FIA GT – BMW Team Brasil sofre com mudança no restritor em Monza

sábado, 11 de abril de 2015 às 15:48

BMW Z4 #0

A temporada 2015 do Blancpain Endurance Series teve neste sábado (dia 11) suas primeiras atividades para a etapa de abertura no autódromo de Monza, na Itália. Cinquenta e seis carros participaram dos treinos livres e da pré-classificação. No BMW Team Brasil, que faz sua estreia em provas de longa duração, os trios Cacá Bueno/Sérgio Jimenez/Felipe Fraga e Valdeno Brito/Átila Abreu/Ricardo Sperafico tiveram um dia de adaptação e também “sofreram” com a mudança no restritor da BMW, em virtude do BOP (Balance of Performance) no endurance.

Sem muita potência nas longas retas do circuito italiano, os modelos da BMW não puderam acompanhar os principais rivais. Bueno, Jimenez e Fraga encerraram a pré-classificação com o 36º tempo no geral e o segundo melhor BMW Z4 na pista. Na categoria Pro Cup, eles foram o 17º. No outro BMW brasileiro, Valdeno, Abreu e Sperafico tiveram um problema no câmbio e pouco andaram pela manhã. À tarde, terminaram em 39º na pré-classificação (19º na Pro Cup). O melhor tempo foi registrado pela dupla Steven Parrow e Pierre Kaffer, da categoria Pro AM. A bordo de uma Ferrari 458 Itália, eles viraram a melhor volta em 1min47s583.

Neste domingo (12), será realizado o treino classificatório e a primeira etapa da temporada do endurance. A corrida de 3 horas terá sua largada às 9h30 (de Brasília). O canal SporTV 3 exibirá a prova na íntegra a partir das 14 horas.

Para a equipe brasileira, a meta agora é brigar por um lugar entre os 20 primeiros no grid e confiar na boa performance dos carros ao longo da disputa, especialmente no segundo stint da corrida.

Jimenez, que andou pela primeira vez em Monza, destacou o fato da pista não favorecer os modelos BMW. “Foi um dia complicado. A pista é nova pra nós e para a equipe e, pior, não favorece nada o nosso carro. Fomos a segunda melhor BMW, a dois décimos da melhor, mas não conseguimos usar os pneus novos. Temos de trabalhar agora para nos classificarmos bem e ir pra frente na corrida”, comentou um dos pilotos do BMW Z4 #0.

Valdeno Brito também destacou as dificuldades do carro, com a nova equalização para o endurance. E ainda lembrou o problema que tornou a vida do trio do BMW Z4 #77 ainda mais difícil. “No primeiro treino, tivemos uma quebra de câmbio e praticamente não andamos. No segundo, testamos algumas coisas, cada piloto deu algumas voltas, mas não chegamos no limite do que poderia virar o carro. Amanhã, vamos tentar classificar o melhor possível, mas sabendo das dificuldades do nosso carro nesta pista. Estamos tomando 15 km de reta com relação aos outros modelos e Monza é uma pista que sabíamos que ia ser muito difícil. Ao contrário do que aconteceu no Sprint em Nogaro e o que pode acontecer em Brands Hatch na próxima etapa. Mas vamos fazer o melhor e tentar ir pra zona de pontuação”, declarou o paraibano, lembrando que na série de provas mais curtas o time brasileiro estreou com vitória na semana passada na pista francesa de Nogaro.

Para Sperafico, o dia também foi mais difícil do que o esperado. “Foram só dois treinos de 1h30 e sobrou meia hora pra cada piloto. No primeiro treino, tivemos problemas no carro e só o Valdeno andou. No segundo, conseguimos andar, mas foi pouco tempo de pista. Deu tudo certo, mas o carro não está competitivo diante dos outros carros que são mais velozes de reta. Estamos refém da velocidade de reta, principalmente aqui que tem quatro longas retas e estamos tentando fazer o possível para melhorar o carro. Mas vai ser uma corrida difícil pelo fato da equalização ter prejudicado a competitividade da BMW. Vamos fazer o possível”, completou o paranaense.

O companheiro Átila Abreu ressalta que a meta é largar entre os 20 primeiros e brigar para ser a melhor BMW na etapa. “Quando eu iria andar, no primeiro treino, tivemos a quebra do câmbio e tivemos de ficar parados para a troca. No segundo treino, cada um pode andar meia hora, para conhecer um pouco mais o carro. Trabalhamos no acerto e na adaptação de cada piloto, mas os tempos não foram como gostaríamos. A gente sofre com a potência do motor, porque tem muita reta e o nosso carro é melhor nas curvas e freadas e, na reta, perdemos bastante tempo. Agora é trabalhar, evoluir o carro, sabendo da nossa deficiência nesta pista, mas lembrando que o BMW tem um ritmo melhor de corrida, gasta menos pneu, é um carro que vem crescendo na prova, então vamos trabalhar para nos classificarmos entre os 20 primeiros para buscar bons pontos no campeonato”, finalizou.

Os melhores tempos da pré-classifiação em Monza:
1 PAM Steven Parrow, Pierre Kaffer (Black Pearl Racing by Rinaldi Ferrari 458 Italia) 1:47.583
2 PAM Adrien De Leener, Cedric Sbirrazzuoli (AF Corse Ferrari 458 Italia) 1:48.427
3 PRO Katsumasa Chiyo, Wolfgang Reip, Alex Buncombe (Nissan GT Academy Team RJN Nissan GT-R Nismo GT3)1:48.550
4 PAM Michael Broniszewski, Alessandro Bonacini, Michael Lyons (Kessel Racing Ferrari 458 Italia) 1:48.558
5 PRO Jean-Karl Vernay, Robin Frijns, Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRTAudi R8 LMS Ultra) 1:48.630
6 PAM Gabriel Balthazard, Maurice Ricci, Tristan Vautier (Akka ASP Ferrari 458 Italia) 1:48.663
7 PAM Dennis Andersen, Martin Jensen (Insight Racing Denmark Ferrari 458 Italia) 1:48.717
8 PRO Filip Salaquarda, Marco Bonanomi, Frederic Vervisch (ISRA udi R8 LMS Ultra) 1:48.855
9 PAM Gilles Vannelet, Enzo Guibbert, Arno Santamato (Sport Garage Ferrari 458 Italia) 1:48.973
10 PRO Giovanni Venturini, Adrian Zaugg, Mirko Bortolotti (GRT Grasser Racing Team Lamborghini Huracan) 1:48.979

36 PRO Sergio Jimenez, Felipe Fraga, Caca Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) 1:49.847

39 PRO Ricardo Sperafico, Atila Abreu, Valdeno Brito Filho (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) 1:50.052

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