FIA GT – Gêmeos Sperafico conquistam dois Top-10 e BMW sobe ao pódio com melhor pit stop

domingo, 2 de novembro de 2014 às 17:45

BMW Team Brazil

A temporada 2014 do Blancpain Sprint Series, principal campeonato mundial de Gran Turismo, chegou ao fim neste domingo (dia 2) com a disputa da Corrida Classificatória e da Corrida Principal no circuito de rua de Baku, no Azerbaijão. No BMW Team Brasil, os gêmeos Ricardo e Rodrigo Sperafico fizeram uma ótima estreia, conquistando um décimo e um nono lugar com o BMW Z4 #20. No outro carro da equipe, no entanto, Matheus Stumpf e Miguel Paludo sofreram com toques e um problema mecânico e não completaram.

O belga Laurens Vanthoor e o brasileiro Cesar Ramos, que competem com um Audi R8 LMS Ultra, venceram as duas provas em Baku, mas o título da temporada ficou com o alemão Maximilian Götz, que precisou de apenas um nono lugar na Corrida Classificatória com sua Mercedes SLS AMG GT3 para garantir o resultado.

Na disputa pelo melhor pit stop do final de semana, a vitória foi do BMW Team Brasil e os mecânicos brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio pela segunda vez este ano e faturaram o prêmio de 2 mil euros, repetindo o resultado da etapa de Brands Hatch, na Inglaterra. Com os tempos de 22s01 e 23s20, nas paradas deste domingo, eles garantiram o vice-campeonato entre os mecânicos da categoria.

Em sua segunda temporada na Europa, o BMW Team Brasil – comandado por Antonio Hermann e Washington Bezerra – encerra o campeonato 2014 com quatro pódios (um segundo e três terceiros lugares), conquistados por Cacá Bueno e Sérgio Jimenez no BMW Z4 #0. A dupla foi substituída nesta etapa pelos irmãos Sperafico em virtude da coincidência de datas com a Stock Car. Mesmo sem disputar a sétima etapa, Bueno e Jimenez terminaram o campeonato em sexto lugar e foram a melhor BMW na temporada. Entre as equipes, o time também foi o melhor representante da montadora alemã, ficando em quarto lugar.

“Encerramos o ano como a melhor BMW e mostramos ao longo da temporada que estamos competitivos, sempre andando no bolo da frente, com a equipe fazendo pit stop sensacionais, então o balanço final da temporada é muito bom. Acumulamos um aprendizado muito grande a agora vamos ver como será o campeonato de 2015”, declarou Hermann, Team Principal do time brasileiro.

Com 30 carros na disputa, em Baku, o domingo começou com a Corrida Classificatória. Ricardo Sperafico largou da nona posição e conseguiu sair ileso de alguns acidentes que marcaram o início da prova. A mesma sorte não teve Stumpf, que sofreu uma batida e abandonou. Com o 10º lugar no final da disputa, os irmãos Sperafico completaram a prova como a melhor BMW.

Na Corrida Principal, os pilotos foram mais prudentes na largada, o que resultou em menos acidentes. Mesmo assim, Rodrigo Sperafico levou um toque do israelense Alon Day na briga pela oitava posição e chegou a perder cinco posições. O rival levou um drive-trough pela batida. Enquanto isso, Paludo vinha subindo na classificação e já estava próximo dos 15 primeiros, quando parou para o pit stop e troca de pilotos. Na volta do carro pra pista, Stumpf foi obrigado a abandonar com a quebra da embreagem. Ao final da corrida, os irmãos Sperafico foram novamente a melhor BMW, completando em nono.

“Foi um fim de semana bem intenso. Tivemos pouco tempo de pista para conhecer mais o carro, andamos no seco e no molhado no sábado, mas valeu por ter terminado entre os 10 primeiros. Faltou um pouco mais de ritmo de corrida, de conhecimento da eletrônica do carro, mas foi positivo. Estivemos sempre no limite do carro, então sendo em pista de rua, com 30 carros no grid, terminar já á uma vitória. Nunca tinha andando neste tipo de carro e foi bastante prazeroso”, declarou Ricardo Sperafico.

“A primeira corrida foi mais apreensiva, por ser nossa estreia, mas acabou que deu tudo certo, conseguimos evitar as batidas e terminar as duas provas entre os 10 é, sem dúvida, um resultado muito bom nesta pista”, ressaltou Rodrigo.

Paludo, que também disputou sua primeira corrida na categoria, substituindo Nelsinho Piquet que está competindo no Global Rallycross neste fim de semana, lamentou os incidentes, mas agradeceu ao time pela oportunidade. “Infelizmente, não foi um fim de semana de sorte. Na primeira prova, o Matheus foi tocado intencionalmente e, na segunda, tivemos uma quebra da embreagem. Mas fiquei feliz com a conquista do melhor pit stop da equipe e agradeço a oportunidade de ter guiado a BMW do time brasileiro”, declarou o gaúcho, que é bicampeão da Porsche GT3 Cup no Brasil e competiu recentemente pela Truck Series, uma das divisões da NASCAR nos EUA.

Stumpf também lamentou os problemas do final de semana com o carro #30. “Levamos um toque na primeira corrida, que acabou nos rodando. Na segunda, tivemos uma quebra de embreagem. Uma pena. Sem dúvida, foi um ano bem complicado pra gente. Mas, apesar disso, mostramos que estávamos competitivos, na frente das outras BMW na maior parte do tempo. Acho que a equipe fez o máximo que pode, os mecânicos trabalharam super bem sempre. Espero que no ano que vem tenhamos mais sorte e vamos pra cima”, completou o gaúcho.

Confira os resultados das provas em Baku:

Corrida Principal
1 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) 39 voltas
2 Jonathan Adam/ Andy Soucek (Beechdean AMR Aston Martin Vantage GT3) a 2s225
3 Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing Audi R8 LMS Ultra) a 22s380
4 Stephane Richelmi/ Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 30s245
5 Martin Ragginger/ Marco Holzer (Schütz Motorsport Porsche 997 GT3 R) a 38s236
6 Chris van der Drift/ Frederic Vervisch (Boutsen Ginion Racing McLaren MP4-12C) a 38s708
7 Fabio Onidi/ Giorgio Pantano (Bhaitech McLaren MP4-12C) a 51s363
8 David Jahn/ Sven Barth (Callaway – RWT Corvette Z06 G) a 59s876
9 Rodrigo Sperafico/ Ricardo Sperafico (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 1 volta
10 Alon Day/ Andreas Simonsen (Zakspeed Mercedes SLS AMG GT) a 1 volta
Matheus Stumpf/ Miguel Paludo (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) Não completou

Corrida Classificatória
1 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) 34 voltas
2 Jonathan Adam/ Andy Soucek (Beechdean AMR Aston Martin Vantage GT3) a 1s726
3 Stephane Richelmi/ Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 16s535
4 Rene Rast/ Enzo Ide (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 30s353
5 Martin Ragginger/ Marco Holzer (Schütz Motorsport Porsche 997 GT3 R) a 49s107
6 Niki Mayr-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing Audi R8 LMS Ultra) a 52s504
7 Chris van der Drift/ Frederic Vervisch (Boutsen Ginion Racing McLaren MP4-12C) a 53s637
8 Daniel Keilwitz/ Andreas Wirth (Corvette Z06 G) a 54s032
9 Maximilian Götz/ Maximilian Buhk (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) a 59s631
10 Rodrigo Sperafico/ Ricardo Sperafico (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 1min00s414
Matheus Stumpf/ Miguel Paludo (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) Não completou

Classificação final do campeonato (top-10):
1 Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 142 pontos
2 Maximilian Buhk (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 126
3 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 115
4 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 100
5 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 71
6 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 55
7 Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 54
8 Dominik Baumann/ Thomas Jäger (BMW Sport Trophy Team Schubert BMW Z4) 45
9 Jonathan Adam/ Andy Soucek (Beechdean AMR Aston Martin Vantage GT3) 36
10 Sergei Afanasiev / Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) 35
18 Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 14
20 Valdeno Brito (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 10
24 Nelsinho Piquet (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 4
26 Rodrigo Sperafico/ Ricardo Sperafico (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 2

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.