Mate EXCLUSIVO: Max usou modo de motor mais agressivo em Miami

sexta-feira, 12 de maio de 2023 às 16:13

Max Verstappen e Sergio Perez

Por: Adauto Silva

A soberba e aparentemente tranquila recuperação de Max Verstappen teve um componente a mais, além do talento e velocidade indiscutíveis do piloto holandês em Miami.

Mesmo considerando que Max é ultra rápido e está guiando de maneira espetacular desde o ano passado, além de ter um carro dominante, revi várias vezes a câmera onboard do holandês desde a largada até ele ultrapassar Perez na pequena reta de chegada por fora.

Sinceramente não consegui perceber nada de absurdo no que ele estava fazendo. Claro, ninguém disputou posição contra ele, afinal ele estava tão mais rápido que qualquer um que tentasse segurá-lo por algumas voltas, teria que fazer um traçado tão defensivo que ficaria muito mais lento e prejudicaria a própria corrida. Mas me surpreendi com a facilidade que Max chegava nos adversários, parecia outra categoria, tamanha diferença de desempenho.

O que eu estranhei foi o desempenho de Perez, que mal conseguia abrir de Alonso após algumas voltas depois da largada.

Então, ontem houve duas perguntas de confrades para o Loucos que eu não sabia a resposta. Uma era sobre um orifício diferente no bico da Red Bull (pergunta feita pelo Murilo Carvalho) e outra sobre se talvez Verstappen pudesse ter ido para o GP com um mapeamento de motor mais agressivo proporcionando mais potência, mais ou menos como Hamilton teve no GP do Brasil de 2021. Essa foi feita pelo André Ayres.

Enviei as duas perguntas para o meu contato na Red Bull pelo Whatsapp, o Mate (com a imagem abaixo), e esperei para ver se ele respondia alguma coisa. Hoje ele respondeu ambas…

No caso do orifício no bico da Red Bull é para melhorar a refrigeração de alguns componentes (imagino que sejam elétricos e / ou hidráulicos porque ele não disse quais) que passam por ali, ou seja, nada sobre desempenho.

“E no caso do mapeamento da UP, realmente Max pode usar um mapeamento mais agressivo que o normal nas primeiras 21 voltas,” confirmou

Eu: Potência máxima?
Mate: Não, tínhamos 5 mapeamentos. Max usou o segundo mais agressivo nas primeiras 21 voltas para recuperar terreno.
Eu: E o Perez ??
Mate: Usou o mapa 3 na corrida toda.
Eu: Nenhum deles usou potência máxima nunca ??
Mate: Não, só no Q3. Era muito arriscado, a UP já está no ciclo final. Até o mapa que o Max usou nas primeiras 21 voltas eu achei arriscado para a ou as próximas corridas.
Eu: Vão fazer mais quantas corridas com essa UP ??
Mate: O ideal são mais duas, mas a do Max pode ser que termine em Imola. Até para Imola é um pouco arriscado. E não é só a UP, tem o sistema de escape, câmbio e embreagem também, todos são muito forçados com os mapeamentos mais agressivos. Vários itens subjacentes sofrem com esses mapeamentos muito agressivos usados por mais de duas ou três voltas seguidas.
Eu: E o de potência máxima ??
Mate: Esse não deve ser usado nem por duas voltas seguidas. Esse é uma volta, entra no box, resfria um pouco com a nossa ajuda e volta à pista para mais uma. Mesmo assim é tenso.
Eu: Quantos hp ganha na potência máxima ??
Mate: Hahahaha… esquece, Adawtow, você não vai me pegar nunca nessa! A única coisa que posso te dizer é que depende de cada equipe e do risco que ela está disposta a correr. Obviamente também depende da confiabilidade daquele momento, mas tudo isso você já sabe, então estou me repetindo de novo e de novo, hahaha!
Eu: Tenho que tentar, Mate…
Mate: Eu sei, estou brincando. Mas realmente isso nem se for em off.
Mate: Aquele vídeo que você faz nas corridas. Uma vez você disse quantos hp a gente tinha!
Eu: Falei nada, eu não sei exatamente !!
Mate: Então deve ser a legenda. Aliás, a legenda é ruim, heim… Quem não entende bem de automobilismo e não fala português não adianta nem assistir com legenda!
Eu: Você tem assistido ??
Mate: Só quando a gente ganha, então esse ano assisti todos, hahahahaha
Eu: Bom, então esse ano tem todas as chances de você assistir todos os meus vídeos, kkkkkkkk
Mate: Esse é o plano!
Eu: Sério ??
Mate: Claro, nunca alguém fez isso na F1!
Eu: A McLaren quase fez em 1988…
Mate: É, mas tem o “quase” nessa frase…
Eu: Verdade. Vamos falar um pouco sobre o Perez?
Mate: Ele melhorou, o carro está bom para ele, até para o acerto fino da turma dele deixar bem neutro. Mas tenho que ir agora, meu amigo, desculpe!
Eu: Que isso, amigão, obrigado por esse tempo comigo !!

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.