Fórmula 3 Inglesa – Brasiliense Felipe Guimarães vence em Nurburgring

sábado, 21 de setembro de 2013 às 15:28

Felipe Guimarães

O brasiliense Felipe Guimarães continua firme em sua caminhada rumo à Fórmula 1. Neste sábado (21/9) ele venceu a 11ª etapa do Campeonato Inglês de Fórmula 3, disputada em Nurburgring, na Alemanha. Pela manhã, o brasileiro já tinha subido ao pódio com o terceiro lugar na 10ª etapa.

“Foi uma das melhores corridas da minha vida. Vim no limite do carro a cada curva, a cada volta. Dei o máximo de mim porque confiava que poderia vencer”, comemorou Guimarães, que ainda estabeleceu a volta mais rápida da prova, mesmo sendo a sua primeira visita ao mítico circuito alemão. Esta foi a segunda vitória do brasileiro na Fórmula 3 inglesa.

Partindo da sexta posição com um novo acerto em seu Dallara/Mercedes, Felipe Guimarães largou bem e já pulou para quarto, assumindo o terceiro posto na quarta passagem, após ultrapassar a colombiana Tatiana Calderon. Na sexta volta foi o momento de ultrapassar o canadense Nicholas Latifi, com muita dificuldade. “Ele jogou duro e foi maldoso, tentando me jogar pra fora. Eu tive que recolher e na mesma volta dei o bote e passei-o por fora, acho que até agora ele deve estar me procurando”, contou.

Na vice-liderança Felipe Guimarães estava a 5s139 de Spike Goddard, pole position e líder da prova. Ai começou a caçada ao australiano, fazendo a volta mais rápida da corrida a cada passagem e tirando a média de 0s6 de diferença. Faltando dois giros, quando a diferença era de apenas três décimos de segundo, o brasiliense tentou a ultrapassagem por duas vezes, mas foi bloqueado. Então, decidiu que iria passar Goddard na última curva da última volta. Quando o australiano achou que iria comemorar a sua primeira vitória, foi surpreendido pelo mergulho de Guimarães, que ainda recebeu a bandeirada com 0s227 de vantagem, no final de corrida mais emocionante desta temporada da F-3 inglesa.

“Deus me abençoou muito. Só tenho a agradecer a Ele”, vibrou abraçado ao seu mentor Alex Dias Ribeiro, ex-piloto de Fórmula 1 que venceu a sua última corrida no automobilismo justamente em Nurburgring, quando corrida de Fórmula 2. “Foi a corrida da minha vida, 35 anos atrás. A minha satisfação com a vitória do Felipe é imensa e a alegria e gratidão a Deus que nos ensinou o caminho. Esta vitória é a abertura de um novo ciclo de alguém que está me substituindo levando a palavra de Deus mundo afora através do automobilismo”, comentou Alex, conhecido mundialmente por correr com a inscrição “Jesus Save” no seu carro de corridas, gesto repetido por Felipe Guimarães.

Pódio pela manhã

Felipe Guimarães também subiu no pódio na 10ª etapa do Campeonato Inglês de Fórmula 3, disputada na manhã deste sábado (21/9). A vitória foi do inglês Jordan King, líder do campeonato, seguido do italiano Antonio Giovinazzi e do brasileiro.

O momento crucial para o bom resultado de Felipe Guimarães nesta corrida foi a sua estupenda largada, quando pulou de sexto no grid para terceiro, ainda antes da primeira curva. Depois, o brasileiro ficou controlando pelo espelho os ataques do inglês Jann Mardenborough e do canadense Nicholas Latifi, que nunca ficaram em condições de ameaçar uma ultrapassagem. Ao mesmo tempo Felipe foi se aproximando aos poucos de Antonio Giovinazzi, para receber a bandeirada em terceiro, a 1s009 da segunda colocação.

A prova de encerramento do Campeonato Inglês de Fórmula 3 será neste domingo, às 3h30 da madrugada (horário de Brasília), e poderá ser acompanhada pelo Youtube, pelo link http://www.youtube.com/watch?v=ZVaLrD_9VZE. “Amanhã vai ser mais difícil. Largo novamente em sexto, mas com pneus mais gastos do que a turma. De qualquer maneira, minha confiança está alta e vou tentar mais um pódio, para fechar esta minha primeira temporada completa na Europa com chave de ouro”, encerrou o piloto da Fortec motorsport.

Confira os dez primeiros na 11ª etapa:

1) Felipe Guimarães, Brasil, Fortec, 16 voltas;
2) Spike Goddard, Austrália, Threebond, a 0s227;
3) Tatiana Calderon, Colômbia, Double R, a 8s814;
4) Nicholas Latifi, Canadá, Carlin, a 12s991;
5) Jordan King, Inglaterra, Carlin, a 14s516;
6) Antonio Giovinazzi, Itália, Double R, a 24s379;
7) Sean Gelael, Indonésia, Double R, a 25s737;
8) Alfonso Celis, México, Fortec, a 34s676;
9) Chris Vlok, Nova Zelândia, West-Tec, a 1min00s904;
10) Sun Zheng, China, CF Racing, a 1min02s600.

Confira os dez primeiros na décima etapa:

1) Jordan King, Inglaterra, Carlin, 15 voltas;
3) Antonio Giovinazzi, Itália, Double R, a 10s383;
3) Felipe Guimarães, Brasil, Fortec, a 11s374;
4) Jann Mardenborough, Inglaterra, Carlin, a 12s122;
5) Nicholas Latifi, Canadá, Carlin, a 12s615;
6) Tatiana Calderon, Colômbia, Double R, a 28s206;
7) Sean Gelael, Indonésia, Double R, a 30s241;
8) Spike Goddard, Austrália, Threebond, a 33s806;
9) Alfonso Celis, México, Fortec, a 34s722;
10) Sun Zheng, China, CF Racing, a 46s796, a 46s796.

Os dez primeiros no campeonato depois de dez etapas (extra-oficial) são: 1) Jordan King (Inglaterra), 150 pontos; 2) Antonio Giovinazzi (Itália), 120; 3) William Buller (Irlanda do Norte), 116; 4) Felipe Guimarães (Brasil), 103; 5) Nicholas Latifi (Canadá), 85; 6) Jann Mardenborough (Inglaterra), 77; 7) Sean Gelael (Indonésia), 76; 8) Tatiana Calderon (Colômbia), 75; 9) Jazeman Jaafar (Malásia), 58; 10) Felix Serralles (México), 51.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.