Ferrari defende estratégia após frustração de Leclerc

segunda-feira, 4 de julho de 2022 às 9:44

Charles Leclerc

Mattia Binotto, chefe da Ferrari, acredita que a equipe tomou as decisões estratégicas corretas durante o GP da Inglaterra.

Charles Leclerc estava liderando a corrida quando o safety car entrou porque Esteban Ocon havia parado na pista. Naquele momento, seu companheiro Carlos Sainz fez um pit-stop, assim como os outros que estavam entre os quatro primeiros.

Leclerc não entrou e foi atacado por Sergio Perez e Lewis Hamilton na relargada. Ambos o ultrapassaram, enquanto Sainz conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 e o monegasco caiu para quarto.

Binotto explicou que a Ferrari estava preocupada com o risco de perder tempo demais parando seus dois carros ao mesmo tempo, por isso eles decidiram chamar apenas Sainz.

“O que aconteceu é que nossos dois carros – em nossa opinião, certamente – estavam próximos demais para entrar ao mesmo tempo, então tivemos de tomar uma decisão”, declarou Binotto à mídia.

“Nós éramos os únicos com dois carros lutando pelas primeiras colocações. As outras equipes tinham apenas um, portanto as decisões certamente são bem mais fáceis”.

“Em nosso caso, tínhamos os dois carros e vimos que não havia um espaço suficiente para ambos pararem porque o segundo teria perdido tempo e posições na pista”.

A equipe escolheu Sainz para o pit-stop porque esperava que os pneus macios sofressem mais degradação, dando uma oportunidade melhor a Leclerc nas últimas voltas.

“Porque os pneus dele estavam mais novos comparados aos de Carlos – acho que eles tinham seis ou sete voltas a menos e estavam em melhor forma”, continuou Binotto.

“E parando em segundo, Carlos nos protegeria nas primeiras curvas porque nós sabíamos que relargar com os duros teria sido ainda mais difícil. Essa foi a razão para nossa decisão”.

“Nós também esperávamos mais degradação dos pneus macios, significando que Charles talvez tivesse três ou quatro voltas difíceis inicialmente, mas depois poderia se recuperar. Porém, os macios não se degradaram como nós esperávamos”.

Após a prova, as câmeras mostraram Binotto conversando com Leclerc, que alegou que seu chefe queria simplesmente animá-lo. O italiano admite que entende a decepção de Leclerc.

“Eu sabia que ele estava desapontado e frustrado, o que é compreensível porque ele estava liderando confortavelmente a corrida”, disse Binotto.

“Ele estava muito veloz quando o safety car entrou e era uma ótima oportunidade em termos de campeonato porque Max (Verstappen) teve alguns problemas”.

“Então o safety car entrou e ele teve um final de corrida difícil, sem dúvida ficou desapontado. Eu sabia disso quando o encontrei”.

“O que eu lhe disse é que ele fez novamente uma corrida fantástica, uma primeira volta incrível com as batalhas e depois também na relargada, sua pilotagem e defesa de posição foram extraordinárias”.

“Portanto, eu lhe disse simplesmente para manter a calma porque sua pilotagem foi fantástica. Ele só teve azar novamente”.

Apesar da frustração de Leclerc, Binotto sente que a Ferrari tomou as decisões certas na corrida.

“Eu acredito que as decisões que nós tomamos foram corretas e adequadas em todos os momentos”, afirmou ele.

Binotto reconhece que a única questionável é se Leclerc deveria ter parado durante o safety car, mas ele não está convencido de que isso teria ajudado o piloto a ganhar posições.

“Ele teria recuperado a posição? Eu não tenho certeza. Em retrospecto, acho que sempre é fácil dizer que nós poderíamos ter feito as coisas de maneira diferente”.

“Sim, mais uma vez nós tivemos um safety car no momento errado quando estávamos liderando confortavelmente a corrida”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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