FIA foi “estúpida” em criar conflito entre F1 e Le Mans, diz Stuck

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015 às 14:17

Largada na WEC

O ex-vencedor das 24 Horas de Le Mans, Hans-Joachim Stuck avalia que a FIA foi “estúpida” em criar um conflito entre a corrida do próximo ano e o GP da Europa em Baku.

Ambos os eventos foram marcados para o fim de semana de 18 e 19 de junho de 2016, impedindo a qualquer piloto da F1 de competir em Le Mans, como Nico Hulkenberg fez este ano, quando ajudou a Porsche na vitória.

Stuck disse que a vitória de Hulkenberg foi um grande impulso para a popularidade das corridas de carros esportes – e que a FIA deveria ter assegurado que Le Mans não estaria em conflito com um Grand Prix.

“Hulkenberg venceu Le Mans este ano”, disse o alemão, “E agora outros pilotos perguntam, ‘Como foi? Como se pilota?’ Falei com alguns pilotos e eles estão muito interessados nesse tipo de corridas – e isso eu gosto, porque na minha época, pilotei em três ou quatro séries de corridas diferentes – Fórmula 1, Fórmula 2, carros de turismo”.

“Então nós vemos agora quão estúpido pode ser colocar Le Mans no mesmo fim de semana de um Grand Prix. O quão estúpido deve ter sido para a FIA fazê-lo. Isso com certeza não ajuda”.

Enquanto a F1 continua a lidar com a falta de consenso sobre as suas regras, Stuck sente que a chave para o sucesso recente da WEC é sua regulamentação relativamente aberta, que permite as fabricantes experimentarem diferentes configurações de motor e métodos para armazenar e implantar energia híbrida.

“Quando existe um regulamento em que a fabricante pode provar a sua competitividade técnica, isso torna tudo interessante”, disse Stuck. “Na LMP1 temos diferentes sistemas, como os carros a diesel, de quatro cilindros, seis cilindros, carros naturalmente aspirados”.

“Nós sabemos que o automobilismo nunca será verde, mas podemos continuar o desenvolvimento de carros com tecnologia híbrida e motores elétricos e tudo. Então a LMP1 é o campo de jogo perfeito para essas tecnologias”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.