GP2 – Gutierrez vence corrida caótica em Valencia

sábado, 23 de junho de 2012 às 15:52

GP212-gutierrez-europa-valencia350Esteban Gutierrez venceu a feature race deste sábado no circuito de rua de Valencia, a 11ª etapa da GP2, após uma prova cheia de incidentes que incluiu três períodos de safety car.

Gutierrez efetivamente venceu depois de empurrar Fabio Leimer (Racing Engineering) na última curva durante uma relargada, o que permitiu que Luiz Razia, da Arden, ultrapassasse ambos por algumas curvas, mas Gutierrez rapidamente o superou em uma freada subsequente.

O vitorioso moral foi James Calado, companheiro de equipe de Gutierrez na Lotus, que abriu 15s de vantagem na liderança em uma primeira metade de prova impecável. Mas o fato de não ter conseguido parar antes da entrada do primeiro safety car – para limpar os destroços da asa traseira de Tom Dillmann – arruinou totalmente seu trabalho duro.

Quando Calado fez seu pit-stop, no momento em que o safety car entrou pela terceira vez – para retirar o carro batido de Giancarlo Serenelli – ele caiu para décimo e acabou ficando com o nono lugar na chegada, após uma punição para Johnny Cecotto Jr. (Addax) por uma saída perigosa em sua parada.

Marcus Ericsson (iSport) terminou em segundo, depois de uma boa atuação vindo do nono posto no grid. Ele ultrapassou Razia na última curva quando restavam seis voltas para assumir a segunda colocação.

Razia chegou em terceiro após largar em 11º, com Leimer caindo para quarto, tendo perdido muito tempo em seu incidente com Gutierrez. Rio Haryanto (Carlin) ficou em quinto, à frente de Nathanael Berthon (Racing Engineering) e Max Chilton (Carlin).

O segundo período de safety car foi necessário quando Fabio Crestani (Lazarus) capotou ao ser atingido por Jolyon Palmer (iSport) na curva 10, depois que Felipe Nasr (DAMS) perdeu velocidade e causou uma confusão atrás dele. Anteriormente, Palmer havia sido tocado por Leimer e rodado na terceira curva.

Davide Valsecchi (DAMS), líder do campeonato, teve uma largada terrível e danificou sua asa dianteira, mas segurou Calado nos estágios finais para terminar em oitavo, garantindo a pole para a sprint race de grid invertido no domingo.

Classificação da prova – 28 voltas:

1. Esteban Gutierrez Lotus 1h00m31.895s
2. Marcus Ericsson iSport + 1.615s
3. Luiz Razia Arden + 6.064s
4. Fabio Leimer Racing Engineering + 6.403s
5. Rio aryanto Carlin + 6.928s
6. Nathanael Berthon Racing Engineering + 7.605s
7. Max Chilton Carlin + 8.384s
8. Davide Valsecchi DAMS + 10.573s
9. James Calado Lotus + 11.099s
10. Stefano Coletti Coloni + 15.404s
11. Simon Trummer Arden + 15.782s
12. Giedo van der Garde Caterham + 15.962s
13. Julian Leal Trident + 16.869s
14. Fabio Onidi Coloni + 17.715s
15. Stephane Richelmi Trident + 18.338s
16. Josef Kral Addax + 19.580s
17. Rodolfo Gonzalez Caterham + 22.983s
18. Daniel de Jong Rapax + 23.456s
19. Johnny Cecotto Addax + 39.627s
20. Victor Guerin Ocean + 1 volta

Abandonos:

Giancarlo Serenelli Lazarus 21 voltas
Felipe Nasr DAMS 18 voltas
Fabrizio Crestani Lazarus 17 voltas
Jolyon Palmer iSport 17 voltas
Tom Dillmann Rapax 11 voltas
Nigel Melker Ocean 1 volta

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.