GP2 – Razia é sexto na prova 1 e abre segunda fila no domingo

sábado, 7 de maio de 2011 às 18:21

gp211-raziaA temporada 2011 da GP2 começou com uma corrida agitada, marcada por um forte acidente logo após a largada, e uma boa exibição por parte do brasileiro Luiz Razia. O baiano de 22 anos terminou em sexto, após ser jogado para fora da pista nas primeiras curvas, quando disputava a quarta colocação, e se recuperar com uma boa estratégia de pit stop.

“Larguei muito bem, mas o Filippi e o Bianchi me empurraram para fora, e não foi muito leal, isso. A regra diz que é para deixar espaço quando está emparelhado com outro carro, e isso acabou causando o acidente atrás de mim”, diz o representante do Team AirAsia, referindo-se à confusão que provocou a capotagem de Julian Leal, da equipe Rapax, que escapou ileso.

Como resultado, Razia caiu para décimo, e perdeu mais duas posições por conta do rendimento dos pneus, mas conseguiu se recuperar após a parada obrigatória nos boxes. “Quando deu a relargada, meu pneu traseiro ficou ruim e caí para 12°, quando fiz meu pit stop. Na volta, tive um carro um pouco melhor, conseguí passar quatro carros e cheguei em sexto. Poderia ser um quarto, se parasse uma volta antes”. A vitória neste sábado ficou com o francês Romain Grosjean (Dams), após suportar uma forte pressão de Sam Bird (iSport).

Por conta do grid invertido, o baiano larga em terceiro na prova deste domingo, marcada para as 5h35 de Brasília, com transmissão do SporTV. “Fiquei um pouco decepcionado com a largada, mas fizemos uma corrida brilhante, com uma estratégia boa, e a ideia é melhorar o carro para amanhã, pois hoje nós não tínhamos carro para ir ao pódio. Largando em terceiro tenho a pista limpa, mas aqui o lado interno não é tão sujo, então isso não é tão vantajoso”, completa Razia, que somou três pontos neste sábado.

A disputa deste domingo terá 120 km ou 45 minutos de duração, sem pit stops obrigatórios, com a ordem de largada determinada pelo resultado da primeira prova, sendo os oito primeiros na ordem invertida; os seis primeiros recebem pontos (6,5,4,3,2,1) e o autor da melhor volta ganha um ponto extra, caso termine entre os dez.

Resultado final da primeira bateria
1°. Romain Grosjean (FRA/DAMS), 33 voltas em 57min09s999
2°. Sam Bird (ING/iSport), a 0s332
3°. Jules Bianchi (FRA/Lotus ART), a 35s856
4°. Giedo van der Garde (HOL/Barwa Addax), a 45s933
5°. Stefano Coletti (ITA/Trident), a 52s280
6°. Luiz Razia (BRA/Team AirAsia), a 52s866

Classificação após uma etapa
1°. Romain Grosjean, 10 pontos
2°. Sam Bird, 9
3°. Jules Bianchi, 6
4°. Giedo van der Garde, 5
5°. Stefano Coletti, 4
6°. Luiz Razia, 3
7°. Charles Pic, 2
8°. Dani Clos, 1

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.