Ferrari e Leclerc ainda não escolheram quando tomarão punição por troca do turbo

sexta-feira, 17 de junho de 2022 às 14:50

Charles Leclerc

Charles Leclerc disse que está considerando uma punição de 10 posições no grid do GP do Canadá deste fim de semana, depois que a Ferrari confirmou oficialmente (antecipado pelo Autoracing aqui) que sua UP que quebrou do GP do Azerbaijão “não tem conserto”.

O abandono de Leclerc em Baku no fim de semana passado marcou a segunda vez em três corridas que ele abandonou a liderança após uma quebra devastadora no motor em Barcelona no mês passado, e a equipe confirmou que os dois incidentes estão relacionados.

A falha provavelmente fará com que Leclerc precise usar uma quarta unidade do turbo na temporada, o que o levaria a uma punição de 10 posições no grid, dando outro golpe em suas esperanças de campeonato mundial.

“A investigação confirmou que a UP usada em Baku de Charles não tem conserto”, disse um comunicado da Ferrari.

“Uma possível causa da falha é que ocorreu como consequência do problema na Espanha.”

“Agora estamos trabalhando em contramedidas para fortalecer o pacote e a situação está sob controle”.

Um forte início de temporada que viu Leclerc vencer duas das três primeiras corridas o ajudou a abrir uma vantagem de 46 pontos sobre Verstappen, mas suas dificuldades de domingo desde então – apesar de ter conquistado a pole em cada uma das últimas quatro corridas – permitiram uma reviravolta do holandês, que agora tem uma vantagem de 34 pontos sobre o monegasco.

Falando na coletiva de imprensa na sexta-feira logo após o anúncio da Ferrari, Leclerc confirmou que o fato de o Circuito Gilles Villeneuve de Montreal ter muitas oportunidades de ultrapassagem levou a equipe a considerar a punição pela nova unidade neste fim de semana.

“Obviamente, não estamos na melhor situação possível”, disse Leclerc.

“Para as mudanças na UP, acho que ainda há discussões em andamento, tentaremos adiar o máximo possível a decisão.”

“Por enquanto, nenhuma decisão foi tomada. Mas não é a melhor situação para mim.”

“Cabe a nós escolher a melhor pista onde você quer receber uma punição – se você receber uma punição.”

“E esta é uma das pistas onde não há problemas para ultrapassar.”

“Mas também há algumas pistas nas próximas três ou quatro corridas onde é fácil ultrapassar também.”

“Vamos discutir e tentar tomar a melhor decisão a partir daí.”

O motor de combustão interna será trocado, mas essa troca não acarreta punição ainda, apesar de ser a ultimas permitida para Leclerc neste ano. O que a Ferrari está decidindo agora é se vai trocar o turbo para um novo, ou vai arriscar usar o primeiro turbo da temporada, que não quebrou.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.