FIA GT – Chuva atrapalha Pré-Classificação em Nurburgring e definição do grid vira loteria

sábado, 19 de setembro de 2015 às 16:00

BMW Z4 #0

Mais de 50 carros iniciaram neste sábado (dia 19) os preparativos para a quinta e última etapa do Blancpain Endurance Series no circuito de Nuburgring, na Alemanha. Apesar das condições de tempo adversas, no BMW Team Brasil, os trios Cacá Bueno/Sérgio Jimenez/Felipe Fraga e Valdeno Brito/Átila Abreu/Matheus Stumpf trabalharam forte no acerto dos modelos BMW Z4 para a definição do grid e a prova, que acontecerão neste domingo (20). A corrida terá três horas de duração, a partir das 9h45 (de Brasília – transmissão ao vivo do SporTV 3).

O dia teve a realização do Bronze Teste e um treino livre no seco e o Pré-Classificatório, que começou com pista bastante molhada e foi encerrado mais cedo, após uma bandeira vermelha, quando faltavam mais de 30 minutos para o fim da sessão. Após um acidente entre dois competidores, a organização precisou cancelar o treino para realizar reparos na barreira de proteção.

Bueno, Jimenez e Fraga encerraram o Pré-Classificatório com o 17º tempo no geral e em 14º na categoria Pro Cup. Brito, Abreu e Stumf ficaram em 24º no geral (17º na Pro). O melhor tempo da sessão ficou com o trio Hubert Haupt/Abdulaziz Al Faisal/Yelmer Buurman, da equipe Black Falcon (Mercedes SLS AMG GT3). A definição do grid acontece na madrugada de domingo, no Brasil, às 3h30.

Para os pilotos brasileiros, a chuva no treino final vai tornar a tomada de tempos uma loteria, já que as equipes não passaram pneus novos e a previsão é de tempo seco no classificatório de domingo. A equipe brasileira, no entanto, conseguiu um bom resultado no Bronze Teste, pela manhã, quando apenas Stumpf andou e ficou em segundo. O tempo do brasileiro o colocaria entre os 10 melhores do dia.

“No primeiro treino, estávamos conhecendo a pista e o carro ainda não tinha um bom balanço. Depois, descobrimos que o amortecedor estava quebrado. Já na segunda sessão, com pista molhada, andamos razoavelmente bem e terminamos em 17º, mesmo sendo atrapalhados. O classificatório amanhã será um pouco loteria e temos de aguardar para ver como vai estar o tempo”, comentou Jimenez, que ao lado de Bueno e Fraga foram a melhor BMW na pista no Pré-Classificatório.

No BMW Z4 #77, Brito destacou que o equilíbrio do carro estava bom no molhado, mas lembrou que isso será pouco válido caso esteja seco neste domingo.

“No último treino, a pista estava muito molhada e até que o balanço do carro não era ruim, mas a previsão para amanhã é de tempo seco, então foi um treino praticamente perdido pra toda a categoria. Quando teve o acidente, estava começando a ficar mais seco, mas ninguém conseguiu passar pneus novos. Então, vai todo mundo no escuro”, declarou o piloto paraibano. “Nosso objetivo amanhã, é tentar largar entre os 15 primeiros e chegar entre os oito”, completou Brito.

O gaúcho Stumpf também avaliou o primeiro dia de trabalhos em Nurburgring e relatou as dificuldades encontradas pelo time.

“Como já prevíamos, esta é uma pista difícil pra gente, porque tem algumas retas longas, onde acabamos perdendo tempo, além do primeiro setor, que tem curvas muito travadas e o nosso carro em curvas de segunda marcha também acaba perdendo bastante. Então, está sendo um pouco complicado por conta disso. Já com a pista molhada, a gente mostrou que o nosso carro está mais competitivo do que no seco. Amanhã, vamos para a classificação direto. Estamos almejando um 15º lugar no grid e se chegarmos entre os dez está perfeito. Entre as BMWs, estamos entre as mais rápidas e vamos dar o máximo para ter um bom resultado”, finalizou o piloto.

Já o sorocabano Átila Abreu, que conhecia a pista, onde andou em categorias de base na Europa e chegou a vencer uma preliminar da F-1, acredita que a equipe tem chances de brigar por melhores resultados na corrida.

“No Bronze Teste, o Matheus conseguiu um tempo bastante competitivo. Depois, no primeiro treino, no seco, não passamos pneus novos e é difícil saber as condições das outras equipes. Mas acho que é este treino que reflete melhor nossas condições para a tomada de tempos. Espero que a gente consiga largar entre os 20 primeiros. Esta pista é difícil para ultrapassagem, mas se conseguirmos achar um equilíbrio bom para o carro durante a tomada, sabemos que na corrida temos chances de crescer e estar mais próximos dos demais competidores”, concluiu Abreu.

Os melhores na Pré-Classificação em Nurburgring (Top-10):
1 PRO Hubert Haupt, Abdulaziz Al Faisal, Yelmer Buurman (Black Falcon /Mercedes SLS AMG GT3) 2min03s960
2 PRO Frederic Vervisch, Filip Salaquarda, Marco BonanomiI (SR / Audi R8 LMS Ultra) 2min04s392
3 PRO Harold Primat, Vincent Abril, Mike Parisy (Bentley Team HTP / Bentley Continental GT3) 2min05s162
4 PRO Maximilian Buhk, Maxime Soulet, Andy Soucek (Bentley Continental GT3) 2min05s673
5 PRO Andrew Palmer, Jeroen Mul, Fabio Babini (GRT Grasser Racing Team/ Lamborghini Huracan) 2min06s087
6 PRO Adrian Zaugg, Giovanni Venturini, Mirko Bortolotti (GRT Grasser Racing Team / Lamborghini Huracan) 2min06s148
7 PAM Enzo Guibbert, Gilles Vannelet, Arno Santamato (Sport Garage / Ferrari 458 Italia) 2min06s361
8 PRO Morgan Moullin Traffort, Tristan Vautier, Alessandro Pier Guidi (Akka ASP / Ferrari 458 Italia) 2min06s455
9 PAM Michael Broniszewski, Alessandro Bonacini, Michael Lyons (Kessel Racing / Ferrari 458 Italia) 2min06s499
10 PRO Alex Buncombe, Wolfgang Reip, Katsumasa Chiyo (Nissan GT Academy Team / RJN Nissan GT-R Nismo GT3) 2min06s545
17 PRO Caca Bueno, Sergio Jimenez, Felipe Fraga (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) 2min07s189
24 PRO Atila Abreu, Valdeno Brito, Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) 2min07s877

Programação da quinta etapa do Endurance Series (Horário de Brasília)

Domingo, 20:
Classificação: 3h30
Corrida Principal: 9h45

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.