Fórmula E – Nick Cassidy vence a segunda corrida em Berlim

domingo, 23 de abril de 2023 às 11:45

Nick Cassidy

Nick Cassidy, da equipe Envision Racing, venceu no domingo a segunda corrida do fim de semana da Fórmula E em Berlim, na qual Jake Dennis e Jean-Eric Vergne completaram o pódio.

O circuito alemão localizado no antigo aeroporto de Tempelhof proporcionou uma segunda corrida intensamente tática como a que ocorreu no sábado, cheia de ultrapassagens – 172 no total, 362 ao longo do fim de semana -, com mais uma master class em estratégia por parte do vencedor da corrida: desta vez, Nick Cassidy, da equipe Envision Racing. 

O neozelandês largou em oitavo e assumiu a liderança na volta 25 das 40 previstas. A partir daí, pilotou de forma impressionante para se manter na dianteira, marcando o ritmo depois de receber a aprovação de seu engenheiro na volta 33, dominando assim o delicado equilíbrio necessário na Fórmula E entre ritmo, habilidade e gestão da energia.

Manter o controle da energia foi novamente crucial em uma pista muito escorregadia, e o próprio Cassidy duvidou que conseguiria igualar o ritmo dos que estavam atrás dele na maior parte das 20 voltas que liderou. Cassidy conseguiu repelir todas as tentativas de ataque, incluindo as de seus rivais mais diretos no campeonato.

Jake Dennis cruzou a bandeira quadriculada com o Porsche 99X Electric da Avalanche Andretti apenas meio segundo atrás, o que não foi suficiente para superar Cassidy, que agora acumula quatro pódios consecutivos e está apenas quatro pontos atrás do líder da classificação, Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche). Apesar disso, o britânico Dennis certamente saiu satisfeito por encerrar um período de seca com três corridas sem pontos, além de ter reacendido suas aspirações ao título.

Wehrlein largou em sexto, uma posição mais forte do que nas últimas corridas, depois de se queixar do ritmo ruim a uma volta da classificação. O piloto assumiu a liderança algumas vezes, a primeira vez na volta 15, mas no fim das contas não conseguiu se manter na dianteira, e acabou caindo para a sétima posição no momento de cruzar a bandeira quadriculada.

Jean-Eric Vergne admitiu que não tinha o ritmo necessário para desafiar Cassidy, embora também tenha chegado entre os primeiros. O piloto da DS PENSKE deve ter ficado muito satisfeito com o terceiro lugar, uma posição valiosa para seus objetivos a longo prazo, considerando que ainda resta quase metade do caminho para o final da temporada.

O vencedor da corrida de sábado em Berlim, Mitch Evans, recuperou uma posição em relação ao seu lugar de largada no grid e chegou em quarto, selando um ótimo fim de semana para o neozelandês e para a Jaguar TCS Racing, apesar de seu companheiro de equipe, Sam Bird, ter feito um contato que o forçou a desistir da competição de hoje. Na verdade, pela primeira vez na Fórmula E, um trem de força da Jaguar conquistou a vitória em três corridas consecutivas, embora neste domingo a vitória tenha ido para as mãos de uma equipe cliente, a Envision Racing.

António Félix da Costa obteve a quinta posição, o melhor resultado da Porsche na corrida, ao passo que a pilotagem mais marcante foi sem dúvida a de Maximilian Guenther, que largou da 21ª posição do grid. O piloto da Maserati MSG Racing conquistou ontem o primeiro pódio da equipe, e hoje garantiu um sexto lugar, subindo 15 posições no pelotão.

Robin Frijns, autor de uma surpreendente pole position para a ABT CUPRA, não conseguiu acompanhar o ritmo dos líderes e caiu para a 17a posição no final, enquanto seu companheiro de equipe, Nico Mueller, ficou em nono em casa e somou os primeiros pontos da equipe na era GEN3, depois de ter iniciado em segundo.

Depois da competição da Fórmula E em Berlim, Wehrlein soma 100 pontos, seguido por Cassidy, com 96, e por Vergne, com 81, enquanto Dennis soma 80 unidades. Entre as equipes, a Porsche lidera com 168 pontos, 15 à frente da Envision Racing.

A ação da Temporada 9 da Fórmula E continuará em duas semanas, com a visita da categoria a Mônaco no dia 6 de maio.

Classificação da prova:

Pos. No. Piloto Equipe Carro
1 37 Nick Cassidy Envision Jaguar I-Type 6
2 27 Jake Dennis Andretti Porsche 99X Electric Gen3
3 25 Jean-Eric Vergne DS Penske DS E-TENSE FE23
4 9 Mitch Evans Jaguar Jaguar I-Type 6
5 13 Antonio Felix da Costa Porsche Porsche 99X Electric Gen3
6 7 Maximilian Guenther Maserati Maserati Tipo Folgore
7 94 Pascal Wehrlein Porsche Porsche 99X Electric Gen3
8 1 Stoffel Vandoorne DS Penske DS E-TENSE FE23
9 51 Nico Mueller Abt Cupra Mahindra M9Electro
10 33 Dan Ticktum NIO 333 NIO 333 ER9
11 23 Sacha Fenestraz Nissan Nissan e-4ORCE 04
12 11 Lucas di Grassi Mahindra Mahindra M9Electro
13 58 Rene Rast McLaren Nissan e-4ORCE 04
14 8 Oliver Rowland Mahindra Mahindra M9Electro
15 3 Sergio Sette Camara NIO 333 NIO 333 ER9
16 17 Norman Nato Nissan Nissan e-4ORCE 04
17 4 Robin Frijns Abt Cupra Mahindra M9Electro
18 5 Jake Hughes McLaren Nissan e-4ORCE 04
19 10 Sam Bird Jaguar Jaguar I-Type 6
20 16 Sebastien Buemi Envision Jaguar I-Type 6
21 36 Andre Lotterer Andretti Porsche 99X Electric Gen3
22 48 Edoardo Mortara Maserati Maserati Tipo Folgore

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.