Fórmula Futuro – Franzoni arremete para a vitória em Curitiba

sábado, 24 de setembro de 2011 às 22:40

ffuture11-victorfranzoniMais jovem da categoria e detentor do recorde de piloto mais novo a ganhar uma corrida válida por campeonato brasileiro, Victor Franzoni voltou a exibir todo o seu enorme potencial ao conquistar a 9ª etapa da Fórmula Futuro Fiat, disputada neste sábado no Autódromo Internacional de Curitiba-Pinhais. Foi a segunda vitória do paulista de apenas 15 anos, que estreou ganhando na abertura do calendário em Interlagos. Com o segundo lugar, o mineiro Guilherme Silva reassumiu a liderança do campeonato.

Franzoni nem parecia acreditar no resultado. “Este é mesmo um fim de semana estranho. Não liderei um treino, fui mal no qualifying e não larguei bem. Na verdade, me achei durante a prova, ao andar atrás dos outros”, comentou. A prova foi uma das mais emocionantes da temporada. Enquanto o pole Lucas de La Vega perdeu rendimento desde a largada até terminar em 7º, Franzoni percorreu o caminho oposto: saiu em 5º, foi escalando o pelotão com um rosário de voltas mais rápidas e assumiu a ponta já perto do final com uma ousada ultrapassagem sobre Guilherme Silvas e Guilherme Salas no retão dos boxes. “Eu não pensava em passar os dois, mas vi uma brecha por dentro, coloquei o carro e deu certo”, explicou.

Surpresa da tomada classificatória, quando registrou sua primeira pole na categoria, De la Vega resistiu à pressão apenas até o fechamento da primeira volta. Perdeu a ponta para Guilherme Salas, outro que fez uma largada meteórica desde o 6º lugar no grid, e não parou mais de cair. No meio do bolo, no entanto, as trocas de posições eram constantes. O único fora da disputa era um dos grandes favoritos, o então líder e um dos principais favoritos John Louis. Depois de se enroscar com Luir Miranda na primeira volta, Louis bateu forte nas barreiras de pneus do esse de alta ao escapar com o pneu esquerdo traseiro furado.

Nas voltas finais, Silva também despencou na classificação, enquanto Eduardo Banzoli subia da última posição no grid – nem fez o qualifying por obra do câmbio quebrado – até terminar com um excelente quarto lugar. “Foi uma corrida muito difícil. Tentei forçar para cima do Salas, mas não tinha velocidade nas retas para fazer a ultrapassagem”, justificou Silva, contente com a volta à liderança, mas consciente de que o fim de semana ainda não acabou. “Amanhã será outra pedreira”, previu. Neste domingo, no complemento da rodada dupla, Louis sairá na pole pelo sistema de grid invertido, enquanto Franzoni fechará a raia. A prova às 11h25 e será exibida ao vivo pelo SporTv. O site www.speedtv.com.br também transmitirá a prova em tempo real.

Resultado da 9ª etapa:

1º) Victor Franzoni – 16 voltas em 26 min39s072
2º) Guilherme Silva – a 1s465
3º) Luir Miranda – a 4s478
4º) Eduardo Banzoli – a 5s768
5º) Guilherme Salas – a 7s066
6º) Felipe Donato – a 21s093
7º) Lucas De La Vega – a 50s728

Não completou: John Louis

Melhor volta: Victor Franzoni em 1min23s694 (média de 158,936 km/h)

Classificação do campeonato:

1º) Guilherme Silva – 97
2º) John Louis – 91
3º) Luir Miranda – 86
4º) Victor Franzoni – 62
5º) Guilherme Salas – 60
6º) Eduardo Banzoli – 58
7º) Felipe Donato – 56
8º) Lucas De La Vega – 39
9º) Johilton Pavlak – 31
10º) Ricardo Landucci 18
11º) André Pedralli – 16

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.