Foi Perez quem perdeu o GP de Miami

sábado, 13 de maio de 2023 às 20:52

Sergio Perez

Por: Adauto Silva

Tem uma discussão na minha última coluna com o Mate da Red Bull meio estranha; se o Perez sabia ou não que o Vespa ia usar o mapa 2 nas primeiras 21 voltas. Não dá para saber, a equipe não tem a obrigação de falar para seus pilotos o que o outro vai fazer em todos os momentos. Não deu tempo de perguntar isso para o Mate, mas é uma coisa que nem me passou pela cabeça. O Max ou o engenheiro dele pode ter pedido para usar o mapa 2 (e nem é 2, é outra designação, mas o Mate pediu para colocar 2) para a equipe na volta de alinhamento do grid. Tem muito tempo até a largada para a equipe resolver algo assim e não são obrigados a contar para o outro piloto.

O Perez pediu para usar o mesmo mapa? Provavelmente não. O Perez pediria isso largando na pole e arriscando sua UP na corrida e nas próximas duas, enquanto o Vespa largava em P9? Eu acho que não. Se ele tivesse pedido, a equipe correria esse risco com com ele largando na pole? Eu também acho que não.

A verdade é que o Perez perdeu a corrida no primeiro stint, quando ele tinha que ter aberto muito mais do Alonso e não abriu. Na volta 14 ele estava apenas 3,5s à frente do Alonso. Devia estar a uns 10 segundos, pelo menos. Se ele tivesse feito isso, o Vespa – que passou o Alonso na volta 15 – teria voltado muito mais atrás e não teria mais o mapa agressivo para perseguir o Perez com aquela facilidade e fazer a ultrapassagem.

A volta 21 foi exatamente a volta em que o Perez entrou para trocar pneus e o Vespa já estava a apenas 1,2s dele…

O mapa mais agressivo e a estratégia ajudaram o Vespa, sem dúvida alguma. Mas não foram os responsáveis pelo Perez ter perdido a corrida. Foi o próprio Perez que andou muito mal no primeiro stint considerando o carro dominante que ele tem frente ao Alonso e às outras equipes.

Foi uma corrida bem ruim do mexicano, a pior dele este ano. Principalmente o primeiro stint. Se o Perez tiver alguma pretensão real de ser campeão esse ano, ele tem que melhorar sua tocada em várias pistas e ele e seu engenheiro ficarem completamente ligados em tudo o que acontece dentro e fora da pista durante treinos e corridas. O Vespa já tomou o café da manhã hoje? Qual vai ser a estratégia dele, que pneus vai usar, qual o acerto do carro dele? Onde na pista esse acerto é melhor e onde é pior? Ambos vão usar o mesmo mapa? Quantos componentes da UP o Vespa e eu ainda temos sem tomar punição? Precisa saber tudo… e de preferência mais um pouco.

E mesmo fazendo tudo isso as chances dele são poucas. Mas sem isso é zero.

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS – www.autoracing.com.br

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.