Ferrari minimiza a importância dos bicos feios da F1 em 2014

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 às 11:23

Ferrari

O impacto dos bicos feios da Fórmula 1 na performance dos carros tem sido exagerado, avalia James Allison, diretor técnico da Ferrari.

“Se você der uma olhada no pitlane, verá que há um bico diferente em cada carro”, disse ele. “Não existe muita semelhança entre os carros, e uma razão para isso é que as regras do bico proporcionam bastante liberdade geométrica. Portanto, você explora essa liberdade”.

“O motivo para não haver uma solução única é que a área não é realmente tão sensível, e existem várias soluções diferentes que funcionam. Eu vim da Lotus, e eles têm uma solução bastante agressiva que eu elaborei junto com a equipe. Este carro (Ferrari) possui outra solução. Não há muito a ser discutido – só é bom falar sobre eles porque estão na frente do carro”.

O projetista chefe da Toro Rosso, Luca Furbatto, apoiou a opinião de que o bico não será crítico para a performance do carro neste ano, apesar de um design poder se revelar o melhor.

“Creio que, em geral, a frente não será um problema neste ano”, declarou ele. “Talvez seja uma característica dominante do ponto de vista estético, mas em termos de performance, acredito que não fará uma diferença tão grande”.

Furbatto sugere que o desempenho e a confiabilidade do motor terão muito mais impacto na ordem competitiva em 2014. “Acho que o mais importante nas primeiras corridas deste ano será a confiabilidade de tudo, e a integração dos motores será o principal aspecto de todo o pacote em termos de performance”, disse ele.

“A aerodinâmica também continuará bastante dominante, mas menos do que no passado, porque há um equilíbrio entre o arrasto aerodinâmico e o desempenho do ponto de vista do consumo do motor. Também temos o peso, porque é muito difícil atingir o limite, particularmente se você tem um piloto pesado. Andando acima do peso, o prejuízo em termos de performance é enorme”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.