Fórmula Renault 3.5 – Brasileiros longe dos pontos em Mônaco

domingo, 27 de maio de 2012 às 13:59

WorldSeries-ANegrao12Os brasileiros viveram um domingo para se esquecido em Mônaco na terceira etapa da Fórmula Renault 3.5. O brasiliense Lucas Foresti (DAMS) foi o único a completar a corrida, mesmo assim com duas voltas de atraso por causa da parada imprevista para a troca do bico, enquanto o paulista André Negrão (Draco) parou com problemas elétricos ainda no começo da prova e Yann Cunha (Pons), outro piloto de Brasília, bateu na curva que antecede à entrada do túnel. O inglês Sam Bird (ISR) venceu de ponta a ponta, depois de sair na pole, e assumiu a liderança do campeonato, beneficiado pelo abandono do holandês Robin Frijns (Fortec).

A largada definiu tudo: Bird, com experiência de sete provas em várias categorias nas ruas do principado que inclui a pole do ano passado pela GP2, não deu chance aos rivais e escapou na frente, enquanto o francês Jules Bianchi (Tech 1) ganhou uma posição e superou o norte-americano Alexander Rossi (Arden Caterham), o segundo no grid. A partir de então, Bird permitiu apenas a aproximação de Bianchi em alguns momentos, mas jamais perdeu o controle da corrida. Na tentativa derradeira de fazer a ultrapassagem na última volta, Bianchi perdeu o ponto de freada na freada da saída do túnel e quase acertou a traseira do carro do ponteiro.

Negrão ficou pelo caminho na quinta volta, quando o carro precisou ser removido da pista pelos comissários na subida do cassino. “O painel apagava e acendia e o motor falhava. Tivemos um problema parecido com o carro do Nico Müller, meu companheiro de equipe, num dos treinos em Motorland Aragón”, explicou Negrão, que saíra em 20º e ocupava a 17ª colocação no momento da pane. O suíço Muller terminou em 5º e ganhou o troféu de melhor estreante da etapa.

O calendário voltará a ser movimentado já no fim de semana em Spa-Francorchamps, na Bélgica, novamente com o formato de rodada dupla. Negrão espera deixar para trás um capítulo nas ruas do principado em que nada deu certo desde os treinos livres da quinta-feira. “Tomara que lá tudo mude, até porque são pistas muito diferentes. Fiz três poles em Spa, duas na Fórmula Abarth e uma na Fórmula Renault. Gosto demais do traçado e acredito que possa ir bem novamente desta vez.”

Os melhores do GP de Mônaco:

1 – Sam Bird (Inglaterra), ISR, 32 voltas em 46min16s823
2 – Jules Bianchi (França), Tech 1, a 2s689
3 – Alexander Rossi (EUA), Arden Caterham, a 36s611
4 – Kevin Korjus (Estônia), Tech 1, a 37s607
5 – Nico Müller (Suíça), Draco, a 41s366
6 – Marco Sorensen (Dinamarca), Lotus, a 44s965
7 – Nick Yelloly (Inglaterra), Comtec, a 57s405
8 – Mikhail Aleshin (Rússia), RFR, a 58s837
9 – Walter Grumbmuller (EUA), P1, a 1min00s410
10 – Carlos Huertas (Colômbia), Fortec, a 1min02s734

A nova classificação: 1, Sam Bird, 45 pontos; 2, Robin Frijns, 40; 3, Nick Yelloly, 31; 4, Alexander Rossi, 25; 5, Kevin Korjus, 24; 5, Kevin Magnussen e Jules Bianchi, 18; 8, Arthur Pic, 15; 9, Marco Sorensen, 14; 10, Carlos Huertas, 13; 16, André Negrão, 5.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.