui me livrar da perseguição do Rafael e do Boni. Não fiquei preso no trânsito e amanhã, largando em último, espero que tenhamos um pouco de sorte para conseguir um bom resultado”, encerra. Superando uma febre, Cláudio Ricci também destaca a dificuldade da prova.

“Treinamos aqui semana passada e sabíamos que seria difícil. Tentei fazer uma boa parte de corrida para dar o carro em boas condições ao Rafa, mas tivemos um problema na troca de pneus e pilotos que nos prejudicou. Temos que pensar na corrida de amanhã agora e buscar uma nova vitória na categoria”, fala Ricci. Dupla de Cláudio, Rafael Derani tentou levar a Ferrari 458 Itália da melhor maneira possível até o final.

“O carro estava muito bom durante a corrida, achei que no fim estaríamos até com mais dificuldade, mas o acerto estava certinho e fomos bem. Pena perder o tempo nos boxes, mas vim recuperando o que pude e ainda tive uma briga legal com o Boni que vinha em um ritmo muito bom, mas quando o passei vim descontando do Marcelo, mas não dava mais. A posição foi ótima para nós pensando no campeonato e isso foi mais importante”, completa.

Terceiro colocado, Sérgio Jimenez, de Mercedes-Benz SLS AMG, lamentou o início complicado em Campo Grande. “A prova não foi boa pra mim porque o desempenho do carro estava bem ruim, mas ele veio melhorando com o passar das voltas e o Boni conseguiu levar bem o carro até o final. Poderíamos ter brigado pela vitória, mas tivemos um problema e foi bom. Estamos contentes com o resultado, acima de tudo”, diz.

Concordando com o parceiro, Paulo Bonifácio falou ainda sobre a evolução do desempenho da Mercedes. “Realmente é isso que o Sérgio falou, depois que eu assumi a pilotagem a SLS estava muito boa, mas no final ainda sofri com superaquecimento e assim perdemos potência e a segunda posição. Foi uma pena, mas acabamos até tendo sorte de chegar na terceira posição devido ao problema que superamos”, completa Boni. Os carros dos sonhos retornam neste domingo, às 13h30 com transmissão ao vivo da RedeTV, SporTV e o site PortalGT.com.br

Raijan Mascarello e Felipe Tozzo vencem na GT Premium

Comemorando o resultado, Felipe falou sobre a vitória. “Nosso carro estava bom, na largada conseguimos nos manter limpos sem acidentes e como estávamos rápidos conseguimos ir à frente e conquistamos a vitória. Amanhã, em condições normais, temos grandes chances de conquistar mais um resultado positivo como este”, fala Tozzo. Dupla de Felipe na Ferrari F430, Raijan Mascarello destacou o calor em Campo Grande.

“Foi difícil pela temperatura elevada, mas como moro no Mato Grosso já estou acostumado. Recebi o carro do Felipe e apenas levei até o final. Fico feliz com a vitória e espero que neste domingo a gente possa conquistar mais uma”, encerra Mascarello.

1ª Corrida – Gran Turismo

1º) 16 – M.Hahn/A.Khodair (LA, SP/SP), 32 voltas em 50:22.240 (média de 133,56 km/h)
2º) 3 – R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 8.724
3º) 22 – P.Bonifacio/S.Jimenez (MB , SP/SP), a 11.890
4º) 20 – F.Ebrahim/W.Ebrahim (AU , PR/PR), a 20.079
5º) 1 – V.Brito/Constatino Jr (BM , PA/SP), a 26.479
6º) 0 – C.Bueno/C.Dahruj (BM , SP/SP), a 31.770
7º) 30 – C.Faria/D.Rosa (MB , SP/RS), a 1 volta
8º) 61 – F.Croce/D.Croce (CO , SP/SP), a 1 volta
9º) 15 – F.Tozzo/R.Mascarello (FE , SC/MT), a 1 volta
10º) 105 – V.Faria/R.Guerra (MB , SP/SP), a 1 volta
11º) 46 – C.Kray/A.Toso (LA , RS/RS), a 2 voltas

Melhor Volta: M.Hahn/A.Khodair, 1:25.138 (148,16 km/h)

Classificação do Campeonato – GT3
1 – Duda Rosa/Cleber Faria – Mercedes-Benz SLS AMG; 143 pontos;
2 – Cacá Bueno/Cláudio Dahruj – BMW Z4 GT3 – 135;
3 – Allam Khodair/Marcelo Hahn – Lamborghini LP600+ – 129;
4 – Renan Guerra/Vanuê Faria – Mercedes-Benz SLS AMG – 119;
5 – Sérgio Jimenez/Paulo Bonifácio – Mercedes SLS AMG – 110;
6 – Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim – Audi R8 LMS – 107;
7 – Cláudio Ricci/Rafael Derani – Ferrari 458 – 106;
8 – Valdeno Brito/Constantino Júnior – BMW Z4 GT3 – 94;
9 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarelo – Ferrari F430 – 62;
10 – Andersom Toso/Carlos Kray – Lamborghini LP520 – 59;
11 – Ronaldo Kastropil – Lamborghini LP600; 47;
12 – Cristiano Almeida/Pierre Ventura – Lamborghini LP520 – 43;
13 – Fernando Poeta – Lamborghini LP560 – 37;
14 – Roger Sandoval – Lamborghini LP560 – 35;
15 – Henrique Assunção – Lamborghini LP 600+; 33;
16 – Guilherme Figueiroa/Júlio Campos – Lamborghini LP600 – 28;
17 – Fernando Croce/Fernando G. Croce – Corvette Z06R – 27;
18 – Felipe Roso/Vinícius Roso – Ferrari F430 – 21;
19 – Ramon Matias – Dodge Viper Competition Coupé – 20;
20 – Alexandre Buneder – Lamborghini LP560 – 17;
21 – Bruno Garfinkel – Lamborghini LP600 – 16;
22 – Popó Bueno/Marcelo Franco – Ford GT – 11;
23 – Walter Derani – Ferrari F430 – 11;
24 – Fernando Fortes – Dogde Viper Competition Coupé – 10
25 – Renato Cattalini – Dodge Viper Competition Coupé – 9;
26 – Lorenzo Varassin – Dodge Viper Competition Coupé – 8;

Classificação do Campeonato – GT Premium
1 – Andersom Toso/Carlos Kray – Lamborghini LP520 – 174 pontos
2 – Felipe Tozzo/Raijan Mascarello – Ferrari F430 – 173
3 – Cristiano Almeida/Pierre Ventura – Lamborghini LP520 – 139
4 – Felipe Roso/Vinícius Roso – Ferrari F430 – 58
5 – Ramon Matias – Dodge Viper Competition Coupé – 48
6 – Renato Cattalini – Dodge Viper Competition Coupé – 20
7 – Lorenzo Varassin – Dogde Viper Competition Coupé – 17
8 – Henrique Assunção/Fernando Fortes – Dodge Viper Competition Coupé – 13

 

GT4 – Leo Cordeiro e Vitor Genz levam BMW ao topo

Aconteceu neste sábado a primeira corrida da sexta do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, disputado no Autódromo Internacional de Campo Grande. A dupla do BMW Team Brasil Leonardo Cordeiro e Vitor Genz, levou a BMW M3 de número 12 ao primeiro lugar da categoria GT4. Com isso, Leo se aproximou dos líderes do campeonato que não tiveram um bom dia e acabaram a corrida apenas na sexta colocação.

“A pista aqui é muito abrasiva, nós sofremos muito com o desgaste dos pneus na etapa do Rio de Janeiro, então desde o primeiro momento buscamos um ajuste do carro que fosse abom para a corrida. No começo eu procurei não forçar muito e segurei um bom ritmo. Nossa parada foi boa, a equipe trabalhou muito bem e isso nos trouxe a vitória”, disse Leo, que continua na vice-liderança na tabela de pontos.

Vitor Genz sofreu com a pressão de Valter Pinheiro no final, mas segurou e levou o carro para a bandeira quadriculada. “A nossa parada foi essencial. Conseguimos ultrapassar três carros na freada enquanto eles saíam do box, mas foi, sem dúvida, a corrida mais difícil do ano. Foi importante, o Leo se aproximou no campeonato e eu dos líderes, vamos continuar o nosso trabalho para conquistar o título”, contou Genz.

A Lotus Evora da dupla Leonardo Burti e Valter Pinheiro pressionou a BMW até a linha de chegada e terminou na segunda colocação. Burti não gostou do próprio desempenho na prova. “Minha corrida foi um lixo. Foi a pior da minha vida. Acabei saindo da pista, o carro estava saindo de frente e precisamos resolver isso para amanhã. No final o Valter foi bem e conseguimos o segundo lugar”, reclamou Leonardo.

O parceiro de Burti, Valter Pinheiro, reclamou da temperatura que deixou o carro no limite de funcionamento. “O carro estava equilibrado, mas andou o tempo todo em alta temperatura, então não conseguia andar perto. Quando cheguei no Genz eu não consegui passar. O carro deles é muito forte de reta e como não podia me aproveitar do vácuo, só pude pressionar. Estou preocupado com a temperatura para amanhã, quando a corrida é mais cedo”, comentou Valter.

A Ferrari Challenge de William Freire e Duda Oliveira saiu da última colocação e conseguiu terminar no pódio em Campo Grande. “Tivemos problemas de embreagem no treino classificatório e tive que largar em último. O carro era muito rápido, ultrapassei as BMW, depois o Leo Burti e os dois primeiros estavam muito longe. Mantive o ritmo e a distância em relação ao Alan e se eu tivesse conseguido fazer a tomada, poderíamos ter ganho uma posição ou quem sabe a vitória”, disse William.

Duda Oliveira saiu dos boxes e teve uma primeira volta de caos. Três carros rodaram em diferentes partes da pista, fazendo que que ele tivesse que tirar o pé e perdesse muito tempo. “Passei um monte de gente rodando, tive que tirar o pé e perdi quase cinco segundos e isso é muito tempo. Fora isso a temperatura do motor andou o tempo todo a 119 graus centígrados e todo o poder que nosso carro teria nas retas, não conseguimos aproveitar. O alarme apitava e eu achei que ia explodir o motor, mas conseguimos um pódio”, contou Duda.

Confira os seis primeiros colocados da GT4 na corrida deste sábado em Campo Grande:
1º) 12 – L.Cordeiro/V.Genz (BM , SP/RS)
2º) 6 – V.Pinheiro/L.Burti (LO , SP/SP)
3º) 8 – E.Oliveira/W.Freire (FE , SP/SP)
4º) 11 – M.Stumpf/P.Gonçalves (BM , RS/BA)
5º) 21 – F.Greco/V.Rossete (MA , SP/SP)
6º) 57 – S.Laganá/A.Hellmeister (AM , SP/SP)

Classificação do campeonato:
1 – Sérgio Laganá/Alan Hellmeister – Aston Martin Vantage – 154 pontos
2 – Leonardo Cordeiro – BMW M3 – 142
3 – Valter Rossete/Fabio Greco – Ferrari F430 Challenge – 124
4 – Eduardo Oliveira/William Freire – Ferrari Challenge – 122
5 – Matheus Stumpf/Patrick Gonçalves – BMW M3 – 118
6 – Valter Pinheiro/Leo Burti – Lotus Evora – 113
7 – Vitor Genz – BMW M3 – 107
8 – Ricardo Ricca/Cassio H. de Mello – Porsche 997 Cup GT4 – 21
9 – William Starostik – BMW M3 – 20
10 – Marçal Melo/João Gonçalves – Ginetta G50 – 13

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.