Goiânia pode ter corrida mais emocionante da história do Mercedes-Benz Challenge

sábado, 5 de novembro de 2016 às 19:52
Adriano Rabelo

Adriano Rabelo

O Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, pode ser palco neste domingo de uma corrida histórica do Mercedes-Benz Challenge. A julgar pelo equilíbrio demonstrado no treino classificatório deste sábado – que terminou com seis competidores da categoria CLA AMG Cup separados por apenas 0s104 -, a penúltima etapa de 2016 tem tudo para ser a mais equilibrada da competição em todos os tempos.

A pole position ficou com o cearense Adriano Rabelo, que nos minutos finais da sessão marcou o tempo de 1min35s000. O paulista Arnaldo Diniz, líder do campeonato, será seu companheiro na primeira fila, com 1min35s037. Já o paranaense Lorenzo Varassin, sairá em terceiro com 1min35s057. E o equilíbrio não parou por aí.

O catarinense Cristian Mohr foi o quarto colocado com a marca de 1min35s059 (apenas dois milésimos de segundo mais lento que Varassin). Em quinto ficou o vice-líder da temporada, Fernando Fortes, que marcou 1min35s072. O gaúcho Pierre Ventura foi o sexto, com 1min35s104. No total, 15 pilotos andaram dentro do mesmo segundo na sessão de classificação deste sábado.

“Por causa do calor, sabíamos que teríamos apenas uma volta para tentar a pole position. Creio que todos os pilotos também arriscaram, e esse equilíbrio deve continuar durante a corrida. Como não estou mais na disputa direta pelo campeonato, vou correr apenas para ganhar a corrida, sem muita estratégia. Largando na pole posso ditar o ritmo da largada, e espero aproveitar essa vantagem”, disse Adriano Rabelo.

Situação diferente vive Arnaldo Diniz. Ele chegou a liderar parte do treino, e reforçou a importância de ter assegurado uma vaga na primeira fila para a disputa do campeonato. “Foi muito importante conquistar essa posição de largada porque ela me colocou à frente de meus adversários diretos pelo título. Estamos na reta final da temporada, e meu objetivo principal é, naturalmente, vencer. Mas para mim é importante somar pontos, de modo que preciso fazer uma boa largada e uma boa prova neste domingo”, comentou o líder.

Equilíbrio exige estratégia – Para buscar o pódio em um cenário tão competitivo quanto o deste fim de semana, os pilotos do Mercedes-Benz Challenge reconhecem a importância da largada. O momento da luz verde pode definir posições em uma prova em que ultrapassar exigirá perícia e, também, um pouco de sorte em razão do grande equilíbrio entre os carros.

“Saindo em terceiro, vou torcer para que o Adriano (Rabelo) aproveite bem a pole position, para que eu possa acompanhar o ritmo dele e,assim, consiga ganhar a segunda posição do Arnaldo (Diniz). Neste ano, em apenas uma etapa largamos fora das duas primeiras filas, e é sempre muito bom ter um carro competitivo nas mãos como temos tido ao longo deste campeonato”, disse Lorenzo Varassin, que abre a segunda fila do grid.

A 19 pontos do líder, Fernando Fortes é o quinto no grid e admite que precisa chegar na frente de Arnaldo Diniz para se manter com boas chances de chegar ao título. “Não poderei ter o mesmo desempenho de Curitiba, paco da sexta prova do calendário. Não digo que vou partir para o tudo ou nada, porque ainda nos resta uma etapa em São Paulo, que vale pontuação dobrada. Mas, sem dúvida, é fundamental que eu ultrapasse o Arnaldo nesta corrida”, comentou o paulista.

Goiano faz bonito na estreia ¬- Entre os cinco pilotos que compõem o esquadrão goiano do Mercedes-Benz Challenge neste fim de semana, quem se deu melhor foi Leandro Reis. Mais experiente entre os cinco pilotos do estado que disputam esta etapa, Reis é, ironicamente, o único estreante na competição. Mesmo assim, foi o segundo colocado no treino classificatório da categoria C 250 Cup, em uma sessão novamente dominada pelo paulista Marcos Paioli.

“Temos um carro muito bom, em especial de pneus usados. Meu objetivo é assumir a ponta o quanto antes, para buscar a vitória. Conheço bem esta pista, estou acostumado ao clima quente, de modo que me sinto confortável nesta estreia. O desafio será grande, mas vou lutar para conquistar uma vitória diante da torcida, em minha primeira prova no Mercedes-Benz Challenge”, declarou Reis.

Dos demais pilotos de Goiás, Matheus Biriba foi o sexto colocado e a dupla Raphael Teixeira/Rodrigo Cruvinel ficou em sétimo na C 250 Cup. Renato Braga sairá em 16o entre os pilotos da CLA AMG Cup.

Quinta pole –A etapa de Goiânia marcou a quinta pole position de Marcos Paioli em sete provas disputadas na temporada. Ele reconheceu a força de seu novo adversário goiano, e por isso comemorou de forma especial o resultado. “Satisfação dobrada por esta pole, porque sei da qualidade do Leandro (Reis). Ele já competiu por nossa equipe em outras categorias, portanto, conseguir liderar um grid que tem o alto nível de pilotos que temos no Mercedes-Benz Challenge, em especial nesta etapa, é fantástico”, encerrou Paioli.

A sétima etapa do Mercedes-Benz Challenge começa pontualmente ao meio dia deste domingo, com transmissão ao vivo pelo Band Sports. Veja como terminaram os treinos classificatórios deste sábado, e como estão as classificações gerais dos dois campeonatos em disputa:

Grid – CLA AMG Cup
1) Adriano Rabelo (Cordova Motorsports – CLA), 1min35s000
2) Arnaldo Diniz (Comark Racing – CLA), 1min35s037
3) Lorenzo Varassin/Paulo Varasin (Cordova Motorsports – CLA), 1min35s057
4) Cristian Mohr (WCR – CLA), 1min35s059
5) Fernando Fortes (Mottin Racing – CLA), 1min35s072
6) Pierre Ventura (CKR Racing – CLA), 1min35s104
7) Betão Fonseca (Center Bus Sambaiba – CLA M), 1min35s219
8) Claudio Dahruj (L3 Motorsport – CLA M), 1min35s304
9) Fernando Amorim (Sul Racing – CLA M), 1min35s446
10) Roger Sandoval (Mottin Racing – CLA), 1min35s454
11) Carlos Kray/Henrique Assunção (CKR Racing – CLA M), 1min35s553
12) Marcelo Hahn (Blau Motorsport – CLA M), 1min35s706
13) Luiz Carlos Ribeiro (Ourocar Racing – CLA), 1min35s827
14) José Vitte (WCR – CLA M), 1min35s888
15) Danilo Pinto (Cordova Motorsports – CLA), 1min35s974
16) Renato Braga (RSports Racing – CLA), 1min36s031
17) C.Vinicius/B.Giorgio (L3 Motorsport – CLA), 1min36s189
18) Fernando Poeta (Sul Racing – CLA M), 1min37s315

Grid – C 250 Cup
1) Marcos Paioli/Peter Gottschalk (Paioli Racing – C250 M), 1:40.180
2) Ydenis de Souza/Leandro Reis (RSports – C250 M), 1:40.617
3) Peter Michel Gottschalk (Paioli Racing C250), 1:40.798
4) Claudio Simão (Center Bus Sambaiba – C250 M), 1:41.335
5) João Lemos (Ensite Racing – C250 M), 1:41.741
6) Mateus Biriba (Hot Car Competições – C250), 1:41.869
7) R.Teixeira/R.Cruvinel (MG Sports – C250), 1:42.016
8) Flavio Andrade (Hot Car Competições – C250 M), 1:42.089
9) C.A.Guilherme/S.Kuba (Center Bus Sambaiba – C250 M), 1:42.724
10) B.Alvarenga/B.Rossi (RSports Racing – C250), 1:43.403
11) Fabio Escorpioni (Ensite Racing – C250), Sem tempo

Classificação do Campeonato após seis etapas:
CLA AMG Cup

1) Arnaldo Diniz Filho, 86
2) Fernando Fortes, 67
3) Luis Carlos Ribeiro, 59
4) Roger Sandoval, 56
5) Cristian Mohr, 52
6) Adriano Rabelo, 50
7) Pierre Ventura, 48
8) Betão Fonseca, 47
9) Marcelo Hahn, 45
10) Renato Braga, 45
11) Claudio Dahruj, 29
12) José Vite, 29
13) Lorenzo Varassin, 29
14) Paulo Varassin, 29
15) Carlos Kray, 28
16) José Henrique Assunção, 28
17) Fernando Amorim, 23
18) Fernando Júnior, 20
19) Fernando Poeta, 20
20) Neto De Nigris, 16
21) Paulo Totaro, 8
22) Cesar Fonseca, 6
23) Daniel Pauldo/Beto Giorgi, 5
24) Victor Guerin, 5
25) Danilo Pinto, 4

C 250 Cup
1) Peter Michel Gottschalk, 93
2) Claudio Simão, 78
3) Fábio Scorpioni, 73
4) Marcos Paioli/Peter Gottschalk Jr, 71
5) Flavio Andrade, 63
6) João Lemos, 55
7) Carlos Guilherme, 44
8) Mateus Biriba, 31
9) Sérgio Kuba, 28
10) Beto Rossi, 26
11) Marx Mohr, 24
12) Romualdo Magro Jr, 24
13) Sérgio Maggi, 17
14) Bruno Alvarenga, 16
15) Ydenis Souza, 16
16) Vinícius Simão, 15
17) Raphael Teixeira, 11
18) Rodrigo Cruvinel, 11
19) Rodrigo Carvalho, 10
20) Betinho Sartório, 9
21) André Varassin, 6

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.